Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 6 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
BONITO

Projeto Batuque-se leva oficinas de percussão a ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito

A iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

21 Out 2021 - 07h10Por Portal do MS

Em outubro e novembro, o Projeto Batuque-se, do músico Chico Simão, está levando oficinas de percussão a alunos de ONGs e escolas estaduais de Campo Grande e Bonito. A iniciativa cultural tem patrocínio do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

O Projeto Batuque-se foi criado para o jovem estudante, entre o 9º ano do Ensino Fundamental II e o 1º ano do Ensino Médio. Com instrumentos de percussão brasileira e africana como a alfaia, agogô e djembes, a prática coletiva oferece aprendizagem técnica e desenvolvimento musical. Ao mesmo tempo visa abrir espaço para mediação cultural com temáticas importantes para essa etapa da vida estudantil.

“As oficinas de música têm como foco o jovem e seu desenvolvimento. Através das aulas de percussão valores como respeito, paciência espírito de grupo, liderança, motivação e superação são vivenciados de maneira ordenada através da experiência com a prática musical, com os tambores e demais instrumentos de percussão. Além da própria música em si, com aprendizados de ritmos brasileiros em diversos instrumentos”, explicou o músico Chico Simão.

Chico Simão, nascido e criado na zona oeste de São Paulo, chegou a Campo Grande/MS em 2001 com uma bagagem musical e experiências profundas com grupos de percussão, pesquisa e exploração de ritmos.

Estudou na Universidade Livre de música Tom Jobim, participou de grupos e movimentos culturais na cidade mais cosmopolita do país. Em Mato Grosso do Sul, formou-se em Licenciatura em Música, foi professor e técnico convocado pela Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul, músico concursado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, fundador e diretor musical do grupo de percussão Bojomalê, analista pelo Sesc Lageado desenvolvendo diversas atividades ligadas ao ensino da música. Organizou intercâmbios entre mestres de outras capitais e países como Fernando Barba (Barbatuques, SP), Éder Rocha (Mestre Ambrósio) e Valter França (Maracatu Nação Estrela Brilhante de Recife) e Fanta Konatê de Guiné-Conacri, cantora, bailarina, compositora e ativista cultural fundadora do Instituto África Viva, vencedora do Prêmio Luiza Mahin e considerada uma referência cultural da Guiné Conacri. É baterista e percussionista da banda Sarravulho (www.sarravulho.com.br) com 3 álbuns gravados e lançados.

Ao longo de mais de 20 anos em Campo Grande participou de eventos corporativos, congressos, aulas, oficinas, workshops, shows e espetáculos. A fusão entre sua experiência acadêmica e prática culminou em sua Oficina de Percussão Vivência Rítmica, que são aulas práticas de música envolvendo a percussão corporal e a prática coletiva com tambores e instrumentos de percussão.

Oficinas

Em outubro as oficinas de música estão acontecendo no Instituto de Desenvolvimento Social Guataverá, na segunda e quinta –feira, das 14h às 16h e no Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá aos sábados, das 16h às 18h.

Em novembro as aulas acontecem na E.E. Joaquim Murtinho, na segunda e quarta-feira a partir das 13h45min.

No dia 27 de novembro as Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes e E.E. Luiz da Costa Falcão, de Bonito, também recebem a oficina.

Informações sobre a oficina podem ser obtidas no telefone: (67) 98408-4279

Serviço:

Instituto Guataverá - R. Indianápolis, 2192 - Jardim Noroeste, Campo Grande – MS.

Núcleo Humanitário da Vila Nhanhá - R. do Comércio, 149 - Jardim Nhanha, Campo Grande – MS.

E.E. Joaquim Murtinho - Av. Afonso Pena, 2445 - Centro, Campo Grande – MS.

Gisele Colombo, FCMS

Foto: Divulgação

Leia Também

EMPREGOS
MS acumula 37,2 mil empregos criados com carteira assinada em 2021
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
NATAL DOS IDOSOS
Diretoria da ILPI convida comunidade para proporcionar um Natal Feliz para os Idosos
EMISSÃO DE DOCUMENTOS
MS adere à ação nacional de identificação civil e emissão de documentos de privados de liberdade
TURISMO NO MS
Conexão da Gol entre Bonito e Congonhas potencializa o maior destino de ecoturismo
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 5.998
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
NOTA PREMIADA
Glória de Dourados, Ivinhema, Angélica estão entre os ganhadores da Nota Premiada de Novembro
ESCOLA REINO DO SABER
Reino do Saber de Fátima do Sul traz entretenimento para seus alunos com o ator Ciro Ferreira
TURISMO NO MS
Voo inaugural da conexão direta Congonhas-Bonito será nesta quinta-feira
LIÇÕES DA BIBLIA
Lembre-se de que você foi escravo