Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
SANESUL

Referência no país, Sanesul apresenta experiência em Governança durante seminário nacional

22 Nov 2021 - 11h06Por Assessoria de Comunicação da Sanesul

Referência no País por cumprir as regras estabelecidas na chamada ‘Lei de Governança’, a Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) decidiu ‘exportar’ toda experiência adquirida sobre o tema durante grande debate nacional com a participação de autoridades e especialistas no assunto.

O diretor-presidente da concessionária, Walter Carneiro Júnior, abre às 8h45 desta terça-feira (23), o ‘16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas, que ocorrerá por meio das plataformas digitais. O encontro terá sequência na quarta-feira (24) e quinta-feira (25).  

O evento é promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, Sanesul e Instituto MS Competitivo, com participação gratuita. 

Na prática, o Decreto de julho de 2016, trata a governança pública como um ‘conjunto de mecanismos e estratégias visando à condução de políticas públicas e à prestação de serviços eficientes à população’.

Pioneira no alinhamento da engrenagem em torno da política de governança, a Sanesul, inclusive, tem sido convidada a participar de eventos em vários estados interessados na efetivação do novo modelo de gestão, como Alagoas e Brasília.

A gestão de excelência da Sanesul despertou o interesse do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), ganhou elogios do secretário nacional de saneamento, Pedro Maranhão, que esteve em Campo Grande em outubro para se reunir com a direção da empresa, e recentemente foi destaque no ‘1º Seminário Contratos de Concessão e PPP em Saneamento Básico à Luz do Marco do Saneamento’, promovido pela Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), na Capital.

Durante encontro recente com Walter Carneiro Júnior, o ministro Wagner de Campos Rosário, da CGU (Controladoria Geral da União), também enalteceu o trabalho da Sanesul e garantiu participar do ‘16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas.

Walter Carneiro Júnior assinala que a diretoria da Sanesul se dedicou muito na construção e na adequação às novas regras da legislação a ser cumprida pelas empresas, e hoje tem o privilégio de ser referência nacional.

O diretor-presidente da Sanesul observa que a eficiência operacional e financeira da concessionária teve papel fundamental no processo de implantação da estrutura de governança da empresa, saindo, mais uma vez, na frente das demais companhias públicas do país.

Segundo ele, a PPP (Parceria Público-Privada) firmada pelo governador Reinaldo Azambuja no ano passado com o Grupo Aegea, por exemplo, é fruto desse trabalho bem-sucedido da diretoria da empresa que é concessionária dos serviços de água e esgotamento sanitário em 68 municípios de Mato Grosso do Sul.

A partir daí a Sanesul ganhou o status de referência nacional no cumprimento das metas de universalização do sistema de esgotamento sanitário, quesito fundamental exigido pelo Novo Marco Legal do Saneamento. 

O objetivo é atingir essa meta em até 10 anos, se antecipando assim às novas regras do saneamento básico do país.

O dirigente reforça que o encontro será de fundamental importância nas ações de compliance, gestão de risco e de governança nas empresas públicas do Brasil, principalmente porque envolve a participação de profissionais capacitados e elevado grau de experiência sobre o assunto.

“Nós construímos um modelo de seminário para poder discutir o que está acontecendo no Brasil, 12 companhias irão participar, emprestando seus profissionais para trazer as diferentes visões e interpretações que essa nova lei tem. Existe muita dúvida, muita interpretação diferente da nova norma. Acredito que esse intercâmbio de informação, essa oportunidade de capacitação, que é uma preocupação constante da Sanesul, estar capacitando o seu corpo técnico para que nós possamos enfrentar as novas regras de mercado no saneamento básico no Brasil”, será um sucesso”, enfatizou o dirigente.

PAINEÍS

Durante o evento, serão debatidos os papéis e responsabilidades das três linhas no gerenciamento de riscos ESG, Cibernéticos e de Integridade.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Pela primeira vez na história, oficiais da Polícia Militar são formados em Mato Grosso do Sul
EMPOSSADO
Eduardo Rocha assume secretaria de Governo de Reinaldo Azambuja
13º SALÁRIO
13° salário: Servidores públicos recebem 2ª parcela em 10 de dezembro
Ilustrativa/Pixabay OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Seleção com salários de até R$ 6 mil fecha inscrições nesta sexta-feira em MS
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Prefeitos destacam que Nova Caravana vai atender quem mais precisa e contribuir com a saúde
FOTO: SUBCOM AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Depois de reduzir tarifa de água, governo de MS derruba em 20% no valor das taxas do Detran
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Nova Caravana da Saúde tem R$ 120 milhões para exames e cirurgias
DEPUTADO BARBOSINHA AÇÕES DO DEPUTADO BARBOSINHA
Com apoio de Barbosinha projeto que cria Polícia Penal em MS é aprovado na CCJR
AÇÕES DO GOVERNO MS
Governo do MS derruba em 20% valor das taxas do Detran e beneficia mais de 1,3 milhão de condutores
FOTO: CHICO RIBEIRO AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo acaba com tarifa mínima e conta de água vai ficar mais barata