Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Ponte consolidará BR-376 como rodovia do agronegócio brasileiro e facilitará exportações

31 Mai 2022 - 07h53Por Paulo Fernandes, Subcom

Em uma cerimônia no Palácio Iguaçu, os governadores Reinaldo Azambuja (Mato Grosso do Sul) e Ratinho Junior (Paraná) assinaram nesta segunda-feira (30) um convênio para o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) de construção de uma nova ponte entre os dois estados, ligando São Pedro do Paraná (PR) a Batayporã (MS) e consolidando a BR-376 como rodovia do agronegócio brasileiro. No valor de R$ 3 milhões, o EVTEA será pago pela Itaipu.

Reinaldo Azambuja afirmou que o novo trajeto vai “encurtar distância” entre regiões produtivas e integrar os dois estados. “Os estados que mais crescem são os que têm base econômica ligada ao agronegócio, a agroindústria e principalmente a produção primária. Isso tem demandado exportação e uma logística melhor. Essa ligação Porto São José com Mato Grosso do Sul encurta caminho, abre uma nova fronteira de desenvolvimento e integra os nossos estados. Vamos ter uma integração maior”, disse.

Reinaldo Azambuja assinou convênio nesta segunda-feira (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

O governador sul-mato-grossense também destacou o papel da Itaipu e explicou a importância do estudo de viabilidade. “A Itaipu foi muito parceira pagando o EVTEA, que é o que norteia apontando menor impacto ambiental, traçado, menor custo da obra e com isso dá desenvolvimento maior para a nossa região, tanto de Paraná quanto Mato Grosso do Sul”.

Ele falou ainda que a obra vai ao encontro do projeto da Rota Bioceânica. “O The Economist publicou recentemente uma matéria interessante, que a nova Rota Bioceânica será o novo Canal do Panamá. O que eles estão visando? Que nós vamos ter uma saída do Brasil que vai envolver Centro Oeste, Sul, Sudeste, das riquezas produzidas, encurtando distâncias. E essa obra, essa ponte, vai encurtar distâncias. Era um sonho integrar aquela região Nova Londrina, Porto São José, que é uma região muito produtiva”, resumiu. A reportagem publicada no jornal inglês fala sobre os investimentos no corredor logístico e os impactos econômicos, sociais e ambientais, principalmente na região do Chaco paraguaio. 

Governador Ratinho Junior afirmou que tráfego será de 3,5 milhões de caminhões/ano (Foto: José Fernando Ogura/AEN)

Já o governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que cerca de 3,5 milhões de caminhões por ano vão passar pelo trajeto, transformando a logística de ambos os estados. “Tudo isso (está sendo) construído a quatro mãos, com o governador Reinaldo Azambuja junto com o nosso time e (também com) a Itaipu, que é essa gigante de geração de energia do planeta, mas que também tem a responsabilidade social no seu DNA”, declarou. 

A construção da conexão atende a um antigo pedido da Socipar (Sociedade Civil Organizada do Paraná), que reúne cerca de 200 empresários. “É um trabalho de 10 anos, sendo que, dois anos atrás tivemos uma reunião com o presidente Bolsonaro e, depois, com o governador Reinaldo Azambuja, explicando a importância da ponte para escoar a produção de grãos de Mato Grosso do Sul e do Centro Oeste e também para impulsionar o turismo nos dois estados”, explicou o presidente da Socipar, Demerval Silvestre.

A ligação vai encurtar em mais de 100 quilômetros a viagem rumo ao porto de Paranaguá. A ponte será erguida em Batayporã no ponto da balsa, conhecido como Porto São João, na travessia para o Porto São José, no município de São Pedro do Paraná (PR). Também participaram do evento secretários - entre eles Jaime Verruck, de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, de Mato Grosso do Sul -, além de prefeitos e vereadores.  

Evento realizado na sede do governo paranaense dá início a estudo para implantação de ponte entre os dois estados (Foto: José Portela/Prefeitura de Batayporã) 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto de capa: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Competitividade: Mato Grosso do Sul é o 2º estado brasileiro com melhor taxa de investimentos
Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
Fotos: Arquivo pessoal AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Dia dos Povos Indígenas: Fernando é o 1º promotor de Justiça sul-mato-grossense de origem indíg
Fotos: Matheus Carvalho AÇÕES DO GOVERNO DE MS
'Perifeirarte' passa pela fronteira com formação de cidadania às lideranças comunitárias
Laiana Horing Nantes, Comunicação SAD AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Titular da SAD debate inovação na gestão pública na 128ª edição de fórum nacional da Consad

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis