Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
Artigo da Semana

Ser grato pode mudar a sua vida!

6 Jan 2022 - 14h14Por Emilly Franco / Fátima News

No Brasil, o dia 06 de janeiro foi reservado no calendário anual para vivermos a gratidão. No mundo este dia é comemorado em 21 de setembro em decorrência do que aconteceu no ano de 1965, quando nesta data ocorreu um encontro internacional no Havaí reunindo pessoas motivadas a reservar um dia no ano para agradecer.

Estranho é pensar que precisamos de que seja marcada uma data para que nos lembremos de ser gratos, não é mesmo?! Pois é, este é o ser humano. Tendencioso a lembrar e focar somente no que causa dor, sofrimento e desânimo. Para isso não tem hora e nem data marcadas. É só deixar a vida me levar que a murmuração e tudo que é ruim vai tomando conta.

Por estes motivos é que a gratidão é um exercício diário. Nos lembrar de sorrir e agradecer pela vida, o alimento, a família, a natureza, os amigos, o emprego e até mesmo as dificuldades enfrentadas, é um exercício que trará inúmeros benefícios à sua saúde física e mental.

Quando praticamos a gratidão, o nosso humor melhora significativamente. E quando estamos de bom humor, significa que hormônios da felicidade, como ocitocina e serotonina, estão trabalhando de forma efetiva em nosso organismo, nos proporcionando bem-estar e vitalidade para viver e enfrentar doenças.

O contrário também ocorre. Quando só focamos nas murmurações e reclamações da vida, o nosso hormônio do stress, o Cortisol, se eleva e traz uma série de problemas para nosso organismo, como depressão, ansiedade e até mesmo doenças como o câncer, que pode ser desencadeado devido ao estado emocional.

Conviver com quem só reclama da vida é extremamente desgastante e pode minar a nossa alegria. E quando menos percebemos, estamos desanimados e cabisbaixos, andando pela vida sem motivação e contentamento.

Não sejamos essa pessoa, mas sim aquela pessoa que tem muitos motivos para ser grato e que entendeu que até mesmo as dificuldades nos proporcionam crescimento e motivos para agradecer.

E como agradecer?

Algo tão simples de se fazer, mas que nos trava. Tenho certeza se fosse para reclamar, ninguém precisaria nos ensinar. Mas como quero que todos nós sejamos gratos e felizes, aqui vão algumas dicas:

  • Logo pela manhã ao acordar, feche os seus olhos e agradeça pela noite de sono e pela oportunidade de mais um dia de vida;
  • Abrace seu esposo, filho, pai, mãe, irmãos ou um amigo especial e diga à essa pessoa como sua vida é feliz pela existência do mesmo;
  • Ao se alimentar, agradeça pela oportunidade de desfrutar do precioso alimento que trará saúde e vitalidade ao seu corpo;
  • No serviço, seja grato pelos seus afazeres e pelos colegas, chefes e patrões. É através deles que você tem o seu sustento;

Enfim, seja grato em toda e qualquer oportunidade. Viver bem é agradecer por cada segundo que se tem.

Por exemplo, hoje eu sou muito grata a Deus, pois eu fechei uma parceria com o Fátima News e então estarei periodicamente aqui com vocês, compartilhando da vida. Não é bom demais?!

E você, pelo o que é grato? Compartilha com a gente. Deixe nos comentários o que traz alegria ao seu coração.

E não se esqueça, de que o ato de agradecer pode mudar a sua vida!

Leia Também

CULTURAMA DE FESTA
Em Culturama, Barba parabeniza Dona Amábile que comemora 80 anos e Dona Zilda 79 anos
Foto: Arquivo CANCELADO
Cultura cancela novo festival de música em MS devido ao aumento de casos de covid
RESUMO DAS NOVELAS
Fique por dentro de tudo que vai acontecer nesta sexta e sábado
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Estudo adicional
NASCEU NO ÔNIBUS
Mulher dá à luz em ônibus no Rio: 'Foi lindo ver todo mundo ajudando'
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.007
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
SOLIDARIEDADE
Com pedaço de isopor, mulher nada em enxurrada e salva 17 vítimas de enchente em Santa Luzia (MG)
RESUMO DAS NOVELAS
Fique por dentro de tudo que vai acontecer nesta quinta-feira
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.006
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas