Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 27 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DURA REALIDADE

MS tem mais de 50 vítimas de violência doméstica por dia

2 Ago 2022 - 10h15Por Campo Grande News

A 6ª edição da Campanha Agosto Lilás foi lançada pelo governo de Mato Grosso do Sul na tarde desta segunda-feira (1º), no auditório do Sebrae-MS, em Campo Grande. Reunindo autoridades de todo Estado e líderes ativistas, a ação tem como objetivo divulgar a Lei Maria da Penha e os serviços especializados da rede de atendimento à mulher.

De acordo com estatísticas da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), só neste ano, já foram registrados 24 feminicídios em Mato Grosso do Sul, sendo seis deles em Campo Grande. Em relação ao número de violência doméstica, foram 11.067 nos sete primeiros meses do ano, o que representa, em média, cerca de 52 vítimas por dia. Só na Capital, foram 3.973.

A subsecretária estadual de políticas públicas para mulheres, Rosana Fernandes Leal, apontou que dos 79 municípios do Estado, 52 possuem coordenadorias voltadas para a implementação dos direitos das mulheres.

“Nós falamos de combate a violência doméstica todo santo dia e a gente sabe dos índices expressivos, mas é um trabalho de formiguinha. Esse ano infelizmente já tivemos 24 feminicídios e é crescente o número de violência doméstica, mas quanto mais se faz campanhas como essa, mais mulheres se informam e o número de mulheres que denunciam tende a crescer. Esse é o intuito do Agosto Lilás, que toda mulher sabe que violência contra mulher é crime e onde procurar ajuda, a gente sempre fala para ligar no 180 se tiver uma denúncia, mas se você tiver em perigo iminente, ligue no 190”, ressaltou Rosana.

Também foram entregues os certificados do Selo Social “Prefeitura Amiga da Mulher” às prefeituras que foram exemplo no combate a violência doméstica: Amambai; Batayporã; Chapadão do Sul; Corumbá; Ivinhema; Jardim; Maracaju; Naviraí; Rio Brilhante; São Gabriel do Oeste e Três Lagoas.

Em Baytaporã, a iniciativa que tornou o município exemplo foi um grupo de apoio criado para que vítimas de violência doméstica compartilhassem experiências  com outras vítimas.

“Nós fizemos um grupo no CRAS que reúne as mulheres além do atendimento psicológico e assistente social. A gente teve a ideia de juntar essas mulheres para compartilhar uma experiência com a outra, são grupos comandados pela psicóloga e isso surte um efeito muito bom, tivemos trocas importantes, às vezes uma dificuldade que uma mulher estava passando, a outra que já tinha passado e tinha condição de incentivar”, explicou o prefeito  Germino da Roz Silva (PSDB).

Em Jardim, além de um canal no WhatsApp exclusivo para denúncias, o município também aposta em cursos de capacitação para proporcionar independência financeira às vítimas.

“Nós trabalhamos em rede, quando entra um novo caso nós descobrimos qual a necessidade dela e já fazemos um encaminhamento necessário. Esses casos sempre existiram, mas hoje com os incentivos de políticas públicas para as mulheres elas estão com mais coragem para denunciar. Através da assistência social também estamos inserindo no mercado de trabalho, dando cursos, porque a primeira porta de saída da violência contra a mulher é a independência financeira, então quando ela consegue uma renda elas conseguem sair desse ciclo de violência”, enfatizou Clediane Areco Matzenbacher (DEM).

Denuncie - O Ligue 180 é um canal de atendimento à mulher que  funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. É possível enviar denúncias e esclarecer dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.

Também é possível acionar o Disque Direitos Humanos, pelo número 100. Nos casos onde a vítima está em perigo iminente, é recomendado acionar a Polícia Militar pelo 190.

Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Eduir Nunes, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS