Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
MAIS PM NO MS

PM forma 386 soldados e semana já tem reforço de mais 610 homens e mulheres na segurança pública

Concluíram a 35ª Turma do Curso de Formação de Soldado (CFSD/PMMS) 386 policiais militares

12 Mai 2021 - 11h32Por Paulo Fernandes, Subcom

Concluíram a 35ª Turma do Curso de Formação de Soldado (CFSD/PMMS) 386 policiais militares. A formatura foi realizada nesta quarta-feira (12) no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com transmissão ao vivo pela internet. Na segunda-feira (10), a Polícia Civil já havia feito a formatura de escrivães e investigadores, totalizando o reforço de 610 homens e mulheres na segurança pública nesta semana.

Escolhido para ser paraninfo da turma, o governador Reinaldo Azambuja destacou que foram formados mais de 560 policiais militares na atual gestão estadual. “Essa é uma semana muito especial para a segurança pública de Mato Grosso do Sul. Lembro aqui que na segunda-feira [10] habilitamos ao trabalho 130 novos escrivães e 94 novos investigadores da nossa Polícia Civil em uma formatura semelhante a esta, com poucas pessoas presentes e a maioria dos formandos e suas famílias acompanhando através de live. Hoje estamos aqui para celebrar a formatura de mais 386 soldados da Polícia Militar após 1 ano e de duro treinamento especializado”, disse.

Reinaldo Azambuja elogiou o trabalho das forças de segurança e afirmou que Mato Grosso do Sul, apesar do imenso desafio de ter de conviver com uma extensa faixa de fronteira com dois países, é o 6º estado mais seguro do Brasil. Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, a atuação da polícia sul-mato-grossense, no combate ao tráfico de drogas e armas que abastece os grandes centros urbanos, promove a segurança nacional. “É um exemplo para todo o País de que, investindo em segurança pública, conseguimos bons resultados”, destacou.

Os novos soldados foram aprovados no último concurso público, realizado em 2018. Eles ingressaram no Centro de Ensino, Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cefap) no dia 2 de março de 2020. Por conta da pandemia, o curso chegou a ficar paralisado por um período, mas foi readequado e teve prosseguimento com aulas na modalidade semipresencial e a adoção de medidas de biossegurança.

Inimigo improvável e invisível

De acordo com o comandante do Cefap, Tenente-Coronel Marcelo dos Santos Amaral, a pandemia de Covid-19 provocou mudanças no treinamento. “Nos primeiros dias do mês de março entraram civis pelos portões do nosso berço da Polícia Militar e começou então o trabalho de instruí-los para serem capazes de exercer a atividade policial, mas tivemos a presença de um inimigo improvável e invisível: a pandemia. Tivemos que fazer uma paralisação, ainda que momentânea, dos trabalhos. Mas como qualquer trabalho, há momentos de retração da tropa. O comandante recolhe seu efetivo, direciona para um lugar seguro, traçando novos objetivos, para assim poder, com segurança, avançar”, explicou.

Foram quase 14 meses de duração e 1.793 horas de aula. A grade curricular foi abrangente, voltada a preparar o soldado para proteger o cidadão. As 48 disciplinas envolveram tanto lições de habilidades técnicas para a prática policial, quanto aquelas que dizem respeito às relações sociais, além de matérias específicas do curso de agente de fiscalização de trânsito e atividades extracurriculares como “Introdução a Libras”.

Nome da turma

A 35ª Turma do Curso de Formação de Soldado recebeu o nome de Luís Felipe Ferreira da Silva Amaral (em memória). Filho do comandante do Cefap, o tenente-coronel Amaral, Luiz Felipe faleceu em 11 de fevereiro deste ano. O jovem era portador de distrofia muscular, uma síndrome rara que provoca degeneração progressiva e irreversível dos tecidos musculares. A expectativa de vida estimada pela medicina era de quatro anos de idade, mas ele viveu até os 19 anos e, apesar das limitações motoras, chegou a ser acadêmico de Jornalismo. 

Também prestigiaram a cerimônia de formatura o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Sergio Murilo; os deputados estaduais Coronel Davi e João Henrique Catan; o comandante-geral da PM, Coronel Marcos Paulo Gimenez; e o patrono da turma, Jesus Davi dos Santos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

TRÁFICO DE DROGAS
Homem é preso com R$ 50 mil em supermaconha em carro de aplicativo na MS-162
TRÁFICO DE DROGAS
Casal de traficantes abandona caminhonete lotada de cocaína em pátio de oficina em MS
INVESTIGAÇÃO
Perícia não encontra sinais de violência em corpo de soldador encontrado morto em MS
Criança de fralda que caminhava na BR-153 é resgatada pela PRF
DESPEDIDA
'Menino do bem': amigos prestam homenagens a engenheiro morto em acidente na MS-164

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis