Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
HÁ 08 ANOS NA ESTRADA

Há 8 anos na estrada, argentina chega no MS de bicicleta a procura de 'bichinhos'

28 Set 2021 - 10h18Por FILIPE PRADO / O PROGRESSO

Em 2013, há oito anos, a cozinheira Lina Odetti, atualmente com 39 anos, resolveu largar o seu emprego e se aventurar pelo mundo, como mochileira. Com o anseio de conhecer o mundo, a argentina quer criar a sua própria percepção dos brasileiros e conhecer os “bichinhos” encontrados em Mato Grosso do Sul. 

Lina, natural de General Pico, município da província de La Pampa, na Argentina, começou sua jornada com 31 anos. No começo, o caminho foi feito a pé, mas quando chegou ao México comprou a sua bicicleta, que hoje é a sua maior companheira.

Ela conta que desde criança tinha o sonho de viajar de bicicleta, conhecendo outros países. “Sempre tive a vontade de conhecer por mim mesma as coisas, não queria que ninguém me falasse”, lembra a cozinheira.

Um dos países que mais tinha vontade de conhecer era o Brasil. Então, entre idas e vindas à Argentina, ela seguiu rumo ao nosso país, entrando por Santa Catarina, passando pelo Paraná e chegando a Mato Grosso do Sul, com o objetivo de encontrar os animais da região.

“Quero conhecer as cachoeiras e outras coisas. Mas no Mato Grosso do Sul estou para conhecer os bichinhos”, revelou Lina.

Como meio de sobreviver, a argentina trabalhava como cozinheira em pequenas cidades por onde passava, mas, devido a pandemia, não conseguiu mais trabalhar, por isso vende artesanato pelos municípios pode onde passa ou recebe doações de moradores.

Lina conta que no Brasil encontrou um povo hospitaleiro e ajudador. “Tenho dito para os meus amigos que é fácil viajar pelo Brasil, porque o povo tem um problema com comida, não pode ver alguém sem comer, que começa a oferecer”, brincou. “Toda a latino américa é solidária, mas aqui você não precisa perguntar ou pedir, nem nada”, completou. 

No MS, apesar do povo mais reservado, Lina afirma que tem recebido bastante auxílio da população. Ela conta que, ao entrar em Dourados, por exemplo, estava com os raios da bicicleta quebrados. Poucos metros após chegar ao município, algumas pessoas a auxiliaram e consertaram a sua bike. 

Lina confessou que, durante suas viagens, já passou por diversos problemas, como a vez que furtaram os dois pneus de sua bicicleta. “Eu sempre durmo em barraca, paguei hotel apenas três vezes e na última levaram meus pneus, por isso nunca mais pago pra dormir, fico sempre perto das minhas coisas”, relembra.

Mesmo com tanto tempo na estrada, a argentina não pretende parar tão cedo. “O mundo é grande. Ainda falta muito pra ver”, conta Lina, apontando que o mochilão tem feito ela se sentir “viva e sem tempos para pensar em bobagens”. 

Por fim, Lina aconselhou às pessoas a buscarem os seus sonhos e não terem medo de correr atrás deles. “As pessoas sempre me perguntam se eu tenho medo, mas ele sempre está, porém temos que atravessá-lo. Tem que afrontar, se quiser, e ir adiante”, finalizou a cozinheira, que segue para Bonito e depois para o Pantanal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Lethycia Anjos - Mídia Max VEJA AS OPÇÃO DE TURISMO EM MS
Não sabe aonde ir no feriado? Confira opções turísticas para contemplar a natureza em MS
Fotos: Bruno Rezende BIOPARQUE PANTANAL
Com ciência, tecnologia e inovação, Bioparque Pantanal atua na educação e conservação ambiental
BIOPARQUE PANTANAL - Foto: Bruno Rezende ANIVERSÁRIO DO BIOPARQUE
Bioparque Pantanal completa 2 anos de funcionamento com evento científico gratuito
Foto: Rogério Chelotti AÇÕES DO GOVERNO DE MS
MS apresenta destinos turísticos para cerca de 400 agentes de viagens na Convenção Anual da Operador
BALNEÁRIO MUNICIPAL DE BONITO - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA TURISMO DE MS A TODO VAPOR
Turismo de MS será um dos destaques na Feira Internacional de Destinos Inteligentes

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos