Nos últimos dias tem circulado a notícia de uma nova onda de frio que promete ser a mais intensa de 2021 com temperaturas negativas, geadas e até neve para as áreas de maior atitude no Sul do Brasil.
Em Mato Grosso do Sul as mudanças começam a partir desta terça-feira (27) com a frente fria que traz chuva fraca com chance de trovoadas isoladas na região sul do Estado, segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).
Essa frente fria antecede o avanço de uma massa de ar frio de origem polar que irá derrubar as temperaturas e fazer gear no Estado nos próximos dias, configurando a terceira onda de frio do ano.
A terça-feira começa com temperaturas agradáveis em Mato Grosso do Sul, mas até o final da manhã o cenário começa a mudar a partir da região sudoeste com o declínio nas temperaturas. Mais para o final do dia o ar frio avança para as demais áreas do Estado.
Em Fátima do Sul deve chover até 20 mm e nesta terça, 27 e quarta, 28 e a temperatura despenca 23º em 12 horas. Ontem os termômetros chegaram a marcar 35º e nesta madrugada caiu para 12º.
Em Ponta Porã, por exemplo, o dia começa com 18°C, mas antes mesmo das 14h pode cair para 14°C. Já Dourados vai de 22°C para 18°C no mesmo período.
Na capital do Estado, o sol aparece entre muitas nuvens e as temperaturas variam entre 12°C a 28°C.
Segundo a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, os dias mais frios em Mato Grosso do Sul serão entre quarta (28) e sexta-feira (30), e a região sul deverá ser a mais gelada.
"Existe a probabilidade para geadas principalmente na região sudoeste, sul da região pantaneira e sul da região leste. As mínimas podem chegar entre 2°C e 5°C na região sudoeste, 6°C e 10°C no sul da região pantaneira, 5°C e 11 na região leste, e na capital 6°C e 12°C", enfatiza.
Conforme prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há chance de temperaturas negativas para região de Rio Brilhante.
O instituto também emitiu aviso de declínio acentuado de temperaturas a partir das 14h desta terça-feira. O declínio maior que 5°C oferece riscos a saúde.
Mireli Obando, Subcom
Leia Também

Previsão é de granizo, 8°C e até geada em MS

Governo do Estado abre edital de licitação para Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaicas

Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito

MS deve registrar temperaturas mínimas de até 5°C

Previsão indica que calorão vai ceder e frio pode chegar com tudo em Fátima do Sul e região

Infovia Digital: Centro de Operações será construído em Campo Grande

Siameses brasileiros unidos pelo crânio são separados após 9 cirurgias

Óculos 'falantes' para estudantes cegos chegam ao Brasil

Nova carteira de identidade começa a ser emitida só com o CPF
