Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 24 de maio de 2022
SADER_FULL
Busca
ESPORTE

Paratletas ganham isenção na inscrição em eventos esportivos de MS

Para o cadeirante Claudenilson Alves Costa, de 39 anos, a lei sancionada representa mais uma conquista para os paratletas sul-mato-grossenses.

15 Ago 2021 - 08h55Por Portal do MS

 Pessoas com deficiência estão isentas da taxa de inscrição em eventos esportivos realizados em Mato Grosso do Sul. A Lei Estadual nº 5.697, de 10 de agosto de 2021, foi sancionada pelo governador Reinaldo Azambuja na última quarta-feira (11) e prevê que eventos esportivos realizados no estado deverão disponibilizar 10% de suas vagas para inscrição gratuita a estes participantes.

Para o cadeirante Claudenilson Alves Costa, de 39 anos, a lei sancionada representa mais uma conquista para os paratletas sul-mato-grossenses. "Como atleta de basquete em cadeira de rodas e atletismo, fico feliz por ter mais pessoas engajadas nesse sentido, por muitas vezes ficamos impossibilitados de participar por não ser acessível a taxa de inscrição. Dessa forma ficarei ligado nos próximos eventos e com certeza participar".

Na avaliação do diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Marcelo Ferreira Miranda, a lei é mais um incentivo. "Mato Grosso do Sul é um dos estados que mais investem no paradesporto, tem atletas de destaque e essa nova lei fortalece ainda mais a participação e inclusão de pessoas com deficiência em eventos, podendo alcançar e inspirar novos desportistas".

Enquadra-se na legislação aquela pessoa que tenha impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que possa de alguma forma, dificultar a participação plena e efetiva na sociedade em condições igualitárias.

Caberá ao competidor comprovar a deficiência através de laudo médico e renda mensal de até 3 salários mínimos. Já os organizadores do evento, caso haja distribuição de kits, deverão ser fornecidos igualmente aos competidores beneficiados pela gratuidade da inscrição; quando houver necessidade, o benefício se estende ao acompanhante do atleta; e não havendo alcance de 10% de inscrições por pessoas com deficiência, as vagas restantes poderão ser disponibilizadas ao público em geral, sem extensão do benefício da gratuidade.

A lei de autoria do deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) passa a valer a partir da publicação no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 11 de agosto.

Mireli Obando, da Subcom Governo MS e Lucas Castro, da Fundesporte

Fotos: Arquivo/Governo MS

Leia Também

FESTIVAL DE PESCA EM CORUMBÁ
Com recorde de equipes, Festival de Pesca movimentou economia dos pequenos em Corumbá
Fotos: Sílvio de Andrade FESTIVAL DA PESCA
Festival de Pesca de Corumbá tem 121 peixes capturados e dourado é o destaque
FESTIVAL DE PESCA EM CORUMBÁ
Festival de Pesca de Corumbá será aberto hoje com a participação de 256 equipes
LAÇO COMPRIDO EM JAPORÃ
Com apoio da Fundesporte, Japorã recebe 8° Encontro Estadual do Laço Comprido
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN - ABERTURA OLIGRAN
Abertura da 26ª Oligran supera as expectativas e lota ginásio da UNIGRAN
CORRIDA RUSTICA
Atleta de Fátima do Sul conquista medalha de bronze em Corrida Rústica de Ivinhema
JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
Jogos Escolares da Juventude de MS estreiam novo formato nas modalidades coletivas
JOGOS ESCOLARES DA JUVENTUDE
Com recorde de participação, Jogos Escolares da Juventude de MS são realizados nesta semana
PGL MAJOR ANTWERP 2022: Primeiro Campeonato Mundial de CS:GO do ano acontece neste mês de maio
LOTERIA LOTERIA
É possível prever os números sorteados na loteria?