Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
ARTIGO

Você sabe priorizar o que realmente importa?

12 Jan 2022 - 08h00Por Emilly Franco / Fátima News

Prioridade. Quem não quer ter? Se sentir especial, único, com valor. É maravilhoso se sentir assim, mas sobre isso falaremos depois.

Hoje quero falar sobre o que é prioridade.

Segundo o dicionário, “prioridade é a condição de algo que necessita ocorrer de maneira imediata, preferencial ou emergencial. Normalmente a prioridade está relacionada a algo importante que ocorre em primeiro lugar em relação aos demais, seja em questão de tempo ou de ordem.”

Isso me faz pensar no quanto muitas vezes temos nossa vida paralisada por não sabermos dar prioridade ao que realmente importa. Por exemplo, colocamos vários objetivos no papel, planos e metas, mas não decidimos o que será prioridade. E então na ânsia de fazer tudo a que nos propomos fazer, não fazemos nada.

Ficamos vagando no campo das ideias, imaginando como seria a vida se... e se... e se... E por fim, nada acontece. Afinal, ter tantas prioridades é o mesmo que ter nenhuma, pois prioridade diz respeito ao que vem primeiro.

Sonhar é muito importante, mas saber organizar os sonhos e definir a prioridade é o que fará com que o sonho se torne realidade.

O responsável sou eu!

Nada mais desanimador e frustrante do que planejar e almejar uma vida que nunca acontece. E quando a realização não acontece, colocamos a culpa no clima, na economia, na política, no cachorro, no relacionamento, nos filhos e por aí vai, menos em nós mesmos. Sabe por quê? Porque é difícil encarar o espelho e notar que somos os responsáveis por nossos próprios resultados. Quer sejam bons ou não.

Mas também é extremamente libertador ter esta consciência. Saber que estamos no controle de nossas escolhas. Que como adultos, somos livres para escolher, mas escravos das consequências.

Isso me leva a pensar que saber priorizar requer maturidade. E olha, mais um tema para uma próxima conversa. Maturidade é aquilo que a maioria abre a boca pra falar que tem, mas que na verdade não tem.

Como priorizar? ­

Dar prioridade vai requerer que estejamos atentos ao que é mais urgente. Quando nos conhecemos, passamos a saber a ordem das coisas na nossa vida. Assim fica muito mais fácil priorizar.

Para dar prioridade, será muito importante aprender a dizer não. Caso contrário, a vontade dos outros sempre será prioridade, entende? Me escuta que eu sei do que estou falando. Aqui teremos que mostrar maturidade.

A maturidade também se fará presente, quando tivermos que deixar um pouco de lado o que foi posto como prioridade, para atender outra demanda que se mostrou mais urgente. É tipo uma dança, onde ter jogo de cintura e leveza vai te levar ao destino desejado.

Depois que a prioridade for definida, teremos clareza e certeza. Isso é tão incrível e traz uma paz tão grande. Sabermos que estamos caminhando rumo a realização de nossos sonhos, planos e metas.

Estamos na segunda semana do ano. Já fomos bombardeados de notícias tristes e desanimadoras. Muitos dos planos já foram desfeitos, colocados de lado pela falta de esperança. A prioridade se perdeu num mar de desalento, lágrimas e lutos.

Não podemos deixar de sentir tudo o que tem acontecido a nossa volta. Jamais, pois isso nos deixaria menos humanos. Mas também não podemos paralisar diante da vida. Ela continua acontecendo.

Se olharmos com olhos atentos ao redor, veremos que existe vida pulsando por todo lado. Existe esperança no olhar de uma criança, no abraço de quem se ama, no carinho dado e recebido, no nascer e no pôr do sol, na brisa que toca nossa pele. São inúmeras as situações que podem nos dar esperança.

Apesar de tantas, quero hoje deixar a melhor dica que eu poderia, para que nossa esperança seja renovada e então voltemos a realizar nossos sonhos. Quero ousadamente, poder dizer o que deve ser nossa prioridade.

“Busquem, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão dadas.” Mateus 6:33

A bíblia já nos deu a dica a milhares de anos atrás, mas como bons seres humanos cabeças duras, persistimos em querer fazer nossas próprias regras. Sei que nossa vida pode caminhar e acontecer sem seguir este conselho bíblico. Mas também sei que será uma felicidade limitada e finita.

Como desejo que sejamos infinitamente felizes e realizados, deixo a dica para que sejamos espertos em priorizar aquilo que realmente importa.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: WASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da entrega de escrituras para moradores do Bairro Morada do Sol em Fátima do Sul
DETRAN/MS - Rodrigo Maia, Comunicação Detran-MS LEILÃO ONLINE DETRAN-MS
Leilão do Detran-MS tem o clássico Omega CD e Honda Fan em Dourados; veja como PARTICIPAR
VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro