Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
OLIMPIADA DE MATEMATICA

Inscrições para 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas terminam quinta-feira

16 Mar 2022 - 07h45Por Portal do MS

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP-2022), que esse ano traz como tema a Semana da Arte Moderna de 1922, em comemoração aos 100 anos, encerram na próxima quinta-feira (17). 

A OBMEP é destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio divididos em três níveis. A prova da primeira fase ocorrerá no dia 07 de junho e as inscrições devem ser realizadas pela própria escola no site da OBMEP.  

Dentre os objetivos da Olimpíada, está o estímulo e a promoção ao estudo da Matemática, contribuindo para melhoria da qualidade da Educação Básica e a identificação de jovens talentos e incentivo ao ingresso em universidade.

Ações com premiados

Ainda, como forma de incentivo a inscrição/participação massiva das escolas, a OBMEP realiza algumas ações com professores e alunos que são premiados a partir da realização das provas.

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – POTI O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP, que estejam matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio.

Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC Destinado aos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar e desenvolver os alunos o gosto pela matemática e pelas ciências em geral. Além de todo o material completo do projeto, há a possibilidade de bolsas de estudos (sim, são valores em dinheiro para alunos a partir do 8º ano poderem estudar)

Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram na OBMEP a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática, simultaneamente com a graduação. Os participantes recebem uma bolsa por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação científica) por três anos na graduação e com a CAPES (mestrado). Atualmente os valores das bolsas de Iniciação científica na graduação é de R$ 400,00 mensais e de R$ 1.500,00 mensais. Cabe destacar que o ingresso ao mestrado dos alunos do PICME é automático;

OBMEP na Escola - Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas municipais e estaduais, o programa tem como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio do Itaú Social e é oferecida bolsas aos professores selecionados.

Ingresso em Universidades - Via edital atualmente algumas Universidades do Brasil publicam editais voltados para a seleção de alunos premiados na OBMEP (comumente chamado de “editais de vagas olímpicas”), de forma que estes têm mais uma chance de ingresso a renomadas Universidades do país, além das entradas tradicionais, como vestibular, SISU, etc. Algumas universidades que já possuem esse tipo de ingresso: Universidade de São Paulo - USP, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, alguns Institutos Federais, Fundação Getúlio Vargas – FGV, etc.

Adersino Junior, SED

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: SARA ARAÚJO FÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
FOTO: REDES SOCIAIS CULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: ADÉLIO FERREIRA / BLOG FAVO DE MEL FÁTIMA DO SUL - COPA VILA BRASIL
Escola Vila Brasil promoveu a 1ª Copa da Vila com êxito e premia campeões em Fátima do Sul
Adersino Junior, Comunicação SED COMBATE CONTRA O MOSQUITO
Escolas estaduais realizam ações educativas no 'Dia D de Combate à Dengue'
Raquel de Sá ao lado do professor do Colégio UNIGRAN, Marcos Oliveira Maciel COLÉGIO UNIGRAN DESTAQUE
Formada pelo Colégio UNIGRAN é aprovada em Medicina na Itália

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
JATEÍ - 47ª Festa da Fogueira
Marcos & Belutti e Ícaro & Gilmar são confirmados como atrações da 47ª Festa da Fogueira
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis