Com a proposta de ampliar o processo e discussão da exposição “Mba’ekuaa: o saber-fazer Guarani e Kaiowá”, inaugurada no MIS em abril de 2022, será realizada uma apresentação do processo de pesquisa realizado pelo Departamento de Antropologia do Museu Britânico, com os pesquisadores e colaboradores, visando discutir e ampliar os processos de pesquisa dos saberes tracionais e principalmente dinamizar as possibilidades de acesso a esses produtos antropológicos.
O evento será híbrido, presencial e online, no dia 5 de julho de 2022, com palestras com pesquisadores e colaboradores do projeto, às 10 horas, e uma oficina interativa, a partir das 14 horas, no auditório do MIS, na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Vila Carvalho.
Este evento apresenta o Acervo Digital Guarani e Kaiowá e introduz os colaboradores globais que compõem esse projeto juntamente com as comunidades: o Instituto para o Desenvolvimento da Arte e da Cultura (IDAC) e o Laboratório de Antropologia Multimídia da Universidade de Londres (UCL MAL).
Realizado com o apoio do Endangered Material Knowledge Programme do British Museum (2021), o UCL Grand Challenges (2021) e o UCL Centre for Coming Heritage Studies (2022), o projeto engaja com debates globais sobre o papel que museus e acervos de patrimônio cultural ocupam na sociedade contemporânea. Para isso, convida as comunidades Guarani e Kaiowá a repensar os métodos, as técnicas e as relações sociais através das quais museus são criados e utilizados.
Agendas
A sessão da manhã apresenta um evento híbrido composto por uma mesa redonda em que pesquisadores, instituições, membros da comunidade e artistas multimídia apresentam o projeto e sua metodologia participativa. Situando, dessa forma, debates contemporâneos que questionam a exclusão histórica de comunidades locais na curadoria e preservação de sua cultura, o que resulta na sua exclusão no processo de imaginação de um futuro coletivo.
A sessão da tarde apresentará uma oficina interativa em que o Museu Virtual Guarani e Kaiowá será apresentado nos óculos de realidade virtual, e o público será convidado a engajar com o acervo sonoro Guarani e Kaiowá a partir de uma experiencia interativa.
A exposição "Mba’ekuaa: o saber-fazer Guarani e Kaiowá" fica aberta ao público até o fim de agosto, no MIS-MS. Para saber mais sobre a exposição, clique AQUI.
Acesse a programação do evento do dia 5 de julho de 2022, clicando AQUI.
Karina Lima, FCMS
Foto: FCMS
Leia Também

Você sonha em cursar Fisio?, clique aqui e conheça a Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN

Idosos de Jateí também tem acesso à Sétima Arte

UEMS abre vagas para docentes com formação em LIBRAS em 15 municípios com salário de até R$ 9,7 mil

Energisa oferece curso gratuito para formação de eletricista em MS

A DAM de Fátima do Sul e Poder Judiciário debatem medidas a serem adotadas no 'Agosto Lilás'

Poesia declamada pela poetisa Maria Barbosa nos seus 97 anos em Fátima do Sul

Concurso da UFGD com salários de mais de R$ 9 mil, se encerra nesta semana

Fatimassulense é aprovado em 7 Universidades Americanas

Catadora que puxa carrinho de 120Kg para pagar faculdade ganha ajuda de internautas
