Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
LINHA DE FRENTE

Médico de Nova York que adiou aposentadoria para atuar em pandemia morre de Covid-19

James Mahoney, de 62 anos, trabalhava em hospital que atendia pacientes carentes e ignorou pedidos de amigos para se preservar. 'Ele atuou na linha de frente até o fim', diz irmão

21 Mai 2020 - 14h55Por G1

Aos 62 anos, James Mahoney decidiu adiar sua aposentadoria quando a pandemia de Covid-19 explodiu. Ele, que atuava num hospital do Brooklyn, em Nova York, que atende principalmente pessoas pobres e negras, queria se manter na linha de frente de atendimento aos pacientes.

Mahoney sentiu febre na segunda semana de abril. No dia 20 daquele mês, com dificuldades para respirar e andar, foi internado. Morreu sete dias depois com a doença que enfrentava.

“Algumas pessoas são relutantes em entrar nos quartos, e você pode entender o porquê”, disse o chefe de Mahoney, Robert F. Foronjy, ao New York Times. “Ele via outro ser humano precisando de ajuda e não hesitava”.

Médico James Mahoney morreu de Covid-19  Foto: Reprodução/ SUNY DownstateMédico por 40 anos, Mahoney atuou na linha de frente quando a epidemia de Aids surgiu nos anos 1980, no atendimento a vítimas dos atentados de 11 de setembro de 2001 e quando o furacão Sandy provocou enormes estragos em Nova York.

Amigos e familiares pediram para que, desta vez, aos 62 anos, se preservasse. Ele não quis. “Ele trabalhou na linha de frente até o final”, contou Melvin Mahoney, irmão de James.

“Uma das tristes histórias desta pandemia é que nós estamos perdendo pessoas que não poderíamos nos dar ao luxo de perder”, disse Foronjy.

Mahoney começou no hospital, que faz parte da Universidade Estadual de Nova York, como estudante em 1982 e nunca saiu.

Estudantes, especialmente os negros, o tratavam como uma lenda.

“Como um jovem homem negro, eu olhava para este cara e dizia a mim mesmo: ‘Em 20 anos eu quero ser como ele'”, disse ao "Times" o médico Latif Salam. “Quando um estudante negro de medicina, um residente negro, o via, via um herói. Alguém que você pode ser um dia. Ele era o nosso Jay-Z”, completa Latif, citando o rapper que é uma super estrela da música nos EUA.

A região de Nova York é a mais afetada pela pandemia de Covid-19. Segundo dados do monitoramento da Universidade Johns Hopkins, o estado registra, nesta quarta-feira (20), 28.558 mortes pelo novo coronavírus.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto