Menu
SADER_FULL
segunda, 4 de julho de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
OLIMPIADA DE MATEMATICA

Inscrições para 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas terminam quinta-feira

16 Mar 2022 - 07h45Por Portal do MS

As inscrições para a 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática da Escolas Públicas (OBMEP-2022), que esse ano traz como tema a Semana da Arte Moderna de 1922, em comemoração aos 100 anos, encerram na próxima quinta-feira (17). 

A OBMEP é destinada aos estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º Ano) e do ensino médio divididos em três níveis. A prova da primeira fase ocorrerá no dia 07 de junho e as inscrições devem ser realizadas pela própria escola no site da OBMEP.  

Dentre os objetivos da Olimpíada, está o estímulo e a promoção ao estudo da Matemática, contribuindo para melhoria da qualidade da Educação Básica e a identificação de jovens talentos e incentivo ao ingresso em universidade.

Ações com premiados

Ainda, como forma de incentivo a inscrição/participação massiva das escolas, a OBMEP realiza algumas ações com professores e alunos que são premiados a partir da realização das provas.

Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo – POTI O programa é destinado aos interessados em se preparar para as provas da OBMEP, que estejam matriculados no 8º ou 9º ano do ensino fundamental ou no ensino médio.

Programa de Iniciação Científica Jr. – PIC Destinado aos medalhistas da OBMEP, o PIC é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar e desenvolver os alunos o gosto pela matemática e pelas ciências em geral. Além de todo o material completo do projeto, há a possibilidade de bolsas de estudos (sim, são valores em dinheiro para alunos a partir do 8º ano poderem estudar)

Programa de Iniciação Científica e Mestrado – PICME O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram na OBMEP a oportunidade de realizar estudos avançados em matemática, simultaneamente com a graduação. Os participantes recebem uma bolsa por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação científica) por três anos na graduação e com a CAPES (mestrado). Atualmente os valores das bolsas de Iniciação científica na graduação é de R$ 400,00 mensais e de R$ 1.500,00 mensais. Cabe destacar que o ingresso ao mestrado dos alunos do PICME é automático;

OBMEP na Escola - Voltado para os professores de Matemática das escolas públicas municipais e estaduais, o programa tem como um dos objetivos contribuir para a formação de professores em Matemática estimulando estudos mais aprofundados e a adoção de novas práticas didáticas em suas salas de aula. Professores de todo o país serão orientados no desenvolvimento de conteúdos programáticos, seguindo a prática didática de resolução de problemas, no trabalho com grupos de alunos selecionados em suas escolas ou em escolas vizinhas. O programa conta com o apoio do Itaú Social e é oferecida bolsas aos professores selecionados.

Ingresso em Universidades - Via edital atualmente algumas Universidades do Brasil publicam editais voltados para a seleção de alunos premiados na OBMEP (comumente chamado de “editais de vagas olímpicas”), de forma que estes têm mais uma chance de ingresso a renomadas Universidades do país, além das entradas tradicionais, como vestibular, SISU, etc. Algumas universidades que já possuem esse tipo de ingresso: Universidade de São Paulo - USP, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, alguns Institutos Federais, Fundação Getúlio Vargas – FGV, etc.

Adersino Junior, SED

 

 

Leia Também

PERITOS POLICIA CIVIL
Novos peritos da Polícia Civil tomam posse nesta segunda-feira (4)
GUARANI E KAIOWÁ
Palestra e oficina interativa no MIS buscam discutir o saber-fazer Guarani e Kaiowá
CONCURSO PÚBLICO
Estado autoriza realização de novos concursos com mais de 900 vagas
UEMS
'Esquenta UEMS' reúne acadêmicos em competições esportivas neste sábado (02/07)
TEIA DA EDUCAÇÃO 2022
CRE-3 de Corumbá encerra 6ª edição da Teia da Educação 2022
VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
ESTAGIO SUPERVISIONADO
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
BASQUETEBOL E FUTSAL
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
AÇÕES EDUCATIVAS
Depen destaca ações educativas em presídios de MS
ENSINO MÉDIO INTEGRAL
Documentário retrata a trajetória de estudantes do Ensino Médio Integral em Mato Grosso do Sul