Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
JATEÍ - DIA DO TRABALHO

Valorizar o trabalhador é compromisso e ação todos os dias na Prefeitura de Jateí

30 Abr 2022 - 20h18Por ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS

Todo dia é de trabalho e de valorizar quem produz em Jateí. Além de atuar para garantir mais qualidade de vida para os trabalhadores e demais setores da comunidade, a Prefeitura mantém uma missão permanente de valorização de seu funcionalismo. Valorizar e incentivar quem faz a administração acontecer é prática diária da gestão municipal, que é considerada modelo para o Estado quando o assunto é atenção com seu funcionalismo público.

Uma das preocupações da administração é em relação aos reajustes salariais para garantir o poder de compra dos trabalhadores da Prefeitura. O prefeito Eraldo Jorge Leite (foto) está no seu quinto mandato e, em todas as suas gestões, a preocupação com o trabalhador é uma de suas principais marcas. As ações nos últimos cinco anos, por exemplo, apontam que os reajustes da Prefeitura para os servidores atingem 28,5%, percentual já somado os 10,6% concedidos neste ano.

Em 2017, por exemplo, a gestão municipal promoveu uma reestruturação nas carreiras do funcionalismo, fator que equiparou salários e deu ganho real aos trabalhadores. Para algumas carreiras, a reestruturação provocou um aumento de mais de 100% nos seus vencimentos.

Desde que retornou ao comando do executivo local há cinco anos, o prefeito Eraldo Jorge Leite estabeleceu uma nova política de relação e valorização dos funcionários da Prefeitura. Além dos reajustes (2,91% em 2017; 2,95% em 2018. 3,75% em 2019; 4,31% em 2020; 4,52% em 2021; e os 10,6% neste 2022, a gestão também investe em cursos de capacitação e formação aos trabalhadores.

O compromisso da governo municipal de Jateí com a reposição salarial foi feita até mesmo em 2021, quando existia uma lei federal que impedia aumento de despesas, mas que Jateí efetivou porque tinha uma lei anterior da assinada pelo atual presidente. A mais recente decisão da gestão municipal de Jateí é a reposição de 10,6%, correspondente ao índice inflacionário do ano passado, que foi a maior desde 2013 no Brasil.

Na Educação, o município figura como um dos únicos do país a pagar acima do piso nacional para os professores. O salário acima do piso do Magistério, por exemplo, é pago desde 2017. Jateí também é referência também na remuneração paga aos profissionais da saúde de linha de frente, como médicos, dentistas e enfermeiros.

O resultado da política de valorização dos servidores é destaque regional e atrai cada vez mais gente ao município. Além das boas condições de trabalho, outro fator positivo é a remuneração pelos serviços prestados. Em Jateí, esta junção de fatores é uma realidade na Prefeitura, que tem uma política salarial diferenciada a seus funcionários, bem como incentivo permanente à capacitação profissional. Esta conjuntura provoca uma verdadeira corrida de servidores de toda a região para o município.

No conjunto de servidores jateienses tem trabalhadores dos municípios de Itaporã, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados e Deodápolis, além de outros que deixaram seus estados de origem por terem passado em concurso da Prefeitura. Um contingente considerável de servidores deixa suas cidades de origem diariamente para trabalhar em Jateí.
 

Pagamento dentro do mês – Alem do esforço para garantir remuneração de qualidade aos trabalhadores, as gestões do prefeito Eraldo Leite em Jateí são destaques também pelo pagamento dos salários do funcionalismo dentro do mês trabalhado.  Essa política do prefeito jateiense garante o planejamento financeiro dos servidores, pois recebem muitas vezes antes dos 30 dias de trabalho.

O comércio local e regional também comemora a prioridade de Eraldo com a quitação da folha de pagamento bem antes do quinto dia útil estipulado por lei. A determinação do prefeito jateiense ajuda a aquecer a economia local e regional e os trabalhadores são tratados como clientes especiais, porque a Prefeitura não atrasa  os salários que garantem o pagamentos das prestações, no caso de vendas à prazo.

Geração de empregos – Nos últimos cinco anos, a Prefeitura de Jateí adotou um programa de incentivos para a a geração de empregos. Um dos setores beneficiados foi a suinocultura que, aliado a outros setores da agroindústria, garantiu centenas de vagas de trabalho no município. Cálculos feitos pelo prefeito Eraldo Leite apontam que, desde 2017, foram criados cerca de 700 empregos diretos, o que corresponde a mais de 15% de toda população de Jateí. “Ao parabenizar todos os trabalhadores neste dia 1º de maio, reafirmamos nosso compromisso de continuar trabalhando para que todos e todas tenham remuneração digna para uma vida com mais qualidade”, enfatiza o prefeito Eraldo.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Saul Schramm AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Bombeiros de MS chegam a 210 mil atendimentos em 3 anos, 6 novos quartéis e 2 unidades em construção
Fotos: Mairinco de Pauda AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo sistema de cadastramento para o Programa Precoce MS já está em vigor; veja como fazer
Foto: Álvaro Rezende/Arquivo AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo licita obras para trazer mobilidade e segurança viária em Camapuã, Figueirão e Campo Grande
DEODÁPOLIS - PRÉ-CANDIDATO
Pena Branca, diretor da rádio Jota FM, anuncia pré-candidatura a vereador em Deodápolis
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis