Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
MS 44 ANOS

Lives sobre "Cultura, Gestão e Memória em MS" serão exibidas em comemoração aos 44 anos do Estado

Encerrando a programação das comemorações dos 44 anos do Estado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) vai exibir uma série de lives, do dia 13 ao dia 15, sempre às 19 horas, sobre "Cultura, Gestão e Memória em MS".

13 Out 2021 - 08h34Por Portal do MS

Encerrando a programação das comemorações dos 44 anos do Estado, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) vai exibir uma série de lives, do dia 13 ao dia 15, sempre às 19 horas, sobre “Cultura, Gestão e Memória em MS”. Os convidados, pessoas da área da cultura que já passaram pela gestão, seja de espaços culturais, seja de projetos, e têm dentro de suas produções parte da memória que se refere ao Estado, vão colocar à tona, para que outros conheçam, suas memórias que transitam na área da cultura. As lives serão transmitidas diretamente da Biblioteca Pública Estadual Isaias Paim ao vivo para os canais virtuais.

A ideia é que pessoas que contribuíram em suas produções culturais, e de uma forma ou outra estiveram à frente da gestão, seja de órgãos ou de projetos, possam colocar à tona, para que outros conheçam, suas memórias que transitam na área da cultura.

No dia 13, participam Raquel Naveira (da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras), Renata Leoni (Produtora, gestora cultural, diretora, coreógrafa e intérprete criadora em dança) e Moacir Lacerda (Engenheiro Civil, Historiador, Compositor, Músico, Fundador do Grupo ACABA - Canta-Dores do Pantanal , Confrade do IHGMS - Instituto Histórico e Geográfico de MS, Presidente da Memória Pantanal - Casa de Cultura).

No dia 14 é a vez de Eder Rubens (diretor de Cultura da Fundação de Cultura e Esporte Funcesp, membro Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul), Mestre Liminha (capoeira), Maria Auxiliadora Bezerra e Sérgio Cruz (jornalista profissional e autor de três livros).

No dia 15 participam Rubens Costa Marques (professor das disciplinas de História da Arquitetura Brasileira, Técnicas Retrospectivas, Ateliê de Projeto e orientador de Trabalho de Conclusão de Curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - Uniderp. Autor de três livros), Indiana Marques (artesã) e Eduardo Gasperin (Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas, Mestre em Arte/Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia, Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Grande Dourados e Licenciado em Teatro pela Faculdade Mozarteum de São Paulo/ Programa especial de formação pedagógica para docentes).

O gerente de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de MS, Caciano Lima, acredita que “preservar a memória da sociedade é um ponto muito importante para a gente pensar em desenvolvimento de ações, de novos projetos, além de conservar os pilares daquilo que foi construído. E a gente identifica aí o valor afetivo de cada item que essas personagens produziram”.

“Nós estamos sempre preocupados e já sabemos que é indiscutível que as bibliotecas, arquivos e museus preservem a nossa memória e o nosso patrimônio cultural por meio dos seus acervos. Mas nós sabemos que essas instituições, esses projetos que passam, são geridos por pessoas, e são essas pessoas que colaboraram para a disseminação dos conhecimentos. Então nós queremos ouvir as pessoas que produziram e passaram por essas áreas”, finaliza Caciano.

As lives serão transmitidas diretamente da Biblioteca Pública Estadual Isaias Paim ao vivo para os canais virtuais. Mais informações sobre a série de lives sobre “Cultura, Gestão e Memória em MS” podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul pelo telefone (67) 3316-9108.

Karina Lima, FCMS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTO: IMPACTO NEWS DEODÁPOLIS - ELE TÁ DE VOLTA
Pereira Neto retorna ao rádio e estreia no Jornal Ronda da Cidade Regional na Jota FM 101,3
Fotos: Washington Lima / Fátima Em Dia FÁTIMA DO SUL - FOTOS
Confira as FOTOS da Final e Premiação da Copa Favo de Mel de Futsal em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - PIZZARIA CARIOCA
Você já ouviu falar no 'Chopp de Vinho'?, é a novidade desta Sexta do Vinho na Pizzaria Carioca
Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação