Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
CONECTA MS

Mais de 140 comunidades rurais do Estado descobrem o mundo por meio do Conecta MS

19 Dez 2021 - 07h58Por Portal do MS

Num mundo tão conectado, a vida sem internet e até sem sinal de celular parece ser uma realidade distante. Porém, conforme o Pnad Contínua divulgado em abril deste ano pelo IBGE, um em cada cinco brasileiros não têm acesso à internet. Em Mato Grosso do Sul essa realidade vem sendo transformada pelo Conecta MS que leva inclusão digital a áreas remotas do Estado. 

Muito além de levar internet a moradores de comunidades rurais, o projeto desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), leva conhecimento e abre um mundo de oportunidades, visando o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. Em quatro meses do lançamento do Conecta MS, o número de pontos de conexão via satélite saltaram de 35 para 100. 

Da comunidade Renascer na Barra do São Lourenço em Corumbá, a líder da Associação das Mulheres Extrativistas do São Lourenço, Leonida Aires de Souza, mais conhecida como Eliane, se emociona sempre que lembra do passado não tão distante sem sinal de telefone ou internet. 

“Falar sobre a internet na nossa comunidade, eu não sei nem te expressar a gratidão, a melhoria que a internet fez na vida da gente. Fez toda diferença. Sem comunicação passamos apertado com fogo, tivemos várias dificuldades. A gente queria saber da família da gente não tinha como, porque moramos fora da cidade. Aconteciam as coisas, e a gente não tinha como pedir socorro. Então a internet na nossa comunidade chegou com grande satisfação, com grande alegria que nos recebemos essa benção que Deus nos deu”, afirma a moradora da comunidade que tem cerca de 23 famílias. 

Cada comunidade possui um bolsista que cuida da sala e estimula o conhecimento entre os moradores do local. No Assentamento Aba da Serra em Ponta Porã, a monitora Cícera Maria de Andrade conta que moram no assentamento mais distante do município, e que por lá não pega sinal de celular e que a internet tem transformado a realidade dos moradores locais e de assentamentos vizinhos e fazendas. 

“Toda a comunidade está sendo beneficiada com vários cursos, palestras, pesquisas, além de contribuir com o aspecto social, como reencontros com familiares e amigos distantes pela internet. Resumindo, o Conecta MS é a realização de um sonho dos moradores do Assentamento Aba da Serra", conta Cícera que tem acompanhado cerca de 230 pessoas do local e da região. “O progresso chegando”. 

Na comunidade Aldeia Tereré em Sidrolândia, o Conecta possibilitou acesso a internet a todas as famílias locais com a oferta de cursos. Instrutor do curso de informática e digitação, Paulo Figueiredo (foto capa), conta da experiência de apresentar um mundo novo para crianças e adultos.  "Poder passar o conhecimento da área da informática e digitação e desde então a comunidade junto com os alunos se adaptaram muito a essa área , sempre buscando aprender cada dia mais. Pode-se dizer que houve uma grande evolução dentro da nossa comunidade em relação ao Conecta MS". 

No Estado, o Tecsocial - Projeto Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento de Territórios da Cidadania - foi pioneiro levando internet a assentamentos e aldeias de 11 municípios do interior. Foi a partir dele que a Semagro firmou parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para expandir a iniciativa e levar internet a outras regiões. 

Enquanto o Mapa por meio do Ministério das Comunicações disponibiliza pontos de conexão via satélite, o Governo do Estado atua na estruturação dos locais com computadores e webcams, e dispõe de bolsistas moradores da própria comunidade que zelam pela sala e promovem o uso da estrutura disponível, transformando os espaços em salas digitais. Através do monitor, que recebe uma bolsa no valor de R$400 do Governo do Estado, por meio da Semagro e Senai, a gestão estadual consegue acompanhar todo o processo, estabelecer metas e organizar workshops, oficinas, palestras e mentorias especializadas. 

Atingir 100 pontos de internet no Estado foi a meta traçada pelo governador Reinaldo Azambuja quando o programa foi lançado há quatro meses. Na ocasião, ele enfatizou o impacto positivo da conectividade na zona rural. “O estado só cresce se todo mundo crescer junto".

Já a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, enfatizou a parceria. "É emocionante a gente ver esses pontos que estão recebendo o sinal 4G. Essa harmonia entre governos estaduais com o governo federal facilita a vida  das pessoas".

Para o próximo ano a expectativa do titular da Semagro, Jaime Verruck é melhorar a infraestrutura nas 100 comunidades onde já existem os pontos. "A meta para 2022 é promover melhorias nas salas, nos computadores e contratar mais monitores para as comunidades. A ideia é formar uma grande rede de conhecimento e serviço público para os pequenos produtores do Estado”. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Arquivo pessoal / Semagro

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Veículo de transporte escolar (Ilustrativa - Mídia Max) PROCESSO SELETIVO
Processo seletivo é aberto para motoristas de ônibus escolar e veículos pesados
Crédito: Reprodução/Rede social LUTO NA EDUCAÇÃO
Professora dedicada, Lucimara batalhou contra o câncer e fez história em escola de MS
Fotos: Ricardo Agra EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM MS
Escolas estaduais oferecem educação profissional, formam profissionais e abrem caminhos para a facul
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Egressos de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN ganham premiação estadual
Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétr

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul