Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 20 de maio de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
SAÚDE

Ministério da Saúde autoriza manutenção de 14 mil leitos de UTI para Covid

Durante reunião com representantes das secretarias de Saúde de estados e municípios, pasta também anunciou a reabertura de mais 6,5 mil novas vagas em UTIs em março

28 Jan 2022 - 07h00Por CNN Brasil

Para aliviar o Sistema Único de Saúde (SUS), que voltou a ser pressionado pela alta de casos de COVID-19 em função da variante Ômicron, o governo federal autorizou, nesta quinta-feira (27), a manutenção de mais de 14 mil leitos de UTI para os estados brasileiros e o Distrito Federal.

A portaria, que terá validade até 28 de fevereiro, foi assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante a reunião que contou com representantes das secretarias de Saúde de estados e municípios. O encontro teve como intuito avaliar o cenário da pandemia.

Além da manutenção dos 14 mil leitos, que seriam desmobilizados no início da próxima semana, o Ministério da Saúde prometeu a reabertura de 6,5 mil novas vagas de UTI para primeiro de março. A medida busca evitar ainda mais a pressão dos hospitais públicos pela variante Ômicron.

“Nós temos o compromisso de dar o apoio da melhor forma possível para todos os estados e municípios para que a gente possa levar um SUS cada vez melhor para a população. O ministro [Queiroga] está sempre perguntando sobre os leitos, ele tem uma preocupação muito grande de faltar leito para a população”, disse Adriana Teixeira Melo, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU), órgão ligado ao Ministério da Saúde.

A manutenção dos leitos de COVID-19 para os estados brasileiros foi considerada pelo governo federal a partir de um pedido formal realizado, no último domingo (23), pelo Fórum Nacional de Governadores. As tratativas foram encabeçadas pelo governador do Piauí e presidente do Fórum de Governadores, Wellington Dias. Pelo lado do governo federal, quem está à frente das conversas são o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira e o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz.

Leia Também

Jaynne durante uma internação - Crédito: Arquivo Pessoal DEODÁPOLIS - VAMOS AJUDAR
Jovem de Deodápolis com doença rara faz 'vakinha' para alugar aparelho respiratório e ir a faculdade
COMBATE A EXPLORAÇÃO SEXUAL
Operação prende 120 por exploração sexual e resgata garotas
MADRUGADA GELADA
Com avanço de massa de ar frio, Mato Grosso do Sul registra mínima de 2.1°C na madrugada desta 5ª
CONCURSO PÚBLICO
Governo divulga relação dos candidatos inscritos no concurso da Secretaria de Saúde
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Frio e a saúde do seu melhor amigo, Cia do Bicho dá dicas para proteção durante os dias frios
LIÇÕES DA BIBLIA
Uma esposa para Abraão
FÁTIMA DO SUL - BOLETIM COVID-19
Culturama volta a registrar casos de Covid e positivos também sobem em Fátima do Sul
COMBATE AO ABUSO SEXUAL
Parceiros e Prefeitura de Fátima do Sul fazem carreata e panfletagem contra exploração sexual
AQUEÇA UMA VIDA
Campanha "Aqueça uma Vida": Ainda dá tempo de fazer a sua doação
LIÇÕES DA BIBLIA
Uma esposa para Isaque