Menu
SADER_FULL
sábado, 28 de maio de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SUPERAÇÃO

"Quero ajudar pessoas como eu", diz jovem goiana com doença no intestino que passou em Medicina

Doença pode causar dor abdominal severa, diarreia, perda de peso, anemia e fadiga.

21 Jan 2022 - 10h00Por Portal 6

Em 2015, a estudante goiana Lara Maria Lemes, 22, foi diagnosticada com a doença de Crohn – síndrome inflamatória grave do trato gastrointestinal e que pode causar complicações com risco de vida.

A doença pode causar dor abdominal severa, diarreia, perda de peso, anemia e fadiga.

Nos últimos anos, Lara se dividiu entre o tratamento contra a síndrome e os estudos, focando na sonhada aprovação em Medicina. A estudante passou no curso e agora busca conquistar o diploma para ajudar pessoas com a mesma doença.

“Meu sonho é me especializar em gastroenterologia para entender mais e ajudar as pessoas como eu. Além de ser uma paciente, eu seria uma pessoa que poderia falar com mais propriedade do assunto”, disse Lara, que nasceu em Iporá (GO), mas cresceu em Piranhas, no oeste goiano.

Na adolescência, mudou-se para Goiânia para cursar o segundo. ano do ensino médio. Nessa época, Lara passou a sentir dores ainda mais intensas que exigiam um tratamento delicado. Para isso, ela voltou para Piranhas, interrompeu os estudos e felizmente, contou com todo o suporte de sua família.

Em 2016, a jovem retornou à escola com o apoio do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar (NAEH), programa das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e Saúde (SES).

Quando ela não conseguia ir à escola, uma professora ia à sua casa para dar aulas e aplicar os exames.

“Foi essencial, foi um período que eu passei muito mal, era impossível ir todos os dias à escola. A professora conseguia me passar perfeitamente o conteúdo. Foram 2 anos, durante o segundo e o terceiro ano do ensino médio”, pontuou.

No ano seguinte, Lara voltou à Goiânia para fazer um cursinho pré-vestibular visando passar em Medicina.

Com muito esforço, ela conseguiu a aprovação em duas instituições fora do estado, mas como seu objetivo era permanecer em Goiás, dedicou-se até a conquista.

Na próxima segunda-feira (24), a jovem – já matriculada, – inicia seus estudos. E ela não poderia estar mais feliz com a vitória depois de anos tão turbulentos, sempre com o apoio dos pais.

“O tempo inteiro me apoiaram, não botavam pressão, deram tudo que eles poderiam dar de apoio e seguraram as pontas”, disse.

Doença

Conforme explica a Associação Brasileira de Colite Ulcerativa e Doença de Crohn (ABCD), a síndrome de Lara se trata de uma doença inflamatória no trato gastrointestinal.

A associação frisa que medicamentos podem controlar e amenizar os sintomas, mas não curam a doença.

De acordo com Romulo Gustavo Pereira, presidente da Sociedade Goiana de Gastroenterologia, a síndrome é causada por predisposição genética e fatores ambientais.

Apesar de fazer uso de medicamentos, Lara conta que, mesmo com a doença “mais controlada”, tem episódios de muitas dores abdominais, náuseas, vômitos constantes e diarreia.

“A doença entra em remissão, nesse momento ela está menos ativa, mas eu tenho que cuidar. Preciso me alimentar bem, tomar os remédios e aplicar remédios na veia uma vez por mês”, disse.

Por isso, o suporte constante dos pais é essencial. “Morar sozinha não é viável para mim. Ainda tenho casos de passar mal do nada. Eu aprendi a conviver, minha doença é assim”, completou.

 

Leia Também

FOTO: O NOVELÃO RESUMO DAS NOVELAS
PANTANAL: Confira o resumo desta sexta-feira, 27 e sábado 28
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.045
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
Sertanejo passou por cirurgia no quadril - Crédito: Instagram SERTANEJO CONRADO
Sertanejo Conrado segue na UTI, confira as últimas informações
LIÇÕES DA BIBLIA
Estudo adicional
BIOPARQUE PANTANAL
Jacarés do Bioparque Pantanal recebem chips; marcação garante controle da saúde dos répteis
TURISMO EM BONITO E MS
MS leva capacitação sobre turismo de Bonito e Pantanal para a BNT Mercosul
FASP 2022
Reinaldo Azambuja abre o Fasp 2022 destacando a latinidade que pulsa em Corumbá
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.044
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
Foto:Deivid Correia - Site Oficial Michel Teló COMEÇA HOJE
Michel Teló abre hoje o Festival América do Sul Pantanal 2022, confira a programação
LIÇÕES DA BIBLIA
Jacó partiu