Campo Grande (MS) – Em Mato Grosso do Sul, 133 grupos religiosos, de diferentes denominações, atualmente prestam assistência voluntária à população carcerária. Além de estar prevista na Lei de Execução Penal (LEP), estudos apontam que a experiência religiosa nas prisões colabora para o reequilíbrio das personalidades desajustadas, auxiliando na recuperação de vícios e depressões. Esse tipo de assistência tem se consolidado como um dos principais pilares da ressocialização de pessoas em situação de cárcere no estado.
Para a Assistente Social da Divisão de Promoção Social da Agepen, Marinês Savoia, as instituições religiosas são grandes parceiras do sistema carcerário do Estado. Além da pastoral, palestras e direção espiritual, elas promovem campanhas de agasalho e ajudam nos cursos capacitação. “O preso não deixa de existir porque está privado de liberdade”, atesta. A religião, segundo ela, vem suprir a falta de uma estrutura familiar, já que a maioria dos internos vem de lares problemáticos e com marcada ausência de afeto e cuidados. “Nossa intenção é devolver o apenado à sociedade melhor do que ele entrou”,conclui Marinês.
Recentemente o Centro de Triagem “Anísio Lima”, na capital promoveu o “Dia do Louvor”, com orações, músicas e a participação de quatro instituições religiosas: Igreja Assembleia de Deus Missões, Assembleia de Deus MS, Igreja Trindade de Deus e Igreja Universal do Reino de Deus. A cerimônia foi realizada dentro do próprio pavilhão. Durante o evento, os internos expressaram a fé de maneira democrática e com respeito a todas as crenças, além de proporcionar um ambiente de paz e harmonia entre os internos.
Tatyane Santinoni – Agência de Administração do Sistema Penitenciário de MS – Agepen
Fotos: Divulgação Agepen
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Participe da Caravana "24 Horas de Oração" com Padre Reginaldo Manzotti em Curitiba

10 de junho: 100 anos do saudoso Padre Aquiles Pio Redin

Clube Turminha Maranata de Fát. do Sul conquista 5 troféus em Campo Grande no maior evento infantiL

Família do saudoso Vilmar convida para a missa de 7º dia em Fátima do Sul

Fatimassulenses a caminho de curso em Dourados, apagam o fogo em caminhonete e evitam o pior
Mais Lidas

De Fatima do Sul para Brasília: João Paulo, o estudante que luta por um Brasil mais justo por meio da educação e da política

TRAGÉDIA: Filho mata pai a facadas e esfaqueia o irmão que tentava defender o pai

DESPEDIDA: Amiga chora perda de porteira em acidente 'Diz que foi um pesadelo'

Sonho de ser policial, Heloísa é surpreendida com bolo e passeio de viatura em Fátima do Sul
