Menu
SADER_FULL
segunda, 8 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
DURA REALIDADE

MS tem mais de 50 vítimas de violência doméstica por dia

2 Ago 2022 - 10h15Por Campo Grande News

A 6ª edição da Campanha Agosto Lilás foi lançada pelo governo de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande. Reunindo autoridades de todo Estado e líderes ativistas, a ação tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços especializados da rede de atendimento à mulher.

De acordo com estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), só neste ano, já foram registrados 24 feminicídios em Mato Grosso do Sul, sendo seis deles em Campo Grande. Em relação ao número de violência doméstica, foram 11.067 nos sete primeiros meses do ano, o que representa, em média, cerca de 52 vítimas por dia. Só na Capital, foram 3.973.

A subsecretária estadual de políticas públicas para mulheres, Rosana Fernandes Leal, apontou que dos 79 municípios do Estado, 52 possuem coordenadorias voltadas para a implementação dos direitos das mulheres.

“Nós falamos de combate a violência doméstica todo santo dia e a gente sabe dos índices expressivos, mas é um trabalho de formiguinha. Esse ano infelizmente já tivemos 24 feminicídios e é crescente o número de violência doméstica, mas quanto mais se faz campanhas como essa, mais mulheres se informam e o número de mulheres que denunciam tende a crescer. Esse é o intuito do Agosto Lilás, que toda mulher sabe que violência contra mulher é crime e onde procurar ajuda, a gente sempre fala para ligar no 180 se tiver uma denúncia, mas se você tiver em perigo iminente, ligue no 190”, ressaltou Rosana.

Também foram entregues os certificados do Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” às prefeituras que foram exemplo no combate a violência doméstica: Amambai; Batayporã; Chapadão do Sul; Corumbá; Ivinhema; Jardim; Maracaju; Naviraí; Rio Brilhante; São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Em Baytaporã, a iniciativa que tornou o município exemplo foi um grupo de apoio criado para que vítimas de violência doméstica compartilhassem experiências  com outras vítimas.

“Nós fizemos um grupo no CRAS que reúne as mulheres além do atendimento psicológico e assistente social. A gente teve a ideia de juntar essas mulheres para compartilhar uma experiência com a outra, são grupos comandados pela psicóloga e isso surte um efeito muito bom, tivemos trocas importantes, às vezes uma dificuldade que uma mulher estava passando, a outra que já tinha passado e tinha condição de incentivar”, explicou o prefeito  Germino da Roz Silva (PSDB).

Em Jardim, além de um canal no WhatsApp exclusivo para denúncias, o município também aposta em cursos de capacitação para proporcionar independência financeira às vítimas.

“Nós trabalhamos em rede, quando entra um novo caso nós descobrimos qual a necessidade dela e já fazemos um encaminhamento necessário. Esses casos sempre existiram, mas hoje com os incentivos de políticas públicas para as mulheres elas estão com mais coragem para denunciar. Através da assistência social também estamos inserindo no mercado de trabalho, dando cursos, porque a primeira porta de saída da violência contra a mulher é a independência financeira, então quando ela consegue uma renda elas conseguem sair desse ciclo de violência”, enfatizou Clediane Areco Matzenbacher (DEM).

Denuncie - O Ligue 180 é um canal de atendimento à mulher que  funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. É possível enviar denúncias e esclarecer dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Também é possível acionar o Disque Direitos Humanos, pelo número 100. Nos casos onde a vítima está em perigo iminente, é recomendado acionar a Polícia Militar pelo 190.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.

Leia Também

FOTO: CHICO RIBEIRO AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Para fortalecer estruturas de saúde, Governo do Estado empossa 201 novos servidores
VAMOS AJUDAR - COMPARTILHE
Casal que adotou 3 irmãos autistas vítimas de maus-tratos comove internautas
FOTO: REGIAONLINE GLÓRIA DE DOURADOS DE LUTO
Glória de Dourados se despede da Cidinha Campo, popular Fia, corpo está sendo velado
FRIO E CHUVA
Chegada de frente fria pode baixar temperatura para 6°C em MS
FB_IMG_1659886245921 FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Marta Vasconcelos, amigos fazem homenagens nas redes sociais
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS HOSPITAL CASSEMS
Hospital Cassems de Dourados ganha moderno aparelho de ressonância magnética
FOTO: ELIAS FERREIRA / LUPA NEWS VOLTA ÀS ARENAS
Locutor Sidney Correa vai voltar às arenas de rodeio depois de vencer a luta pela vida
INVESTIMENTO DO GOVERNO MS
Assinado convênio para maior investimento da história do Hospital de Rio Brilhante
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 261 óbitos e 40,4 mil casos em 24 horas
LENDA DO HUMORISMO
Jô Soares morre em São Paulo aos 84 anos