A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul conta com um serviço anônimo de denúncias que mobiliza a sociedade na luta contra o crime e a violência. O Disque Denúncia 181 é uma importante ferramenta que permite ao cidadão ajudar a esclarecer e também evitar que crimes aconteçam.
Os tipos de crime que podem ser denunciados não se restringem a venda de drogas ou porte ilegal de armas. Também é possível informar sobre pessoas desaparecidas, crimes ambientais, foragidos da justiça, local de desmanche de veículos roubados, mulheres ou crianças que estão sofrendo violência doméstica, entre outros.
Vale ressaltar que o 181 funciona ininterruptamente 24 horas por dia. Moradores de qualquer um dos 79 municípios podem fazer uma denúncia pela internet ou pelo telefone, sempre que tomar conhecimento de algum delito ou tiver suspeita de que um crime está prestes a acontecer.
Desenvolvido no estado do Paraná e cedido a Mato Grosso do Sul desde 2004, o Dique 181 começou a operar como narco denúncia para combater o tráfico, e após reformulação em 2011 passou a atender queixas de todos os tipos de crime.
A principal característica do serviço é o anonimato, já que o cidadão não precisa se identificar. As denúncias são recebidas, registradas e encaminhamos para os batalhões de Polícia Militar, ou para as delegacias de Polícia Civil verificar as informações. As denúncias não expõem os denunciantes a qualquer tipo de risco.
Permitir que a sociedade faça denúncias e colabore com a segurança pública aumentando a eficiência das ações policiais; estimular o cidadão a adotar um comportamento proativo caso testemunhe ou tenha conhecimento da existência de algum tipo de crime; reunir provas que resultem na punição dos autores de atos delituosos; desencorajar a prática de crimes, contravenção penal e ações antissociais, reduzindo a sensação de impunidade em razão da possibilidade de constante monitoramento por parte da sociedade, estão entre os objetivos do disque denúncia.
As ligações efetuadas para o telefone 181 não têm custo para o cidadão. O serviço ainda funciona de forma ininterrupta pelo site www.181.ms.gov.br.
Mireli Obando, Subcom
Foto: Divulgação
Leia Também

Governo de MS decreta emergência em Miranda após temporal com granizo

"Brincando de médico", doutor divulga imagens íntimas com pacientes; veja

Colisão entre caminhonete e moto deixa 01 morto e outro ferido em MS

Onças mortas no Pantanal foram envenenadas com agrotóxico proibido no Brasil

CORPO ENCONTRADO: Homem caiu de uma embarcação em rio de MS

Após discussão em bar homem é assassinado com 2 tiros no peito em Glória de Dourados

VÍDEO mostra momento da colisão que matou motociclista, vítima foi identificada

Polícia investiga supostos maus-tratos em asilo de MS com idosos presos a cadeiras de rodas

Avó encontra neto enforcado em varanda aos fundos da residência
