Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
INVESTIMENTO DO GOVERNO MS

Obra na MS-010 avança e anima produtores rurais da comunidade de Furnas do Dionísio

18 Ago 2022 - 08h08Por Assessoria Governo do Estado

Seis meses após o governador Reinaldo Azambuja assinar a ordem de serviços, a obra de pavimentação da MS-010 avança com três frentes de trabalho e um trecho já asfaltado. O movimento de máquinas ao longo dos 11 km de estrada entre o distrito de Rochedinho e Furnas do Dionísio deixa os produtores e moradores esperançosos com a melhoria da infraestrutura.

Aproximadamente 90 famílias da comunidade quilombola dependem diretamente da agricultura familiar e a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio, Vera Lúcia Rodrigues dos Santos, 40 anos, comemora a chegada do asfalto. “A estrada asfaltada será muito importante na hora do deslocamento, pois os produtores passam por essa rodovia para vender os produtos em Campo Grande. Com o asfalto, esse deslocamento será mais fácil também para quem vem para a comunidade para comprar”, comemorou.

Sem condução própria para levar o que produz para vender na cidade, Edson Abadio espera que com o asfalto o fluxo de clientes aumente na comunidade. “O asfalto vai melhorar, pois os clientes virão comprar os produtos aqui. É mais fácil vir pegar aqui”, analisou. Já o comerciante Sebastião Gerônimo dos Santos, 71 anos, relata as dificuldades de transitar na estrada de chão, principalmente em dias de chuvas. Ele considera a obra “uma melhoria muito grande”. “O carro patinava e até atolava às vezes, é um problema que atrapalha dependendo do momento em que está passando”, disse.

O asfalto não beneficiará apenas a comunidade quilombola, mas também os produtores ao redor. Ivo José Inácio, 69 anos, é um deles. Arrendatário de aproximadamente 60 hectares de uma propriedade rural, Ivo tem uma plantação de milho à beira da MS-010. Em pleno período de colheita, o produtor rural recorda as dificuldades que já enfrentou na estrada de chão e comemora a melhoria. “Já passamos muitos perrengues nessa estrada, carregando maquinários, trazendo insumos, transportando a produção. Com o asfalto vai ficar muito bom”, disse.

Com 81 anos, há 73 Raimundo Francisco Agostino mora na região onde tem uma chácara. Ele recorda com orgulho o tempo em que seu pai chegou à região com a família. “Meu pai desceu para cá em 1948 em um carro de boi”, disse durante a conversa carregada de lembranças antigas como a da “jardineira mista” (veículo antigo que transportava passageiros), que vinha de Campo Grande e desembarcava em Rochedinho. “A estrada sempre foi muito difícil, mas agora ‘estamos no céu’ e com esse asfalto vai melhorar muito”, comemorou.

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Renato Marcílio, a pavimentação da MS-010 vai permitir que o progresso chegue à comunidade quilombola e região, garantindo boas condições de trabalho aos produtores locais e, consequentemente, desenvolvimento para o Estado. “Relatos como os dos moradores de Furnas do Dionísio e região mostram que nosso trabalho está no caminho certo. Focamos em levar infraestrutura que garante melhor qualidade de vida não só para quem mora na região urbana, mas também no campo”, disse.

A obra

Com investimento de R$ 19.755.227,38, a obra está dividida em três frentes de trabalho e aproximadamente 1 km de asfalto já foi implantado a partir do trecho urbano do distrito de Rochedinho. Ao longo dos primeiros 5 km da estrada as equipes trabalham, principalmente, na execução e lançamento de base, serviço que antecede a pavimentação asfáltica.

IMAGEM

IMAGEM

IMAGEM

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
DETRAN-MS - Foto: Rachid Waqued ATENÇÃO CONDUTORES
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente
FÁTIMA DO SUL - PRESTANDO CONTAS
Usina Fátima do Sul Agro-Energética publica relatório de Transparência e Igualdade salarial
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS