Menu
BANNER IMPRESSORAS
quinta, 30 de junho de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
TURISMO NO MS EM ALTA

'Vocação de MS pelo turismo será alavancada', avisa Eduardo Riedel

Dos grandes destinos, como Pantanal e Bonito, às microregiões turísticas, como o Morro do Paxixi, Rio Verde e Costa Rica, MS tem muito para crescer no setor

25 Abr 2022 - 07h57Por Folha de Campo Grade

O pré-candidato ao Governo do Estado, Eduardo Riedel, disse nesta quinta-feira que em sua passagem pelas secretarias de Governo e Infraestrutura teve papel fundamental na estruturação do setor Turístico desde 2015.
“O turismo é uma indústria que, nos próximos anos, receberá atenção muito especial no Mato Grosso do Sul, por sua capacidade de gerar recursos, alavancar potencialidades locais, disseminar o estado no Brasil e no mundo e, também, educar e envolver as comunidades”, afirmou.

‘Vamos ampliar os investimentos e parcerias no setor’, informa Riedel

A reflexão de Riedel vem às vésperas de mais um feriado prolongado em um Estado que tem um leque de opções de lazer variado, seja na cidade ou no campo.

O pré-candidato falou também sobre as ações implementadas sob sua batuta na estruturação do turismo.
“Investimos em pavimentação para ligar com mais qualidade nossas duas grandes estrelas do turismo, Bonito e o Pantanal. Investimos na estrada de Anastácio até Bonito, em saneamento básico e água no município, para prepará-lo para feriados como o deste fim de semana. É investimento não só para só turismo, mas para o social e a pecuária. Outro projeto grande, tão importante quanto as rodovias, foram as infovias. Estamos preparando os nossos municípios para acesso à dados, trânsito de dados. Comunicação é muito importante na captura de novos voos, na promoção do destino”, elencou.

Riedel destacou que o Estado tem muito a crescer no setor com sua biodiversidade, preservação dos rios, a pegada de carbono, a rota do turismo, o projeto de estrada livre (estradas que tem todo um aparato para proteção contra o atropelamento de animais) e até mesmo com sua imensa população indígena. “O meio ambiente e os povos originários são duas alavancas para a indústria do turismo. Acho que a incorporação responsável destes dois ativos são importantes. E a eles deve ser equacionada a questão da infraestrutura, que é fundamental”, lembrou.

Rota Norte em Costa Rica, no Parque Salto do Sucuriú, lugar chamado de Salto Majestoso

Riedel destacou, ainda, a importância das microregiões turísticas, como uma área a ser explorada nos próximos anos. “Nós temos – fora do foco do Pantanal, Bonito, Corumbá, etc – núcleos de pequenos paraísos para serem explorados pelo turismo. Por exemplo, bem próximo a Campo Grande está o distrito de Camisão, com suas trilhas e cachoeiras, Rio Verde, Costa Rica, etc. Assim como esses locais, existem inúmeros outros pelo estado”.

Turismo de pesca na região do Pantanal 

Neste foco estratégico, sob o comando de Riedel o Estado pavimentou trecho de Piraputanga até Aquidauana. “Tem rota de bicicleta, e aí você tem acesso do meio de Camisão para a BR. Vamos começar 10 km de pavimentação ali. O acesso ao Morro do Paxixi, já mandamos fazer o projeto. O resultado disso é investimento privado. Veja a vinícola em Camisão. Por que veio para cá? Porque tem estrada, tem asfalto, tem incentivo fiscal. Vamos investir ali no Morro do Paxixi, e olha que rota que se forma! Sai dali de Campo Grande para chegar em Aquidauana, não vai pela BR, vai por Piraputanga, Camisão, Morro do Paxixi, pega Anastácio e vai pra Bonito! Assim vamos formando os eixos turísticos, a partir desses nichos, destas rotas. Rio Verde já está com 15km de acesso aos balneários sendo pavimentados. Estas ações são indutores de decisão para setores com potencial turístico. Mesmo que ainda não tenha fluxo, você investe e a demanda começa a chegar”, explicou.

 

Leia Também

Joilson Francelino, Seinfra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai fica
PREDADOR IMPLACÁVEL
Pantanal: Tucano vai beber água em rio e acaba sendo devorado por jacaré
MELHOR ATENDIMENTO
AGEMS faz parceria com agência nacional para expandir fiscalização e melhorar atendimento
(Foto: Divulgação/Governo de MS) ESTRELA DO AQUÁRIO DO PANTANAL
Estrela do Aquário do Pantanal, Sucuri Gaby ganha 'dia de folga' e toma sol no Parque das Nações
Foto: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Cadastro para grupo família e individual para visitar Bioparque esgota em menos de 12 horas
FOTO: OSULMATOGROSSENSE NO MS É ASSIM
VÍDEO: Pescador registra sucuri passando por debaixo do seu caiaque em MS
Foto: Edemir Rodrigues VANDALÍSMO
Revitalização do Parque dos Poderes é alvo de pichação em Campo Grande
RESTAURAÇÃO PATRIMÔNIO CULTURAL
MS investe R$ 5,8 milhões em obras de restauração do patrimônio cultural
ROAD SHOW ISTO É MS
Turismo do MS percorre cinco cidades de SP esta semana no 'Road Show Isto é MS'
TURISMO EM MIRANDA
Ação pretende fortalecer o turismo base comunitária em Miranda e celebra a Semana do Meio Ambiente