Menu
BANNER IMPRESSORAS
quinta, 30 de junho de 2022
SADER_FULL
Busca
CARBONO NEUTRO

Seminário Virtual explica importância de Inventário de Emissões de gases de efeito estufa

4 Mai 2022 - 08h48Por Portal do MS

O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) participa na quinta-feira (5) do 1º Seminário Virtual: “O que é um Inventário de Emissões e sua qual sua importância”. O evento será realizado das 10h à 12h, é organizado pelo Climate Group, Secretaria da Coalizão Under2, em parceria com a Semagro e integra o conjunto de ações do Governo do Estado para que Mato Grosso do Sul seja reconhecido como um território Carbono Neutro até 2030, compromisso apresentado e assumido pela administração estadual em novembro de 2021 na COP 26.

A participação é aberta a gestores públicos, pesquisadores, professores, acadêmicos e ao público em geral, que pode se inscrever por meio do link https://bit.ly/INVENTARIO-MS. A ação integra o Projeto Pegada Climática, que apoia governos estaduais e regionais nos seus esforços para monitorar e reduzir emissões de gases de efeito estufa.

“O inventário vai permitir ao governo identificar quanto cada atividade econômica contribui na emissão dos gases do Efeito Estufa. Nós seremos o segundo Estado do país a garantir a realização do Inventário Climático. A partir dele, o governo terá subsídios para desenvolver políticas públicas, adotar medidas e soluções visando a redução da emissão desses gases, sempre perseguindo a meta de tornar Mato Grosso do Sul Estado Carbono Neutro até 2030”, explica o secretário Jaime Verruck.

Como primeira etapa desse processo, a equipe do projeto, representada pelos especialistas da Ricardo Energy & Environment e WayCarbon, apresentará uma introdução sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas e os aspectos básicos sobre um inventário de emissões e sua elaboração, seguida de uma sessão de perguntas e respostas e discussão. Pela Semagro, também participam do seminário on line a bióloga Sylvia Torrecilha e a coordenadora de Cooperação Internacional e Comércio Exterior, Thaís Guimarães.

O Climate Group é uma organização sem fins lucrativos que atua junto à Under 2 Coalition, a rede global de governos estaduais e regionais comprometidos com a redução de emissões de acordo com o Acordo de Paris. A Under 2 contratou a empresa de consultoria inglesa Ricardo Group para dar assessoramento a Mato Grosso do Sul na construção do escopo de elaboração do Inventário Climático, desde capacitação técnica, estruturação da equipe, metodologia, arranjos institucionais e demais providências necessárias.

Marcelo Armôa, Semagro

Leia Também

VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
ESTAGIO SUPERVISIONADO
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
BASQUETEBOL E FUTSAL
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
AÇÕES EDUCATIVAS
Depen destaca ações educativas em presídios de MS
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Documentário retrata a trajetória de estudantes do Ensino Médio Integral em Mato Grosso do Sul
CONCURSO PÚBLICO
Publicados editais relacionados aos concursos públicos da Sedhast, Sejusp, Iagro e Agraer
CONCURSO PÚBLICO
Governo de MS nomeia 532 aprovados em concursos da segurança
PROJOVEM URBANO
SED convoca candidatos para apresentação de documentos do Processo Seletivo do Projovem Urbano
ESCOLA DE PONTA PORÃ
EE João Brembatti Calvoso recebe mais de R$ 2,6 milhões de investimento, em Ponta Porã
ORIENTAÇÕES USO ENERGIA ELÉTRICA
Crianças do Rede Solidária recebem orientações para o bom uso da energia elétrica