Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 8 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
PARQUE DOS PODERES

Parque dos Poderes é entregue com esportes e compromisso de preservação

30 Jul 2022 - 13h48Por CAMPO GRANDE NEWS

A entrega da revitalização do Parque dos Poderes, na manhã deste sábado (dia 30), em Campo Grande, foi marcada pelo compromisso de preservação da área verde, espaço que tanto abriga poderes quanto atividade de lazer, na sina de há 39 anos se equilibrar entre homens e bichos.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o local será preservado, com a vegetação mantida intocada.

"Nós temos outras áreas vizinhas ao parque abertas, algumas que o governo já adquiriu para futuramente construir outra edificação. Tenho certeza que vamos perpetuar a preservação em benefício do meio ambiente e de todos nós", disse Azambuja.

O Parque dos Poderes Governador Pedro Pedrossian, homenagem ao seu idealizador, ocupa 255,3 hectares, sendo 75,64% área de reserva (193 hectares). O local tem onze áreas já selecionadas  em que não se aplica a proibição de desmatamento.

"Eu tenho certeza que o saudoso Pedro Pedrossian, quando idealizou esse espaço, pensou em ser um lugar de convívio do sul mato-grossense", declarou o governador, reforçando o pedido para que todos colaborem com a preservação.

O evento começou às 9h, em frente ao posto de combustíveis, na Avenida do Poeta, onde foi inaugurada a terceira academia ao ar livre do projeto. Na sequência, o público caminhou até a Governadoria, onde houve apresentação de capoeira e foi montado circuitos de atividades esportivas: ciclismo, tatame de judô, parkour. Artistas se apresentaram com perna de pau.

Caminhada marcou inauguração de revitalização do Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis)Caminhada marcou inauguração de revitalização do Parque dos Poderes. (Foto: Paulo Francis)
Projeto  Inaugurado no dia 1º de março de 1983, o Parque do Poderes concentra as sedes administrativas dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de Mato Grosso do Sul.

A proposta era facilitar o acesso das pessoas aos serviços públicos, concentrando tudo em um único lugar. Desde então, toda a estrutura pensada há quase quatro décadas nunca tinha passado por uma modernização.

Placa de inauguração do governo Pedro Pedrossian. (Foto: Divulgação)Placa de inauguração do governo Pedro Pedrossian. (Foto: Divulgação)
Com o passar do tempo, o parque se tornou um dos principais pontos de lazer da Capital. Praticantes de esportes e famílias inteiras aproveitam os finais de semana e feriados para passear no lugar que até então não tinha sido pensado para esta finalidade.

Por isso, desde junho do ano passado o governador Reinaldo Azambuja niciou as mudanças para garantir melhor conforto da população que utiliza o espaço. Esta é a primeira reforma do complexo desde então.

O contrato firmado com a empresa Engepar por R$ 18.922654,07 tinha previsão de ser concluído em dezembro deste ano. Mas o projeto foi finalizado antes e sofreu aditivo, por conta da alta nos preços de produtos derivados do petróleo, usados na pavimentação, totalizando R$ 20.110.334,12.

Vida selvagem divide espaço com motoristas dentro do Parque dos Poderes. (Edemir Rodrigues)Vida selvagem divide espaço com motoristas dentro do Parque dos Poderes. (Edemir Rodrigues)
O desafio da empresa foi realizar o serviço mesmo com todos os prédios dos poderes estaduais funcionando normalmente. Em um ano e um mês todo o trabalho foi realizado com sucesso, sem prejudicar a população que frequenta o complexo.

As mudanças entregues hoje garantem acessibilidade em todo o parque e criam espaços de convivência para descanso. A obra também concluiu reciclagem do pavimento e drenagem de 39 anos, a criação de uma pista de ciclovia no canteiro central preservando as árvores nativas, além de pista de caminhada, padronização dos ambientes, paisagismo e segurança.
Academias ao ar livre já são usadas por frequentadores. (Foto: Edemir Rodrigues)Academias ao ar livre já são usadas por frequentadores. (Foto: Edemir Rodrigues)
Os pontos de ônibus que tinham como sinalização apenas um poste de madeira, em sua maioria, agora receberam cobertura. Ao todo são 35 pontos de ônibus instalados, 70 lixeiras e 70 assentos. A população também poderá desfrutar de três estações de ginástica com totens de vapor gelado, reforma do estacionamento e oito áreas de convívio.

Quanto a sinalização, as obras contaram com o conceito do programa do governo chamado Estrada Viva, que tem como objetivo reduzir as mortes de animais silvestres por atropelamento.
Ciclovia entre as árvores está entre as novidades. (Foto: Edemir Rodrigues)Ciclovia entre as árvores está entre as novidades. (Foto: Edemir Rodrigues)
 Como o parque também é a moradia de vários bichos, foram criadas placas indicativas e também 14 faixas com patinhas, onde foram registrados maior frequência de passagem da fauna. E justamente por ser um local de trânsito intenso em meio a mata foram instalados vários avisos, bem como uma travessia elevada para pedestre, em frente ao CEI Zé Du, onde crianças estudam.

Leia Também

FOTO: CHICO RIBEIRO AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fortalecer estruturas de saúde, Governo do Estado empossa 201 novos servidores
VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL CULTURAMENSE NA TRIBUNA
Barba ouve pedido da comunidade da 4ª Linha e pede redutor de velocidade para tráfego de caminhões
FOTO: ASSESSORIA AÇÕES MARA CASEIRO
Caarapó: Mara Caseiro solicita veículo para atender comunidade Divina Misericórdia
ELEIÇÃO 2022
Riedel avisa que vai fortalecer políticas públicas para as mulheres
ELEIÇÃO 2022
Fator "grupo" pesou na escolha de Barbosinha como vice de Riedel
FOTO: ASSESSORIA CORRIDA PELO GOVERNO DE MS
'História de serviços credencia Barbosinha', diz Riedel ao escolher candidato a vice
FOTO: ASSESSORIA ELEIÇÕES 2022 - POLÍTICA
'Eduardo Riedel conhece o Mato Grosso do Sul como a palma de sua mão', afirma Tereza Cristina
CANDIDATO AO GOVERNO DE MS
Riedel: "Coloco meu nome, minha história de vida, minhas mãos limpas, com autonomia, independência e
ELEIÇÃO 2022
PL anuncia 20 candidatos a deputados estaduais, 9 a deputados federais e apoio a Riedel em MS
AVALIAÇÃO POSITIVA GOVERNO MS
Reinaldo ganha mais avaliações positivas e aprovação chega a 67,9%