Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
AGEPEN

Para mobilizar redes parceiras e consolidar ações, Agepen amplia divulgação do Escritório Social

Os trabalhos seguem a metodologia do CNJ e são executados pelas equipes multidisciplinares de servidores penitenciários.

25 Jun 2021 - 08h07Por Portal do MS

De forma a ampliar a divulgação interinstitucional das ações do Escritório Social, a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) conduziu uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido junto às pessoas pré-egressas, egressas e familiares nesses três primeiros meses de ativação.

Por videoconferência, o encontro contou com a presença de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, Defensoria Pública de MS, Ministério Público Estadual, Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional MS, Pastoral Carcerária, entre outros.

O encontro contou com a participação de autoridades de instituições ligadas à execução penal e de justiça criminal

Os trabalhos seguem a metodologia do CNJ e são executados pelas equipes multidisciplinares de servidores penitenciários. Anexo ao prédio do Patronato Penitenciário de Campo Grande, o equipamento realiza o acolhimento da pessoa assistida após o cumprimento de pena, identifica as vulnerabilidades e singulariza o atendimento.

Conforme a gerente do Escritório Social, assistente social Márcia Teodora de Oliveira, a intenção do encontro foi mobilizar parcerias para fortalecer as atividades já desenvolvidas. “Precisamos consolidar o equipamento para a efetiva reintegração social das pessoas que estão prestes a deixar o sistema prisional, assim como, das egressas e seus familiares”, ressalta.

Durante o encontro, foram destacadas a troca de experiências que vem sendo realizadas pela equipe técnica com outros onze Escritórios Sociais do país, para enfatizar as potencialidades e dificuldades enfrentadas.

Dentre as instituições já mobilizadas e parceiras estratégicas estão a Fundação Social do Trabalho de Campo Grande (Funsat), Narcóticos Anônimos (NA), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Receita Federal, Sistema Eletrônico de Execução Penal Unificado (SEEU), além de empresas de trabalho já conveniadas com a Agepen.

De acordo com a diretora de Assistência Penitenciária, Elaine Arima Xavier Castro, inicialmente é realizado uma busca ativa para estabelecer, de forma estratégica, essas parcerias. “Os resultados têm sido muito positivos, observando a realidade da vida desses egressos”, garante.

Foram apresentadas a metodologia e fluxo de atendimentos

Outra forma de acesso ao equipamento é a demanda espontânea, o qual oferece o serviço de portas abertas, sem necessidade de agendamento prévio. Conforme balanço apresentado, o fluxo de atendimentos gira em torno de 55 egressos presenciais, 38 remotos, quatro familiares, uma visita domiciliar, além de 58 encaminhamentos para a rede parceira.

O supervisor da Coordenadoria das Varas de Execução Penal de MS, desembargador Luiz Gonzaga Mendes Marques, parabenizou a atuação integrada nesse pouco tempo de ativação do equipamento. “Esse planejamento é muito importante para alcançar o real objetivo do serviço. Lembrando que não há prisão perpétua e é fundamental haver um trabalho de reinserção para que não voltem ao sistema prisional”, reforça Gonzaga que também coordena o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário.

A reinserção social se torna uma das fases mais importantes e desafiadoras da execução penal, principalmente, quando o assunto é desfrutar da liberdade após o cumprimento de pena.

A coordenadora estadual do Programa Fazendo Justiça, Juliana Marques Resende, informou que a função do Escritório Social vem exatamente nesse encontro, de trabalhar em cima das vulnerabilidades para o exercício regular da cidadania com responsabilidade, a partir dos encaminhamentos realizados. “Não atuamos com condicionalidades e determinação judicial, é um trabalho de autoconsciência e de promoção do protagonismo social”, revela.

O diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, ressalta que a missão da instituição é justamente devolver pessoas, que passaram pelo sistema penitenciário, com propósitos de vida lícitos e dignos à sociedade. “É uma satisfação ver a concretização desse trabalho social tão relevante para a população e a atuação integrada das diversas frentes institucionais é fundamental nesse processo”, finaliza.

Pela Agepen também participaram o chefe de Gabinete, Valdimir Ayala Castro e a chefe da Divisão de Promoção Social, Marinês Savoia.

Representantes da agência penitenciária durante a videoconferência sobre a atuação do Escritório Social

Texto e Fotos: Tatyane Santinoni, Agepen

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS