Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
LUTO NO COOPERATIVISMO

Morre o pai da C.Vale, Marcelino Afonso Neis

Dos 24 fundadores, Marcelino Neis, era o único associado vivo que continuava operando com a C.Vale

9 Mar 2020 - 14h03Por Goionews

 Morreu aos 98 anos (11/12/1921), o fundador da C.Vale, Marcelino Afonso Neis. Gaúcho de Marcelino Ramos, foi o primeiro prefeito eleito de Palotina (PR). Apaixonado pelo cooperativismo, dizia que seu sangue era azul como a C.Vale. “Ele bate ligeiro, satisfeito e forte. Se eu pudesse abrir o peito e mostrar o meu coração, as pessoas veriam o quanto eu gosto da C.Vale”, revelou emocionado em umas de suas entrevistas.

Dos 24 fundadores, Marcelino Neis, era o único associado vivo que continuava operando com a C.Vale e fazia questão de participar de todos os eventos importantes da cooperativa, como assembleias, inaugurações e seminários motivacionais. “Quero permanecer como sócio até o fim da minha vida”, enfatizava.
Das inúmeras matérias e homenagens que recebeu da C.Vale, Marcelino lembrava com riqueza de detalhes o início do município e das atividades da cooperativa. Ele relatava que a falta de locais para armazenar a produção e as dificuldades para a comercialização da safra eram as principais queixas dos produtores, quando foi fundada a então Campal.
“Depois de uma conversa com o ex-governador Nei Braga, que sugeriu a criação de uma cooperativa, expedi 44 convites, desse total, 24 pessoas comparecem na reunião que aconteceu no dia 7 de novembro 1963, às duas horas da tarde numa sala da recém-instalada prefeitura”, lembra o ex-prefeito, que tinha 41 anos na época em que se tornou o “pai” da cooperativa.
Marcelino contava algumas situações engraçadas. “Nos domingos era uma verdadeira procissão de gente que ia ver aquele buraco onde estava sendo instalada a primeira moega. As pessoas não acreditavam que aquilo seria cheio. Era muito engraçado escutar as conversas. A grande surpresa aconteceu logo no primeiro ano, que foi preciso alugar armazéns infláveis para guardar a grande quantidade de grãos.”
Sobre a expansão da cooperativa para outras regiões e a industrialização, Neis afirmava que C.Vale estava segura por ter excelentes administradores, capazes e dinâmicos. “Vocês estão em boas mãos. Juntos ganharão o mundo”, profetizou.
Para o presidente da C.Vale, Alfredo Lang, Neis foi um empreendedor corajoso ao liderar a criação da cooperativa numa época de grandes dificuldades e desconfianças. “O seu maior legado, com certeza, é a semente fértil do cooperativismo que semeou e cultivou no coração de todos nós e que vai continuar dando bons frutos por muitas gerações”, enfatizou Lang.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS