Começou na última sexta-feira, 12, a 28ª edição das Olimpíadas da UNIGRAN, a Oligran. Com o tema ‘Olimpíadas de Paris’, centenas de acadêmicos e convidados se reuniram para prestigiar a abertura do maior evento esportivo universitário do país, que contou com entrada das delegações, acendimento da pira olímpica, apresentações culturais e o concurso do Garoto e Garota Oligran 2024.
O evento, que é realizado desde 1994, tem o objetivo de trazer diversão e confraternização para os acadêmicos. “A Oligran reúne todos os cursos com um mesmo objetivo, que é participar das atividades que envolvem o evento, onde temos a participação do corpo discente e docente, desde a organização, formação das equipes e cerimônia de abertura”, comentou a Pró-reitora de Ensino e Extensão, Nilse Marli Scheuer Cândido.
Toda a organização do evento também é feita pelos acadêmicos dos últimos semestres de Educação Física, que, além de jogarem em todos os esportes, também preparam tudo para os outros estudantes aproveitarem.
Maria Eduarda Lucchesi, do 7º semestre de Educação Física, participa da organização da Olimpíada e revela que os acadêmicos da UNIGRAN já começam o curso ansiosos pela chegada da Oligran. “Participar da organização de um evento como a Oligran é enriquecedor para os acadêmicos, desde que entramos na UNIGRAN ouvimos falar dos jogos. Como acadêmica de Educação Física, os olhos brilham em participar como atletas e como futuros profissionais. Pensamos em todo trabalho e satisfação ao final desse evento”, apontou.
A Pró-reitora Nilse ressalta que os jogos são muito importantes para o desenvolvimento da vivência acadêmica, porque une os estudantes e desperta um sentimento de pertencimento ao curso e à Instituição.
“A participação na Oligran é importante para a formação acadêmica dos estudantes, pois ajuda a despertar o sentimento de pertencimento ao curso e à Instituição de Ensino Superior, criando laços de união através do clima de competição das equipes que conseguem congregar de forma saudável e harmoniosa, seja participando das disputas ou torcendo pelos colegas. Durante todo o período da Oligran, eles vivenciam a experiência de fazer parte de um evento que vai muito além das quadras, onde deve prevalecer o espírito esportivo e o respeito ao próximo”, afirmou Nilse.
Para Maria Eduarda, o sentimento vai além, já que eles precisam colocar em prática tudo o que aprenderam em sala de aula, sendo justos com todos. “Durante os anos na graduação aprendemos sobre organização de eventos esportivos, súmulas, principais regras de cada modalidade e, ao final da graduação, colocamos este aprendizado em prática, vivenciando como profissionais um evento esportivo”, apontou.
“Acredito que o grande desafio de todo acadêmico é relembrar como fazer uma súmula, mas relembramos no final do curso para participar da mesa de árbitros. Além disso, outro desafio é o de conter as emoções e sermos imparciais quando nosso curso está em quadra”, completou a acadêmica.
Garoto e Garota Oligran
Dois novos acadêmicos foram coroados na abertura deste ano. Matheus Wander Horácio Nunes, de Direito, e Sybelle Souza, de Enfermagem, foram escolhidos como Garoto e Garota Oligran 2024.
Na 2° colocação, ficaram os alunos Eduardo Vieira Ferrari, de Fisioterapia, e Jaddy Pich, de Educação Física. E, em 3° lugar, os acadêmicos Eduardo Marques Garcia, de Direito diurno, e Kauanne dos Santos Silva, de Biomedicina.
Os jogos seguem até sexta-feira, 17, com a competição de diversas modalidades, como: futsal, vôlei, beach tênis, tênis de mesa, xadrez, supino, cabo de guerra, judô, atletismo, natação e tênis de quadra.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar