Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Redução das taxas do Detran-MS e pacote de projetos do governo foram aprovados na Assembleia

16 Dez 2021 - 16h47Por Leonardo Rocha, Subcom

Um pacote de projetos do Governo do Estado foi aprovado em segunda votação, nesta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa. Entre eles está a redução das taxas do Detran-MS (Departamento de Trânsito de MS), que em alguns procedimentos vai diminuir o valor de 30% a 50% no bolso do contribuinte.

A proposta foi aprovada de forma unânime pelos parlamentares e agora segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja. Para reduzir as taxas cobradas aos contribuintes, o Detran vai abrir mão de uma receita de R$ 150 milhões por ano.

“As reduções em média são de 10%, mas algumas como emplacamento e transferência de veículos será de 30% a 50%. Esta medida só foi possível em função de uma gestão eficiente, que contou com redução de custos e investimentos em plataformas digitais, para facilitar o acesso aos serviços da instituição”, destacou o diretor-presidente do Detran, Rudel Trindade Júnior.

Entre as reduções destaca-se a taxa de transferência de veículos e emissão de CRV – Alterações Características. Os serviços que terão isenção de pagamento incluem a licença aprendizagem (cobrada na 1° habilitação), desbloqueio de licenciamento e vistoria para liberar veículo apreendido.

Outros projetos

Projetos na Assembleia Legislativa (Foto: Luciana Nassar/Alems)

Dentro do pacote de projetos aprovados está o que estabelece condições especiais de pagamento do Fadefe (Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Econômico e Equilíbrio Fiscal do Estado) e Pró-Desenvolve. Assim como o que permite a promoção a policiais e bombeiros militares que estavam na reserva e voltaram para ativa.

Também tem mudança nas regras do ITCD (Imposto sobre a Transmissão Causa Mortis e Doação), novas atribuições da Agems (Agência Estadual de Regulação e Serviços Públicos de MS), antiga Agepan, assim como melhorias na carreira dos servidores de Gestão Organizacional.

Votação na Assembleia (Foto: Luciana Nassar/Alems)

Foi concedido pagamento de bolsas a servidores públicos designados para atuar em projetos, programas, cursos e ações relacionados ao desenvolvimento e à manutenção da educação básica. Ainda foi aprovado alteração na alíquota da TRS (Taxa de Regulação, Fiscalização e Controle dos Serviços Públicos de Saneamento Básico), e novas regras para Regularização Fundiária de Interesse Social (Reurb).

Entre as doações de áreas se destaca a que autoriza a Agehab a repassar espaço para Fundesporte, onde será construída a pista oficial de skate das Moreninhas.  Ainda foi instituída o programa “MS Renovável”, que incentiva o desenvolvimento de fontes renováveis de energia.

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu aos deputados estaduais pela votação dos projetos do executivo estadual. “Temos que agradecer a Assembleia, que aprovou 100% dos projetos que nós enviamos para votação, mostra a importância deste trabalho coletivo”.

A Procuradora do Estado e Consultora Legislativa, Ana Carolina Ali Garcia, também destacou esta parceria com o Poder Legislativo, para aprovação dos projetos. “Agradeço aos deputados e destaco também as assessorias dos gabinetes, que nos ajudaram neste processo. Nossa missão é dar o respaldo jurídico, com normas claras e constitucionais à população”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
DETRAN-MS - Foto: Rachid Waqued ATENÇÃO CONDUTORES
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS