Menu
SADER_FULL
quinta, 26 de maio de 2022
SADER_FULL
Busca
SAÚDE MENTAL

Janeiro Branco | 5 apps para cuidar da saúde mental recomendados pelo Google

18 Jan 2022 - 14h57Por CanalTech

O Google fez uma lista com cinco aplicativos indicados pela companhia para cuidar da saúde mental e emocional dos usuários do Android. A iniciativa é parte da campanha Janeiro Branco, criada em 2014 e cujo objetivo é chamar a atenção para os cuidados com o cérebro.

A listagem abrange apps para telefones celulares e tablets com foco em sessões de relaxamento, melhora na concentração ou até para fornecer apoio em casos de crises de ansiedade. São alternativas que não substituem o tratamento médico, mas podem ser uma ferramenta extra na luta contra as enfermidades da mente.

Confira cinco aplicativos em português da loja Google Play Store para você começar o ano com mais saúde e equilíbrio emocional:

1. Headspace: Meditação e Sono

Um dos mais conhecidos da lista, o Headspace tem até série na Netflix em que ajuda as pessoas a melhorar o sono e meditar. O objetivo do app é ajudar no controle do estresse com exercícios de meditação guiada e atenção plena, com atividades para melhorar a respiração e obter noites mais tranquilas.

A função 'Adormecer' oferece meditações, músicas relaxantes e os chamados "Sleepcasts" para estimular o descanso. Outras funcionalidades atendem às necessidades de quem tem insônia, já que o brilho da tela é reduzido e há mais ênfase na localização dos botões.

 

2. Cíngulo: Terapia Guiada

O Cíngulo tem sua abordagem voltada para a terapia guiada, uma técnica desenvolvida a partir de mais de uma década de pesquisa científica e conhecimento clínico sobre a mente humana. O objetivo é conduzir sessões sem intervenção humana, o que pode deixar o ambiente menos intimidador para muita gente.

O app conta com vários exercícios práticos de autoavaliação, sessões diárias de autoconhecimento, uma área de diário emocional (para relatar seus sentimentos cotidianos) e outras funcionalidades. De modo individual ou como ferramenta complementar à psicoterapia, o Cíngulo pode ser um baita aliado para os profissionais da mente e seus pacientes.

 

3. Conversa Comigo

O Conversa Comigo tem uma das propostas mais diferentes da lista, pois é voltado para a psicoeducação. Mesmo assim, o aplicativo tem conteúdos interativos para melhorar o bem-estar emocional. Há também a possibilidade de conversar com especialistas em assuntos como ansiedade, depressão, autoestima, casamento, namoro, trabalho e relacionamento.

Esses especialistas, na verdade, são perfis programados por uma equipe de psicólogos da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para interagir com respostas pré-elaboradas para dúvidas mais comuns. Se a pessoa precisar de uma ajuda mais aprofundada, o programa pode direcioná-la para os profissionais credenciados pela rede Conversa Comigo.

 

4. Rootd - Alívio do ataque de pânico e ansiedade

O Rootd pode até ter um nome complicado para muita gente, mas seu propósito é direto: reduzir crises de ansiedade e ataque de pânico. A interface simples tem um botão vermelho na parte inferior da tela para guiar o usuário a dois caminhos distintos, conforme a situação momentânea.

A promessa é de conseguir entregar conforto mental o mais rápido possível no enfrentamento a ataques. O programa tem integração com a agenda do aparelho e permite ligar imediatamente para um contato cadastrado, como o seu médico, um membro da família ou o centro de ajuda mais próximo.

 

5. Lojong: Meditação Mindfulness

O Lojong tem uma pegada voltada para o lado do treinamento cerebral. São centenas de práticas que prometem trazer benefícios como alívio do estresse, controle da ansiedade, ampliação do foco e aumento da produtividade.

A técnica do Mindfulness tem como meta ajudar as pessoas a ter mais autoconsciência sobre suas emoções, o que pode trazer todos os benefícios citados acima. Ha indicações até para combate à insônia e melhoria na concentração. Um dos destaques é o programa "Dormir Bem" com a sua imensa variedade de medições para melhorar a qualidade do sono.

Leia Também

VELOCIDADE DA INTERNET
Governador sanciona lei que obriga empresas informarem velocidade da internet na fatura
EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS
MS entrega 3,8 mil equipamentos agrícolas em um investimento de R$ 1,2 bilhão
TEMPESTADE TROPICAL
Ciclone com ventos de mais de 100 km/h deve atingir a região Sul a partir desta terça
QUARTA FEIRA GELADA
Fátima do Sul e região tem previsão de geada para esta quarta-feira, 18
FEIRÃO DIGITAL DE EMPREGOS
Feirão Digital de Empregos já teve 19 contratações e ampliou número de vagas
PROJETO INFOVIA DIGITAL
Homologada licitação para a implementação do Projeto Infovia Digital
CHUVA E FRIO EM FÁTIMA DO SUL
Meteorologia promete chuva e frio para o final de semana em Fátima do Sul
DETRAN DIGITAL
Abertura de processo de habilitação por CFC agora é feita pela internet
INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA
DOF "fecha" fronteira para o crime e se aparelha para ser uma das unidades policiais mais equipadas
NOVO MODELO CNH
MS será o 1º estado a emitir novo modelo de CNH a partir de junho