Menu
terça, 19 de março de 2024
Busca!
TRABALHO ESCRAVO

Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia

Polícia Civil emitiu mandado de prisão contra pai, mãe e filho; suspeita é que religiosos estão envolvidos em trabalho escravo infantil

23 Jul 2021 - 12h18Por Ric Mais

Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas de Maringá, na região noroeste, na manhã desta sexta-feira (23) para cumprir seis mandados judiciais. Os alvos da operação são líderes religiosos: pai, mãe e filho, que foram presos. Segundo a investigação do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), os familiares são suspeitos de envolvimento no aliciamento de crianças e adolescentes com intuito de submetê-las ao trabalho escravo. Ao menos cinco crianças, todas menores de 14 anos, teriam sido vítimas dos indivíduos. 

Aliciamento de crianças: família de líderes religiosos é presa em operação da polícia em Maringá; assista

(Foto: Fábio Guilen/ RIC Record TV)

Dezoito policiais civis participam da operação, que conta com o apoio da Vigilância Sanitária e do Conselho Tutelar. Ao todo são três mandados de prisão e três de busca e apreensão.

 

Dentro da igreja, foram apreendidos uma pistola, 15 munições intactas, um taco de beisebol, dinheiro em espécie e cheques, além de alimentos em condições impróprias, incluindo quase 200 pizzas.

Aliciamento de crianças

Os alvos da operação são pai, mãe e filho. Os três são líderes religiosos e comandavam a venda de pizzas feitas em uma igreja, em Maringá e cidades da região. O trio atraia as crianças e adolescentes afirmando que a ação seria uma obra divina e que o dinheiro seria doado para crianças com câncer.

Galeria

4/5

Foto: Divulgação/ PCPR)

Após o aliciamento, os menores eram submetidos ao trabalho forçado, em jornada excessiva. Os suspeitos ainda obrigavam as crianças a prestar contas relacionadas às vendas, por meio de ameaças e agressões físicas e verbais.  

“Eles colocavam em exaustiva jornada de trabalho as crianças, de manhã até de madrugada, sem oferecer alimentação. E quando elas não cumpriam metas, eram agredidas, tanto física como psicologicamente”, relatou a delegada do Nucria, Karen Friedrich Nascimento.

Uma das vítimas, de 13 anos, foi subtraída dos pais para trabalhar como empregada doméstica na casa da família de pastores. Um taco de beisebol era usado, segundo a polícia, para intimidar as crianças. Os pais que tentavam contestar os métodos do grupo também eram agredidos e ameaçados.

“A Vigilância Sanitária constatou que as pizzas são todas impróprias para consumo. Foram colocadas no chão, sem os devidos cuidados. Elas foram apreendidas”

afirmou a delegada do Nucria, Karen Friedrich Nascimento.

A delegada afirmou ainda que mais crianças podem ter sido vítimas da ação dos religiosos, inclusive em outras cidades, como Alto Paraná, na região de Paranavaí. As investigações continuam.

Alimentos irregulares

De acordo com a Vigilância Sanitária, foram encontrados produtos usados na confecção de pizzas armazenados de forma irregularfora da temperatura de acondicionamento ideal, sem data de validade sem procedência.

“Alimentos nessa situação colocam em risco a saúde de quem consome. Não havia condições de higiene adequadas no local”, explica a fiscal da Vigilância Sanitária, Samantha Cristina Bego. Todos os produtos foram apreendidos e serão descartados.

A igreja receberá um auto de infração e também será vistoriada pela prefeitura já que não apresentou alvará nem documentos do local hoje. A Secretaria da Fazenda informa que a igreja é reincidente na irregularidade.

Foram apreendidos pela Vigilância Sanitária:

• 182 pizzas prontas
• 570 massas para pizzas
• 6 unidades de 2 quilos de embutido
• 2 unidades de 4 quilos de queijo
• 4 unidades de 1 quilo de lombo
• 5 unidades de 500 gramas de linguiça
• 9 embalagens com cheddar cremoso
• 9 embalagens com requeijão
• 20 quilos de presunto e mortadela em pedaços

Nota de repúdio

Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (OPEM) divulgou ainda na manhã desta sexta uma nota de repúdio com relação ao ocorrido. a nota é assinada pelo presidente da OPEM, o pastor Alexandre Ferrarezi. Segue abaixo a nota, na íntegra:

“A Ordem dos pastores Evangélicos de Maringá, vem a público repudiar o ocorrido envolvendo líderes religiosos na Cidade de Maringá (exploração de menores). A Ordem luta e sempre orienta aos pastores e líderes membros da mesma a serem luz e exercer com responsabilidade a chamada Pastoral. A Ordem também deixa claro que os Líderes Religiosos envolvidos na operação policial não fazem parte da OPEM e agem de maneira isolada na cidade de acordo com suas convicções. A Ordem também lamenta o ocorrido, porém deseja que seja apuradas todas as denúncias e que a verdade prevaleça.”

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Caarapó reforça segurança com criação da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar
ESTUPRO
Homem é preso após estuprar a filha por cinco anos quando a esposa saía de casa
Grande apreensão
Carga de cigarros avaliada em mais de R$ 2 milhões é apreendida pelo DOF
PLANTÃO VINGANÇA
Casal deu carona a morador de rua e desferiu mais de 15 facadas na vítima por vingança, diz polícia
TRAGÉDIA
Motorista morre em um fica gravemente ferido em batida frontal na BR-262, em MS

Mais Lidas

VAI FALTAR ÁGUAFÁTIMA DO SUL - VAI FALTAR ÁGUA
Sanesul informa os BAIRROS que vão ficar sem água até às 20h em Fátima do Sul
Foto: Redes Sociais DEODÁPOLIS - CORPO ENCONTRADO
TRAGÉDIA: Durante pescaria com amigos, homem caiu no rio e morreu afogado em Deodápolis
PLANTÃO POLICIAL - POLÍCIA
Mulher fica em estado gravíssimo após ser atropelada; motorista é preso
FRIO - Foto: Álvaro RezendeFRENTE FRIA SE APROXIMA
Adeus calorão? Frente fria com chuvas pode diminuir temperaturas em MS nesta semana
Família morava em Ponta Porã; Foto: Ligado Na RedaçãoTRAGÉDIA EM FAMÍLIA
Mãe e filho morrem em trágico acidente