Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
NOVA ANDRADINA

Oficinas educativas e de leitura dirigida integram rotina de internos de Nova Andradina

Ao todo, 26 internos integram voluntariamente as atividades educacionais, em especial, oficinas educativas e de leitura dirigida.

18 Ago 2021 - 07h48Por Portal do MS

Reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Nova Andradina (EPMNA) estão participando do Projeto de Remição pela Leitura. Ao todo, 26 internos integram voluntariamente as atividades educacionais, em especial, oficinas educativas e de leitura dirigida.

O trabalho acontece através da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) com a Faculdade de Nova Andradina (FINAN), por meio da Associação Educacional do Cone Sul. Além disso, as atividades também contam com apoio da Secretaria Municipal de Educação, através da professora Roviane de Araújo Pereira Sant'Anna.

Termo de Cooperação foi firmado no final de julho no intuito de oferecer oficinas educativas aos apenados

O Termo de Cooperação Mútua foi firmado no final de julho, através de um encontro virtual entre os envolvidos. Durante a transmissão, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, destacou a importância da leitura durante o tempo de cárcere.

“Esse projeto proporciona melhores condições de readaptação social e retorno à vida em liberdade, através da expansão do conhecimento. Além do mais, a iniciativa traz benefícios no sentido de incutir novos valores e mudança de comportamento nos internos, assim como, garante maior disciplina dentro do ambiente carcerário”, destacou o dirigente.

O diretor da FINAN, prof. Lauro Andrey Monteiro de Carvalho, reforçou que este trabalho social terá um resultado muito importante para os envolvidos. “Será proveitoso para todos, contribuindo na evolução do preso e avanço à inclusão estudantil”, afirmou.

Outro ponto de destaque da parceria foi a doação de livros que contribuirão para o acervo bibliográfico da unidade penal de Nova Andradina; até o momento, já foram entregues 156 livros. “Estamos realizando um levantamento de livros para a disponibilização da agência penitenciária, nossa intenção é contribuir com as unidades prisionais da Agepen”, reforçou o diretor da FINAN.

A chefe da Divisão de Assistência Educacional, Rita de Cássia Argolo Fonseca, explicou sobre a metodologia de trabalho do projeto de Remição pela Leitura. “O ideal é começar com livros de leituras mais leves, de fácil entendimento e ir aprofundando aos poucos, como forma de dar maior estímulo aos apenados”, afirmou.

A produção dos textos será realizada em um prazo de trinta dias e o responsável pedagógico do setor educacional a repassará às instituições parceiras para a correção.

A resenha, resumo ou relatório aprovado é encaminhado ao Judiciário para contabilização de 4 dias de remição de pena. O reeducando poderá ler 12 livros ao ano e remir 48 dias se obtiver a aprovação em todas as 12 produções de texto.

Em Mato Grosso do Sul, as ações são coordenadas pela Diretoria de Assistência Penitenciária da Agepen, por meio da Divisão de Assistência Educacional e dos setores de Educação das unidades penais.

Também participaram do encontro, o diretor do EPMNA, Edir Rubens Queiroz Campos; a servidora responsável pelo setor educacional do presídio, Patrícia Gabriela Magalhaes; e professores da FINAN.

Tatyane Santinoni, Agepen

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: Arquivo Escolar AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com investimentos e oferta em tempo integral, educação escolar indígena de MS é destaque
FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste