Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
FÁTIMA NEWS - COLUNA "RETO E CERTO"

Bandido bom, é bandido morto?, Fátima News estreia Coluna 'Reto e Certo'

Bandido bom, é bandido morto?, Fátima News estreia Coluna 'Reto e Certo'

2 Set 2020 - 11h25Por FÁTIMA NEWS / LUCIO / BRENO

Olá, tudo reto e certo?

A idéia é o resultado de uma amizade de quase dez anos, começou no primeiro ano da faculdade de Direito na Unigran, ele prosseguiu e eu parei, mas os diálogos, as construções movidas por embates e debates sempre prosseguiram. Agora achamos por bem colocar na ponta dos dedos, no teclado, em outros tempos seria na ponta do lápis. Como a semente de mostarda, pequeno grão que quando maduro cria raízes e troncos, queremos semear letras, silabas, palavras, textos e conceitos.

Sentados em uma das mesas da Bah comendo uma porção de salame e bebendo água, eu e meu amigo Breno projetamos o que será a coluna Direto e Reto, pelo menos uma vez por semana iremos compartilhar com vocês algumas posições sobre, politica, vida, filosofia, direito, teologia e quem sabe até gastronomia e futebol.

Ele vinte e poucos, pai de uma menina e corintiano, formado em Direito, eu quarenta e poucos pai de um menino, gremista e formado em teologia. Vamos juntos?. Pra começar então, um texto do meu amigo Breno Alves, boa leitura e um forte abraço, Lucio.

Bandido bom, é bandido morto?

Nota-se um equívoco social muito forte quando há aclamação de justiça e o que realmente se quer é vingança. Essa frase – “Bandido bom é bandido morto” - é compartilhada por 60% dos brasileiros. É justo? Ora, o que é justiça? É ter uma condenação judicial por determinado crime cometido? É um código penal severo, com punições mais rígidas? É tratar os desiguais na medida de suas desigualdades?

É importante destacar que, temos atualmente uma população carcerária nacional de aproximadamente 800 mil presos, e em sua maioria esmagadora negros, pobres e com baixo grau de escolaridade.

Então, justiça é a existência fundamental de proporcionalidade e razoabilidade não só entre a ação ou omissão do ato criminoso, mas necessariamente um estudo e análise sociológica daquele que cometeu o ato. Inequivocamente tratar com o mesmo peso penal de modo genérico esse preso que não teve estrutura familiar, oportunidade de estudo, segurança publica no local de sua moradia com a mesma régua que se trata o condenado que teve tais benefícios caracteriza a real injustiça.

Há mais! Sabido por todos, o sistema carcerário brasileiro está longe de atingir seu objetivo, o de punição e recuperação – ressocialização, infelizmente, na prática é uma escola marginalizadora. Nesse período pandêmico que vivemos (COVID-19) ficou fácil notar que a reclusão, graças ao distanciamento social, nos causa estresse, ansiedade, depressão, transtornos, e até revolta.

Em suma, o que acontece é: prende-se os pobres sem estudo que não detém o privilégio da oportunidade e que vivem à margem social, os colocam numa escola de marginalização e revolta, os presídios, enquanto o resto da sociedade continua a usar a cegueira que por consequência define o pobre, o presidiário, o ex-presidiário como bandidos.

Por fim, afirmo de forma inequívoca que políticas que tendem a agravar as penas como o pacote anticrime recentemente aprovado e já em vigor longe de ser a solução para a diminuição de crimes no país, pois não é um problema de segurança pública, mas sim de desigualdade social. Felizmente, acredito na formação humanística de todo homem e certamente veremos num futuro breve uma melhoria substancial nesse aspecto.

Breno Alves

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia CRIME EM DOURADOS
Identificado homem que estava em bar é assassinado com um tiro na cabeça em Dourados
ESFAQUEADO
Jovem perde visão de um dos olhos após ser esfaqueado em Mato Grosso do Sul
IMAGEM: REDES SOCIAIS FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Como assim?, amigos não acreditam; trágico acidente tira a vida de Eliezer, morador de Fátima do Sul
Mulher caída no chão e bandidos roubando a moto  Foto: Redes sociais POR POUCO
Jovem empurra e salva a mãe de levar tiro durante assalto em MS
Fotos: Rodrigo Maia AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO
Com apoio do Governo de MS, reordenamento da Três Barras melhora o fluxo e agrada moradores

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS