Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 7 de julho de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
CORREDOR BIOCEÂNICO

Na abertura de fórum sobre Corredor Bioceânico, Reinaldo Azambuja destaca momento histórico

Na abertura de fórum sobre Corredor Bioceânico, Reinaldo Azambuja destaca momento histórico para América Latina

26 Mai 2022 - 12h54Por Portal do MS

Reunindo autoridades de quatro países (Brasil, Paraguai, Argentina e Chile), o Fórum “A Integração dos municípios do Corredor Bioceânico’’ teve início nesta quinta-feira (26), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a perspectiva de avançar ainda mais na efetividade da rota, que está em construção. Em seu discurso, o governador Reinaldo Azambuja destacou a importância do momento, com as obras avançadas no Paraguai e o início da construção da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

“Estamos vivendo um momento histórico! Na prática, a cada passo em que a Rota Bioceânica se afirma como uma nova realidade, vamos tirando do papel e do nosso imaginário coletivo um sonho antigo, acalentado por diferentes gerações de brasileiros, paraguaios, argentinos e chilenos. A Rota Bioceânica não apenas abre as portas do vasto centro-oeste brasileiro à América do Sul, mas também aproximará nossa produção, nosso comércio, nosso turismo e a nossa cultura milenar”, disse o governador.

Reinaldo Azambuja disse que América do Sul vive momento histórico

Reinaldo Azambuja também lembrou das iniciativas do ex-prefeito Heitor Miranda dos Santos, do ex-senador Ruben Figueiró e do ex-governador Zeca do PT em construir uma ligação física rumo ao Oceano Pacífico. “Eles ousaram sonhar com a Integração Latino-Americana através do Corredor Bioceânico”.

Já o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Alberto França, afirmou que o Pacífico é a saída natural das mercadorias rumo ao mercado asiático. Ele acrescentou que, com a finalização do corredor, os produtos brasileiros terão mais competitividade naqueles países e em Paraguai, Argentina e Chile. “No ano passado, exportamos mais para a Ásia que para a Europa, mesmo sem considerar a China e o Japão”, lembrou.

E o presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, destacou que o Corredor Bioceânico vai conferir a Mato Grosso do Sul a condição de um hub logístico, principalmente pela exportação de carnes, grãos e produtos agroflorestais, como papel e celulose.

Ele também fez questão de destacar o papel de Reinaldo Azambuja na efetivação da ligação. “Meu prezado amigo governador, quando se aproxima a conclusão de seu segundo mandato à frente de uma das mais profícuas administrações de nosso Estado, é uma questão de justiça reconhecer que a saída para o Pacífico, em vias de se concretizar, deve muito a sua clarividência e determinação de líder político que tem os pés na realidade e os olhos postos no futuro. Mato Grosso do Sul será eternamente grato por mais esta conquista”, disse Paulo Corrêa.

O Fórum acontece até sexta-feira (27). Organizado pelo Ministério das Relações Exteriores, ele é realizado pela Assembleia Legislativa em conjunto com o Governo de Mato Grosso do Sul, Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, Assomasul e Itamaraty.

O objetivo é promover o debate sobre o conjunto de benefícios proporcionados pelo projeto do Corredor Bioceânico, discutir acordos, convênios, logística, transporte, taxas aduaneiras, turismo, comércio, energia e mineração. Do Fórum sairá uma carta de intenções a ser encaminhada ao Itamaraty.

Também participaram da abertura do Fórum: o senador Nelsinho Trad, que é presidente da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico; secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar); ministro da carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores, João Carlos Parkison de Castro; deputada federal e ex-ministra Tereza Cristina; presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Valdir Couto, e diversos prefeitos; ex-senador Ruben Figueiró; ex-secretário Geraldo Resende; além de embaixadores, cônsules e deputados estaduais, entre outras autoridades.

Evento foi realizado na Assembleia Legislativa com presença de autoridades de quatro países

 

Paulo Fernandes, Subcom

Fotos: Chico Ribeiro

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO
Confira as OFERTAS TOP 10 desta quarta e quinta do Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as ofertas da semana de Aniversário de Fátima do Sul no Mercado Julifran
Foto: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo de MS anuncia redução do ICMS da gasolina, álcool, telecomunicações e energia para 17%
RIEDEL - Pré-candidato ao Governo do Estado, ele figurou por três vezes no ranking das 100 personalidades do setor PRÉ-CAMPANHA NA RUA
Visão de futuro e arrojo são as marcas de Eduardo Riedel no agronegócio
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab tem vagas para atendente de lanchonete e auxiliar de cozinha
TRABALHO DIGITAL
A digitalização e sua integração com o desenvolvimento humano
DINHEIRO NA CONTA
Servidores estaduais já podem sacar antecipação da metade do 13° salário
Senzano Empreendimentos chega a Fátima do Sul para estimular o mercado imobiliário da região FÁTIMA DO SUL - NEGÓCIOS
Senzano Empreendimentos chega a Fátima do Sul para estimular o mercado imobiliário da região
AÇÕES DO GOVERNO DE MS
AGEMS inicia a inédita fiscalização da inspeção de segurança veicular e será referência no Brasil
Com oportunidades para motoristas e mecânicos, Funtrab oferta 1.078 vagas na Capital