A prefeitura de Porto Murtinho (MS), a 439 km de Campo Grande, publicou um novo decreto contendo algumas medidas restritivas, em decorrência do avanço da Covid, na cidade. Dentre as restrições, o município decidiu instalar toque de recolher das 12h às 5h. As decisões entraram em vigor a partir deste sábado (29), às 12h, e seguem até 8 de junho deste ano.
No decreto, a prefeitura da cidade deixou claro que as medidas foram tomadas em decorrência do agravamento da Covid, na localidade. "Considerando o aumento desenfreado de números de casos registrados, que no mês de Maio/2021 já registrou 324 casos positivos de Covid", detalharam no documento oficial.
Além do toque de recolher, Porto Murtinho decretou a proibição da circulação de pessoas e veículos durante os sábados, domingos, feriados e pontos facultativos. Então, durante a próxima quinta-feira (3 de junho - Corpus Christi) e 4 de junho (ponto facultativo na cidade) os moradores deverão ficar em casa.
Aos finais de semana, feriados e pontos facultativos fica permitido o funcionamento dos serviços por delivery dos setores de alimentação, gás de cozinha, água potável, medicamentos e mercados.
Curada da Covid há 2 semanas, vice-prefeita de Porto Murtinho morre ao tratar sequelas e sofrer infarto
No decreto, ficou determinado o fechamento das pousadas e hotéis, 'exceto em casos de pessoas que são mensalistas (moradores), ou ainda, sejam viajantes (vendedores, etc) que vêm até a cidade para abastecer o comércio local, como por exemplo os motoristas de caminhões de gêneros alimentícios".
Estes hóspedes que estão permitidos ficam condicionados à obrigatoriedade de apresentação de resultado negativo para Covid, com prazo de 72 horas.
"Fica determinado que os hotéis e pousadas deverão entregar relatório diário dos 'hóspedes' mensalistas ou viajantes (vendedores etc.) que receberem em seu estabelecimento, sendo o recebimento desta responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Desenvolvimento Local, que deverá entregar os relatórios a Secretária Municipal de Saúde", explicaram no decreto.
Nova Andradina decreta toque de recolher das 16h às 5h por nove dias
Prefeito de Dourados decreta lockdown por 14 dias no município
Igrejas, academias, escolas particulares, autoescolas, salões de beleza e espaços de estética devem ficar fechados durante o período de restrição, como diz o documento oficial.
No decreto, fica vedado a venda de bebidas alcoólicas aos finais de semana, feriados e pontos facultativos no âmbito de Porto Murtinho, "bem como fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas nos locais públicos".
De acordo com o sistema Mais Saúde, plataforma do governo do estado que apresenta os dados da pandemia no estado, Porto Murtinho acumula 1068 casos da Covid e 28 mortes ligadas diretamente ao vírus.
Leia Também

UNIGRAN Decor 2022 abre suas portas nesta quarta-feira, 18

Acidente grave entre ônibus e carreta deixa 11 mortos na BR-163 em MT

Governador sanciona lei que prevê divulgação do Ligue 180 em faturas de serviços essenciais

MS já o Estado que mais investe em bolsas de pesquisas em ciência e tecnologia

Reinaldo Azambuja lança bolsa de estudos e destaca liderança de MS em Ciência e Tecnologia

Semana tem 940 vagas em concursos e seleções de MS com salários que chegam até R$ 21,6 mil

Frio intenso: Semana será a mais gelada do ano até agora, veja a previsão

Audiências públicas da Nova Ferroeste começam nesta segunda-feira

Chuvas e tempestades de raios nas regiões sudoeste e leste do Estado, confira a previsão
