Menu
BANNER IMPRESSORAS
sexta, 1 de julho de 2022
SADER_FULL
Busca
HÁ 08 ANOS NA ESTRADA

Há 8 anos na estrada, argentina chega no MS de bicicleta a procura de 'bichinhos'

28 Set 2021 - 10h18Por FILIPE PRADO / O PROGRESSO

Em 2013, há oito anos, a cozinheira Lina Odetti, atualmente com 39 anos, resolveu largar o seu emprego e se aventurar pelo mundo, como mochileira. Com o anseio de conhecer o mundo, a argentina quer criar a sua própria percepção dos brasileiros e conhecer os “bichinhos” encontrados em Mato Grosso do Sul. 

Lina, natural de General Pico, município da província de La Pampa, na Argentina, começou sua jornada com 31 anos. No começo, o caminho foi feito a pé, mas quando chegou ao México comprou a sua bicicleta, que hoje é a sua maior companheira.

Ela conta que desde criança tinha o sonho de viajar de bicicleta, conhecendo outros países. “Sempre tive a vontade de conhecer por mim mesma as coisas, não queria que ninguém me falasse”, lembra a cozinheira.

Um dos países que mais tinha vontade de conhecer era o Brasil. Então, entre idas e vindas à Argentina, ela seguiu rumo ao nosso país, entrando por Santa Catarina, passando pelo Paraná e chegando a Mato Grosso do Sul, com o objetivo de encontrar os animais da região.

“Quero conhecer as cachoeiras e outras coisas. Mas no Mato Grosso do Sul estou para conhecer os bichinhos”, revelou Lina.

Como meio de sobreviver, a argentina trabalhava como cozinheira em pequenas cidades por onde passava, mas, devido a pandemia, não conseguiu mais trabalhar, por isso vende artesanato pelos municípios pode onde passa ou recebe doações de moradores.

Lina conta que no Brasil encontrou um povo hospitaleiro e ajudador. “Tenho dito para os meus amigos que é fácil viajar pelo Brasil, porque o povo tem um problema com comida, não pode ver alguém sem comer, que começa a oferecer”, brincou. “Toda a latino américa é solidária, mas aqui você não precisa perguntar ou pedir, nem nada”, completou. 

No MS, apesar do povo mais reservado, Lina afirma que tem recebido bastante auxílio da população. Ela conta que, ao entrar em Dourados, por exemplo, estava com os raios da bicicleta quebrados. Poucos metros após chegar ao município, algumas pessoas a auxiliaram e consertaram a sua bike. 

Lina confessou que, durante suas viagens, já passou por diversos problemas, como a vez que furtaram os dois pneus de sua bicicleta. “Eu sempre durmo em barraca, paguei hotel apenas três vezes e na última levaram meus pneus, por isso nunca mais pago pra dormir, fico sempre perto das minhas coisas”, relembra.

Mesmo com tanto tempo na estrada, a argentina não pretende parar tão cedo. “O mundo é grande. Ainda falta muito pra ver”, conta Lina, apontando que o mochilão tem feito ela se sentir “viva e sem tempos para pensar em bobagens”. 

Por fim, Lina aconselhou às pessoas a buscarem os seus sonhos e não terem medo de correr atrás deles. “As pessoas sempre me perguntam se eu tenho medo, mas ele sempre está, porém temos que atravessá-lo. Tem que afrontar, se quiser, e ir adiante”, finalizou a cozinheira, que segue para Bonito e depois para o Pantanal.

Leia Também

Joilson Francelino, Seinfra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai fica
PREDADOR IMPLACÁVEL
Pantanal: Tucano vai beber água em rio e acaba sendo devorado por jacaré
MELHOR ATENDIMENTO
AGEMS faz parceria com agência nacional para expandir fiscalização e melhorar atendimento
(Foto: Divulgação/Governo de MS) ESTRELA DO AQUÁRIO DO PANTANAL
Estrela do Aquário do Pantanal, Sucuri Gaby ganha 'dia de folga' e toma sol no Parque das Nações
Foto: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Cadastro para grupo família e individual para visitar Bioparque esgota em menos de 12 horas
FOTO: OSULMATOGROSSENSE NO MS É ASSIM
VÍDEO: Pescador registra sucuri passando por debaixo do seu caiaque em MS
Foto: Edemir Rodrigues VANDALÍSMO
Revitalização do Parque dos Poderes é alvo de pichação em Campo Grande
RESTAURAÇÃO PATRIMÔNIO CULTURAL
MS investe R$ 5,8 milhões em obras de restauração do patrimônio cultural
ROAD SHOW ISTO É MS
Turismo do MS percorre cinco cidades de SP esta semana no 'Road Show Isto é MS'
TURISMO EM MIRANDA
Ação pretende fortalecer o turismo base comunitária em Miranda e celebra a Semana do Meio Ambiente