Menu
SADER_FULL
quinta, 26 de maio de 2022
SADER_FULL
Busca
SAÚDE

Manter o corpo hidratado pode manter doenças afastadas

25 Jan 2022 - 14h00Por Emilly Franco / Fátima News

Os últimos dias tem sido de um calor assolador. As altas temperaturas são responsáveis por surgimento de urticária ao calor ou ao suor, lesões de pele devido ao aumento de temperatura. Algumas pessoas também podem ter aumento de pressão arterial, tontura, dor de cabeça, até podendo desmaiar. E desidratação, principalmente em crianças e idosos.

Realmente, o calor não está para brincadeira. Para amenizar os efeitos colaterais da estação, fazer uso de uma alimentação leve e saudável, assim como ingestão de muita água, se faz imprescindível.

Pensando nisso, quero deixar aqui para você, alguns poucos motivos para te convencer a beber mais água nestes dias encalorados. São eles:

 

  • A água é um componente essencial para o funcionamento eficaz do nosso corpo. Aproximadamente 50 a 70% da nossa massa corporal é composta de água, incluindo a pele, tecidos, células e órgãos.
  • A água é necessária para processar todos os nutrientes dos alimentos que comemos e para transportar os nutrientes assimilados para as células, circulando através do sistema linfático.
  • A falta de água no corpo pode causar constipação, asma, alergia, hipertensão, enxaqueca e muitos outros problemas de saúde.
  • Todos os dias, perdemos água através da transpiração, urina, respiração e movimentos intestinais. Assim, é importante reabastecer o corpo bebendo água e consumindo bebidas e alimentos que contenham água.
  • O Instituto de Medicina determinou que a ingestão diária adequada de água para homens é de 3 litros e para mulheres é de 2,2 litros.
  • A água é essencial para manter a umidade ideal da pele e fornecer nutrientes essenciais às células da pele. Ela reabastece o tecido e aumenta sua elasticidade. Isso ajuda a atrasar a aparência de sinais de envelhecimento, como rugas e linhas finas.
  • A água é uma substituição perfeita para os seus caros tratamentos antienvelhecimento, já que mantém a pele bem hidratada e brilhante. Para a pele macia e flexível, beber uma quantidade adequada de água é mais importante do que a aplicação de cremes tópicos.
  • Beber bastante água combate distúrbios da pele como psoríase, rugas e eczema. Também aumenta a taxa metabólica e melhora o sistema digestivo para eliminar toxinas do corpo.
  • Um bom banho frio e um relaxante acalmam os nervos e reduzem os danos causados pelo estresse à pele. Por isso, fique em água fria por 2 a 3 minutos para rejuvenescer a pele. Mas lembre-se, a exposição prolongada da pele à água pode eliminar os óleos naturais, por isso não estique a duração do banho.
  • O banho de água fria elimina a vermelhidão da pele e limpa a pele. Depois de abrir os poros, lavando-os com água morna, pode selá-los espirrando com água fria. A água fria fecha os poros e impede que eles fiquem entupidos e reduz a aparência da acne.
  • Mantenha os Fluidos Corporais estáveis: Nosso cérebro é de até 90% de água, enquanto nossos tecidos e músculos são de até 75% de água. Então, quando o nosso corpo não tem fluido, nosso cérebro deixa de funcionar e temos enxaquecas e dores de cabeça devido à desidratação. Então, é melhor manter uma garrafa de água para que você possa reabastecer os líquidos perdidos. O suor ajuda a baixar a temperatura do corpo para que o corpo não superaqueça. Então, quando você estiver fora e suando excessivamente, beba bastante água para ajudar a manter a desidratação. Qualquer tipo de bebida serviria para o propósito, chá, café, suco de frutas, exceto o álcool, pois causa a desidratação.
  • Mantendo os músculos saudáveis: Os músculos são compostos por até 75% de água, por isso ter água suficiente ajudará a manter sua contração normal e evitar cãibras musculares, tornando-o mais forte e saudável.
  • Retenção de água: Quando você bebe menos água, o cérebro compreende isso como uma ameaça de sobrevivência e começa a armazenar mais água no corpo criando pés, mãos e pernas inchadas. Manter a ingestão de líquidos equilibrada faz com que seu corpo volte ao normal.
  • Mantenha o sistema digestivo normal: A água ajuda no processo digestivo, pois ajuda a manter o rim funcionando normalmente. Se houver falta de água no corpo, isso irá resultar em constipação.
  • Ajuda na perda de peso: Quando há uma perda de água, o rim não pode funcionar na melhor forma, tornando o excesso de carga sobre o fígado. O fígado ajuda a queimar a gordura na energia, mas quando deve fazer o excesso de trabalho do rim, não pode queimar muita gordura em energia como deveria, resultando em depósito de gordura. Beba a quantidade necessária de líquidos para evitar o depósito de gordura e para manter saudável.

Com certeza existem muitos outros benefícios, mas creio que já deu para entender que beber água só te trará muitos benefícios. A ingestão de água não deve ser substituída por chás, sucos ou refrigerantes. A água, pura e cristalina tem tudo o que seu corpo precisa para estar hidratado.

Em caso de sintomas físicos persistentes, procure um médico. Com saúde não se brinca e o calor já mostrou que ele também não.

 

Hidrate-se!

Leia Também

FOME NO BRASIL SUPERA MEDIA GLOBAL
Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças
COBERTORES PARA CAMPO GRANDE
Governo do Estado entrega mais de 14 mil cobertores para Campo Grande que promete entrega imediata
FRIO INTENSO NOVA FRENTE FRIA
Frio tá só começando, nova frente fria está prevista para semana que vem, veja a previsão
ONÇAS DO PANTANAL ENVENENADAS
Onças mortas no Pantanal foram envenenadas com agrotóxico proibido no Brasil
FOTO: ARQUIVO FAMILIAR FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede de Adalgisa Kintschev, família informa horário do velório
MAUS TRATOS EM ASILO
Polícia investiga supostos maus-tratos em asilo de MS com idosos presos a cadeiras de rodas
COVID-19 NO MS VOLTOU A SUBIR
Casos de covid voltam a subir, mas procura por doses de reforço da vacina cai 63% em MS
LIÇÕES DA BIBLIA
O enganador enganado
AQUEÇA UMA VIDA
Jateí e 35 municípios do MS vão receber cobertores doados pelo Governo Reinaldo Azambuja
COVID 19 FIM DE EMERGÊNCIA
Covid-19: Mato Grosso do Sul decreta fim da Emergência de Saúde Pública