Menu
BANNER IMPRESSORAS
sábado, 2 de julho de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ESCOLA REINO DO SABER

Reino do Saber de Fátima do Sul traz entretenimento para seus alunos com o ator Ciro Ferreira

O evento teve a participação de pais, alunos, professores e convidados, que lotaram o ginásio, ouvindo as histórias e interagindo com as crianças

2 Dez 2021 - 09h22Por Adélio Ferreira Fátimanews

A Escola Reino do Saber de Fátima do Sul, apresentou nesta quarta feira, 01, o renomado ator contador de histórias, no ginásio do estabelecimento de ensino.

O evento teve a participação de pais, alunos, professores e convidados, que lotaram o ginásio, ouvindo as histórias e interagindo com as crianças, que mesmo encerrando o espetáculo, pediram que continuasse.

O ator Ciro Ferreira trabalha com o contar histórias de forma profissional há 16 anos com apresentações para escolas, eventos e shows e também capacitações para educadores. Também faz parte da Academia Brasileira de Contadores de histórias ABCH, com 42 representantes no Brasil e 2 membros no Mato Grosso do Sul.

“Eu venho do teatro, sou formado em artes cênicas, UEMS, comecei fazer teatro as 15 anos estudando na escola São José, em Campo Grande. Eu era muito gago e isso me ajudou a de desenvolver a fala, fui fazendo cursos até que participei do PROLER, há mais de 20 anos e me interessei pela arte da oralidade”, explica.

Nas capacitações para os educadores são levadas técnicas de jogos, dinâmicas e exercícios para o aprendizado, como trava línguas, parlendas, exercícios vocais, postura corporal e muita leitura. Segundo o contador, para contar histórias tem que ler muito, além dos livros, uma leitura da vida, dos movimentos humanos e assim construir saberes.

A contação de histórias pode ser confundida com a leitura compartilhada e com a mediação de leitura, mas são diferentes. A mediação de leitura e a leitura compartilhada são feitas com o livro nas mãos e mostrando os desenhos e uma espécie de bate papo. Já a contação de histórias, precisa ser decorada e trabalhar as imagens através das fala.

“Temos a Academia, várias associações, congressos, porém uma parcela ainda vê como uma atividade sem muito valor. Por isso é importante estar nos debates. As pessoas não são culpadas por isso, nosso papel é informar”, frisa o contador Ciro Ferreira.

A apresentação do ator agradou a todos, em uma forma que contagiou, principalmente as crianças, que participavam das brincadeiras.

Após a contação de histórias, o ator Ciro reuniu os professores e funcionários da escola e passou algumas brincadeiras que poderão ser repassadas para os alunos.

A diretora Marlene Azato agradeceu a disponibilidade do ator em contar histórias para seus alunos e também o público que soube apreciar o evento, prometendo que vai trazê-lo mais vezes a Fátima do Sul.

Leia Também

EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.058
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
FESTA DA FOGUEIRA JATEI
Arraiás em Jateí servem de aquecimento para a Festa da Fogueira
LIÇÕES DA BIBLIA
Uma promessa para a jornada
VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Joilson Francelino, Seinfra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai fica
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FESTA FOGUEIRA 2022
Fogueira: Em homenagem a São Pedro, Jateí faz sua maior festa com 03 grandes shows
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 2: a mesa rodeada
ESTAGIO SUPERVISIONADO
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
BASQUETEBOL E FUTSAL
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
FOTO: JONAS JATEÍ - FESTA FOGUEIRA 2022
Orgulho de Jateí, Parque da Fogueira é único no MS