Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
PARACANOAGEM

Rufino traz dois ouros para MS na Copa Brasil de Paracanoagem, disputada na Capital

Durante dois dias evento foi disputado por atletas nacionais no Parque das Nações Indígenas

27 Mar 2022 - 10h18Por Correio do Estado

Disputada durante dois dias no Parque das Nações Indígenas, a Copa Brasil de Paracanoagem encerrou ontem (26), e o "prata da casa", Fernando Rufino terminou a competição com ouro em duas provas, nos 200 metros das classes KL2 e VL2 (caiaque e canoa).  

Natural de Eldorado, Rufino também ganhou medalha na Paralimpíada de Tóquio-2020. Conhecido como “Cowboy de Aço”, o atleta bolsista do governo do Estado compete pelo Clube de Regatas de Aquidauana.  

Ele deixa a competição com o tempo de 52s540 no caiaque — tempo esse, quase dois segundos à frente do paranaense Igor Alex Tofalini (Iate Clube de Londrina), que marcou pouco mais de 54 segundos. Já o atleta Luís Carlos Cardoso, que compete pela Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo do Campo/SP, ficou com a terceira colocação, registrando o tempo de 54s680.  

Entre os prazeres e vantagens de disputar "em casa", Fernando contou, pela primeira vez, com a presença dos pais na arquibancada. “Foi muito bacana. É bom ver o meu filho campeão de novo”, afirma Roberto Rufino de Paulo.  

Ver ele ser campeão duas vezes foi muito emocionante”, diz a mãe, Rosangela Oliveira de Paulo.  

Rafael Girotto é presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e destacou o fato de que Campo Grande têm o costume de exportar paratletas e dessa vez serviou de casa para os demais competidores.  

"É um projeto da CBCa explorar locais que não eram explorados para popularizar cada vez mais o nosso esporte. Estamos conseguindo fazer isso com ações como este evento aqui. Eu só tenho a agradecer todos os parceiros que nos ajudaram”, argumentou.  

copa Brasil

Pela primeira vez na região Centro-Oeste, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) junto à Federação Estadual (FCaMS), com apoio do Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) reuniram atletas de cinco estados para a competição.  

Com provas disputadas em oito categorias, sendo: KL1, KL2, KL3, VL1, VL2, VL3, KLT1 e KLT2, nos gêneros feminino e masculino, participaram atletas do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.  

Ao todo 10, equipes estiveram presentes em Campo Grande e a IBRES, brasiliense, foi consagrada a campeã da Copa, somando 184 pontos. Em segundo lugar ficou a equipe paranaense de Londrina/PR a ICL, com 72 pontos. Na terceira colocação outra equipe do Paraná, o CRC Curitiba com 62 pontos.

Além de Rufino, outra sul-mato-grossense a competir no evento foi Katiane Andrade de Almeida, que ficou na quinta colocação do KL1 feminino. Canoísta do Clube Estoril, de Campo Grande, essa é a segunda vez dela disputando uma prova de paracanoagem.  

Na KL1 entre as mulheres, a campeã foi Mari Christina Santilli, do CRC Curitiba (PR). Em segundo ficou Aline Furtado de Oliveira e em terceiro Pamela de Lima Kesler, ambas atletas do Instituto dos Bombeiros de Responsabilidade Social de Brasília/DF (Ibres).

"Foi um prazer competir em casa, ter a torcida com a gente. Foi uma disputa acirrada, fazer parte do esporte paralímpico é uma honra e vou firme para poder chegar longe”, finaliza Katiane. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho