Menu
BANNER IMPRESSORAS
domingo, 7 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
ROBO ARAUTO

Robô Arauto contribui para agilizar as tarefas e aumentar a produtividade da CGE

6 Jan 2022 - 06h37Por Portal do MS

Para dar mais agilidade nas tarefas e aumentar a produtividade dos auditores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) foi criado o “Robô Arauto”. Esta nova ferramenta foi uma das metas cumpridas pelo órgão dentro do contrato de gestão do Governo.  

Criado pela equipe de Tecnologia da Informação da CGE, o Robô Arauto trata-se de um software de automatização de processos desenvolvido com foco gerencial e de auditoria, tendo a finalidade de apoiar a gestão, agilizar as tarefas e aumentar a produtividade dos auditores trazendo agilidade, confiabilidade, transparência e segurança nos serviços prestados pela CGE.

Pioneiro no Estado, o Arauto possui como uma de suas principais tarefas o acompanhamento da execução do Plano Plurianual (PPA), que é uma lei que define as diretrizes e os objetivos estratégicos do Governo, onde estão especificados os recursos aplicados, as metas previstas e os indicadores para cada área de atuação dentro de um período de quatro anos.

software consolida estas informações e fornece aos gestores de cada secretaria estadual. tornando mais prática e visível a execução do orçamento estadual, podendo ser destacadas as entregas à sociedade e os custos de operação da máquina pública.

Outra tarefa importante do Arauto é apoiar as atividades dos servidores públicos que atuam na área de contabilidade do Estado, validando os demonstrativos contábeis por meio da conferência dos saldos de milhares de contas de todas as unidades gestoras, assim como a emissão de relatórios com as divergências encontradas. Com esta extração diretamente das bases de dados é possível construir trilhas de auditoria, garantindo a precisão das informações contábeis.

Devido à eficiência do Arauto, ele também é utilizado para validação dos dados publicados no Portal da Transparência, de forma a garantir a fidedignidade das informações. Dessa forma, o software possui três módulos implantados: Validação do Portal da Transparência, Equações de Integridade Contábil e Acompanhamento do PPA.

Para o ano de 2022 serão desenvolvidos novos módulos com funcionalidades inovadoras, buscando a melhoria contínua da máquina pública. As duas primeiras ações citadas foram desenvolvidas pela equipe da Assessoria de TI da CGE; já o PPA foi desenvolvido pela equipe do Centro de Informações Estratégicas, da instituição.

Contrato de Gestão

É um compromisso dos secretários estaduais para projetos estratégicos que viabilizam as políticas públicas do Governo do Estado. Trata-se de um recorte das entregas anuais à sociedade previstas no PPA (Plano Plurianual) com metas e objetivos estipulados para as diversas áreas de atuação.

O que contribui para que o governador Reinaldo Azambuja alcance seu objetivo que é de entregar o Estado com as contas sanadas, bem organizado, com todas as obras e programas entregues e em pleno funcionamento.

Anualmente, ele reúne toda a equipe gestora para a prestação de contas e a evolução das pastas e de suas ações.

Texto e arte: Karla Tatiane, CGE

Leia Também

PÕE O CASACO
Previsão indica que calorão vai ceder e frio pode chegar com tudo em Fátima do Sul e região
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Infovia Digital: Centro de Operações será construído em Campo Grande
MILAGRE DA MEDICINA
Siameses brasileiros unidos pelo crânio são separados após 9 cirurgias
GRANDE NOVIDADE
Óculos 'falantes' para estudantes cegos chegam ao Brasil
NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE
Nova carteira de identidade começa a ser emitida só com o CPF
ELEIÇÃO 2022
E-título pode substituir título eleitoral de papel no dia da votação
BIOPARQUE PANTANAL
Laboratório de águas é garantia de saúde para os peixes que habitam o Biopaque Pantanal
SISTEMA LOGISTICA
Mais de 6 mil empresas se cadastraram no sistema de logística reversa do Estado
EVENTOS CIENTÍFICOS
Inscrições abertas para financiamento de Eventos Científicos no MS
INVESTIMENTO DO GOVERNO MS
Mato Grosso do Sul recebe investimentos em leilão de transmissão de energia