Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 7 de julho de 2026
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Policial

Agepen lança cadastro on-line para emissão do cartão do visitante em unidades prisionais de MS

25 Set 2025 - 06h40Por Tatyane Oliveira Santinoni

A Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul lançou uma nova ferramenta que promete facilitar a vida de familiares de pessoas privadas de liberdade. Agora, a emissão do cartão de visitante, documento obrigatório para acesso às unidades prisionais do estado, pode ser feita de forma on-line, sem a necessidade de comparecimento presencial.

O cadastramento está disponível no Siapen (Sistema de Informações Penitenciárias), por meio do endereço www.siapen.ms.gov.br/visitante.

No site da Agepen (www.agepen.ms.gov.br), os interessados encontram um passo a passo detalhado de como emitir on-line, que pode ser acessado no botão em “Informações a Familiares e Visitantes” – Informações sobre visitações em presídios de Mato Grosso do Sul- “Como emitir o Cartão de Visitante”. Clique aqui e confira!

Para solicitar o documento, é necessário preencher corretamente todos os dados e anexar a documentação exigida conforme regulamento da Agepen. Após o envio, o sistema gera um protocolo, que pode ser acompanhado pelo próprio site ou pelo e-mail informado no cadastro.

Quando o cartão estiver pronto, o visitante deverá baixar e imprimir o documento, que terá fotografia, dados pessoais, leitor de barras e agora também um QRCode para validação no acesso às unidades, reforçando a segurança. O novo sistema substitui o antigo cartão em PVC.

O documento precisa obrigatoriamente ser impresso, já que não é permitido o uso de celular para apresentação durante a entrada nas unidades prisionais.

De acordo com a direção da Agepen, a medida representa um avanço tanto para os familiares quanto para a administração pública. Além de reduzir custos com a antiga emissão em PVC, o novo formato facilita o processo, especialmente para quem reside fora do estado e não precisa mais se deslocar apenas para obter o cartão.

“Essa modernização traz mais agilidade, economia e segurança, beneficiando diretamente os visitantes e o sistema penitenciário como um todo”, destaca o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini.

Importante frisar que os visitantes que já possuem o cartão em PVC podem continuar com o documento, fazendo a substituição apenas no momento da renovação.

Caso deseje, o familiar pode ir até uma unidade de Patronato Penitenciário para receber as orientações de cadastro.

 

Comunicação da Agepen-MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRAGICO ACIDENTE
Mulher morre e marido fica gravemente ferido em acidente entre carro e caminhão
DROGAS
Motorista que tentou fugir da PRF em Dourados transportava 1,4t de maconha
SOB INVESTIGAÇÃO
Idosa é encontrada morta no interior de residência em Dourados
ESTELIONATO
Idosa perde R$ 7,6 mil após golpe aplicado por falso diretor de empresa em Dourados
Bombeiros durante buscas por Marcelo no Rio Dourados; Foto: Sidnei Bronka CORPO ENCONTRADO
Corpo de guia de pesca é encontrado no Rio Dourados após 3 dias de buscas

Mais Lidas

LUTO FÁTIMA DO SUL
Fátima do Sul se despede da empresária Elis Keid, sobrinha da Bete Betini
FÁTIMA FEST 2026 - PROGRAMAÇÃO COMPLETA
CONFIRA a programação completa do Fátima Fest 2026 em Fátima do Sul
CONCURSOCONCURSO PÚBLICO
Autorizado novo concurso público com 2 mil vagas para professores, CONFIRA
Região
Neymar marca o gol da redenção mas Brasil perde para a Noruega e é elininada na Copa do Mundo
Bombeiros durante buscas por Marcelo no Rio Dourados; Foto: Sidnei Bronka CORPO ENCONTRADO
Corpo de guia de pesca é encontrado no Rio Dourados após 3 dias de buscas