Menu
SADER_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
Busca
ALERTA EPIDEMIOLÓGICO

Nova variante do coronavírus descoberta na Colômbia é resistente a vacinas

A OMS adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar sua identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem

13 Set 2021 - 08h55Por Sul News

Cientistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) analisam uma nova variante do coronavírus surgida na América do Sul. Batizada de "Mu", a cepa foi identificada pela primeira vez em janeiro na Colômbia e ,desde então, foi encontrada em outros países da América do Sul e na Europa. As informações são da Gaúcha ZH. 

– Embora a prevalência global da variante Mu entre os casos sequenciados tenha diminuído e, atualmente, seja inferior a 0,1%, sua prevalência na Colômbia (39%) e no Equador (13%) aumentou constantemente – observou a OMS em seu boletim epidemiológico semanal sobre a evolução da pandemia, publicado na noite de terça para quarta-feira (1).

A variante B.1.621, de acordo com a nomenclatura científica, continua classificada como uma "variante de interesse", indicou a OMS. Ela tem mutações que podem indicar resistência às vacinas e mais estudos serão necessários para entender suas características, explicou a organização.

Todos os vírus, incluindo o SARS-CoV-2, que causa a covid-19, sofrem mutações com o tempo, e a maioria delas tem pouco ou nenhum impacto nas características do vírus.

No entanto, algumas mutações podem afetar as propriedades do vírus e influenciar, por exemplo, sua capacidade de propagação, a gravidade da doença que causa ou a eficácia de vacinas, medicamentos ou outras medidas para combatê-la.

O surgimento, em 2020, de variantes que apresentavam risco agravado à saúde pública global levou a OMS a caracterizá-las como "de interesse" ou "preocupantes", a fim de priorizar as atividades de vigilância e pesquisa em nível global.

A entidade adotou as letras do alfabeto grego para nomear as variantes e assim facilitar sua identificação para o público não científico e evitar a estigmatização associada ao país de origem.

Quatro das variantes foram classificadas pela OMS como de "preocupação", incluindo a Alfa e a Delta, enquanto outras cinco foram classificadas como "de interesse", como a Mu.

Variantes de preocupação

  • Alfa
  • Beta
  • Gama  
  • Delta

Variantes de interesse

  • Eta
  • Iota
  • Kappa
  • Mu
  • B.1.617.3 - sem nome

Leia Também

LUTO CAARAPÓ
Moradora de Caarapó, Sunilda Saracho, aos 43 anos perde a batalha contra o câncer
PROCESSO SELETIVO SES EDITAIS PUBLICADOS
Divulgado editais do processo seletivo para contratação temporária de médicos e nutricionista
JATEÍ JATEÍ - EDUCAÇÃO E BIOSSEGURANÇA
Em Jateí, Escola rural é exemplo de gestão compartilhada e em biossegurança
VACINA
Covid-19: Nova campanha tem foco em jovens de 12 a 18 anos
LUTO
Em Nota de Pesar, prefeitura lamenta e destaca trabalho da Fiscal Ambiental, Katlen Magalhães
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
FÁTIMA DO SUL - CIA DO BICHO
Filhote engole brinquedo, passa por cirurgia e Cia do Bicho alerta sobre caso em Fátima do Sul
COVID EM FÁTIMA DO SUL
Em Fátima do Sul, Escola São Francisco suspende aulas após caso covid-19
COVID-19 NO MS
MS registra 61 novos casos e nenhuma morte por covid no boletim desta sexta-feira
VACINA
MS receberá mais de 260 mil doses da Janssen até início de dezembro