Menu
SADER_FULL
segunda, 8 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
GUARANI E KAIOWÁ

Palestra e oficina interativa no MIS buscam discutir o saber-fazer Guarani e Kaiowá

3 Jul 2022 - 09h23Por Portal do MS

Com a proposta de ampliar o processo e discussão da exposição “Mba’ekuaa: o saber-fazer Guarani e Kaiowá”, inaugurada no MIS em abril de 2022, será realizada uma apresentação do processo de pesquisa realizado pelo Departamento de Antropologia do Museu Britânico, com os pesquisadores e colaboradores, visando discutir e ampliar os processos de pesquisa dos saberes tracionais e principalmente dinamizar as possibilidades de acesso a esses produtos antropológicos.

O evento será híbrido, presencial e online, no dia 5 de julho de 2022, com palestras com pesquisadores e colaboradores do projeto, às 10 horas, e uma oficina interativa, a partir das 14 horas, no auditório do MIS, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho.

Este evento apresenta o Acervo Digital Guarani e Kaiowá e introduz os colaboradores globais que compõem esse projeto juntamente com as comunidades: o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC) e o Laboratório de Antropologia Multimídia da Universidade de Londres (UCL MAL).

Realizado com o apoio do Endangered Material Knowledge Programme do British Museum (2021), o UCL Grand Challenges (2021) e o UCL Centre for Coming Heritage Studies (2022), o projeto engaja com debates globais sobre o papel que museus e acervos de patrimônio cultural ocupam na sociedade contemporânea. Para isso, convida as comunidades Guarani e Kaiowá a repensar os métodos, as técnicas e as relações sociais através das quais museus são criados e utilizados.

Agendas

A sessão da manhã apresenta um evento híbrido composto por uma mesa redonda em que pesquisadores, instituições, membros da comunidade e artistas multimídia apresentam o projeto e sua metodologia participativa. Situando, dessa forma, debates contemporâneos que questionam a exclusão histórica de comunidades locais na curadoria e preservação de sua cultura, o que resulta na sua exclusão no processo de imaginação de um futuro coletivo.

A sessão da tarde apresentará uma oficina interativa em que o Museu Virtual Guarani e Kaiowá será apresentado nos óculos de realidade virtual, e o público será convidado a engajar com o acervo sonoro Guarani e Kaiowá a partir de uma experiencia interativa.

A exposição "Mba’ekuaa: o saber-fazer Guarani e Kaiowá" fica aberta ao público até o fim de agosto, no MIS-MS. Para saber mais sobre a exposição, clique AQUI.

Acesse a programação do evento do dia 5 de julho de 2022, clicando AQUI.

Karina Lima, FCMS
Foto: FCMS

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS - FISIOTERAPIA UNIGRAN DOURADOS - FISIOCLÍNICA
Você sonha em cursar Fisio?, clique aqui e conheça a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN
SESSÃO DE CINEMA EM JATEI
Idosos de Jateí também tem acesso à Sétima Arte
UEMS CONCURSO CONCURSO UEMS
UEMS abre vagas para docentes com formação em LIBRAS em 15 municípios com salário de até R$ 9,7 mil
CURSO GRATUITO
Energisa oferece curso gratuito para formação de eletricista em MS
DIALOGANDO IGUALDADES
A DAM de Fátima do Sul e Poder Judiciário debatem medidas a serem adotadas no 'Agosto Lilás'
97 ANOS
Poesia declamada pela poetisa Maria Barbosa nos seus 97 anos em Fátima do Sul
UFGD CONCURSO DA UFGD
Concurso da UFGD com salários de mais de R$ 9 mil, se encerra nesta semana
Foto: Redes Sociais FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é aprovado em 7 Universidades Americanas
FORÇA DE VONTADE
Catadora que puxa carrinho de 120Kg para pagar faculdade ganha ajuda de internautas
CRIMES CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
MS é o estado brasileiro com mais ações educativas sobre crimes contra crianças e adolescentes