Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
BONITO

Investimentos do Estado e trabalho conjunto garantem a Bonito resultado expressivo no turismo

Fundtur MS e trade turístico comemoram até 100% de ocupação hoteleira e quase 3 mil desembarques em dezembro, mas mantêm a atenção aos impactos da pandemia

16 Jan 2022 - 08h46Por Portal do MS

A organização do destino, premiado em segurança com o cumprimento dos protocolos sanitários elaborados por todos os segmentos, a presença da Fundação de Turismo (Fundtur/MS) no fomento e promoção, e os investimentos do Governo do Estado em infraestrutura e serviços, foram determinantes para Bonito superar os impactos da pandemia do coronavírus e alcançar resultados positivos na temporada turística de 2021.

Nesta semana, foi apresentado o boletim do movimento de turistas de dezembro e anual do melhor destino de ecoturismo e aventura do país e referência mundial nos segmentos. Foram 205.460 visitantes no acumulado de 2021, com taxa de ocupação hoteleira de 80 e 100% no Natal e no Réveillon, segundo dados do Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB). Destaque também para o melhor mês aéreo do ano, com 2.983 desembarques em dezembro.

Realizado mensalmente pelo Observatório de Turismo de Bonito (OTEB), coordenado pelo BCVB, o boletim registrou a visita de 27.941 turistas em dezembro, recorde dos últimos seis anos – período em que é feita a pesquisa. Foram 679.650 visitações aos mais de 40 atrativos, inferior apenas a 2019 (711.515), com o último quadrimestre superando todas as demais temporadas com um total de 336.255 vouchers comercializados, sendo 92.710 em dezembro.

Investimento facilita acesso

A conquista do voo da Gol, de Congonhas para Bonito – a nova rota foi inaugurada em 2 de dezembro, a primeira lançada pela empresa desde 2019 -, foi um marco para o turismo do Estado e Bonito e a materialização da presença do governo estadual na região. Somente no município são investidos mais de R$ 170 milhões em obras estruturantes, como a pavimentação de rodovias, e nas demais áreas prioritárias (saneamento, saúde e educação).

A intervenção administrativa do Estado no aeroporto local, retomando a sua gestão, foi fundamental para mantê-lo em operação e captar recurso federais para adequações na pista, no terminal e implantação de moderno sistema de segurança à navegação, com investimentos de R$ 10 milhões. O aeródromo é um dos únicos do interior do Brasil com certificação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para operar aeronaves de grande porte.

A melhoria do acesso rodoviário qualifica a rota. Por determinação do governador Reinaldo Azambuja, foi concluída a pavimentação da MS-178, que se interliga à BR-267 (Porto Murtinho), e está em obras a restauração da MS-382, entre Guia Lopes e Bonito, e a pavimentação do trecho entre Guia Lopes e a fronteira com o Paraguai. Também está em execução o asfaltamento da MS-345 (Estrada do 21), polo de pesca esportiva na região.

De olho nas oportunidades

Bonito registrou um incremento do público do Estado, no ano passado, representando 7,40% do total de visitantes. A pesquisa aponta ainda um aumento no período de permanência do turista no destino, entre cinco a uma semana. São Paulo continua sendo o principal emissor de turistas nacionais, com 32,92% dos visitantes, seguido de RJ (11,76%), PR (1,10%) e SC (7,77%) Os maiores emissores internacionais foram Paraguai, Estados Unidos, França, Bolívia e Alemanha.

“Os bons números refletem as oportunidades geradas no mercado interno e ao trabalho da Fundação de Turismo e do trade que se mantiveram ativos em ações de promoção desde o início da pandemia”, avalia Bruno Wendling, diretor-presidente da FundturMS. Uma das grandes ações do Estado, segundo ele, foi a captação do voo direto do aeroporto de Congonhas para Bonito, por meio do programa Decola MS de atração das companhias aéreas.

Wendling disse que o planejamento da fundação para 2022 leva em conta vários cenários, de forma a responder rapidamente às oportunidades, lembrando que o momento ainda é de atenção e com expectativa de que a pandemia comece a enfraquecer com a eficácia da vacinação e redução dos casos graves de Covid-19. “Ainda não tivemos normalização de acessos aéreos nacionais e internacionais, porém continuamos trabalhando nos dois cenários”, observa.

Para o presidente do BCVB, Rodrigo Coinete, os números recordes de demanda turística em Bonito no último período é fruto de um trabalho consistente e da parceria entre trade e poder público, principalmente Fundtur e prefeitura de Bonito. “Foram várias ações integradas de promoção e muito profissional. Mas, mesmo diante desses excelentes resultados estamos sempre vigilantes quanto à pandemia, tanto no monitoramento do número de casos de infectados, quanto ao respeito às regras sanitárias”, disse.

A secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori, também destacou o trabalho em conjunto da prefeitura, trade, Fundtur e a secretaria estadual de Infraestrutura e o volume de obras do Estado no município, como a melhoria da logística, reformas do aeroporto e do hospital e construção do quartel do Corpo de Bombeiros. “Além dessa parceria, o importante é continuarmos ofertando serviços de altíssima qualidade e manter os protocolos de biossegurança”, frisou.

Para conferir na íntegra o boletim do Observatório do Turismo e Eventos de Bonito-MS | dezembro 2021, clique AQUI.

Subsecretaria de Comunicação, Subcom

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: arquivo/Setesc AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Abril Laranja: Ações de conscientização contra maus-tratos a animais chegam a Bodoquena e Corumbá
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
VICENTINA - NA FEIRA LIVRE
João Aroldo e Betinho prometem agitar a região com show na Feira Livre em Vicentina
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação