Menu
SADER_FULL
sábado, 2 de julho de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
PASSEIOS COM SEGURANÇA

Guarda-corpo e calçada pavimentada: Parque dos Poderes ganha estrutura segura para passeios

Para isso, a segurança e o conforto são essenciais e foram uma das preocupações do Governo do Estado dentro da obra revitalização, em pleno andamento.

28 Nov 2021 - 07h38Por Portal do MS

O contato com a natureza atrai centenas de pessoas todos os dias ao Parque dos Poderes. De passeio com a família à pratica de exercícios, o público diverso opta pelas dependências do complexo para aliviar a correria do dia a dia. Para isso, a segurança e o conforto são essenciais e foram uma das preocupações do Governo do Estado dentro da obra revitalização, em pleno andamento.

Nesta semana, as equipes da empreiteira responsável iniciaram a instalação do guarda-corpo que vai separar a calçada do estacionamento, na Avenida do Poeta, onde existe um desnível considerável. A estrutura começou a ser colocada entre a Governadoria e a Secretaria de Estado de Educação (SED). Segundo a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), quando a pista de caminhada foi projetada no mesmo nível que o asfalto, o talude ficaria muito íngreme. Por esse motivo foi instalado um muro de eucalipto para a divisão de níveis, ficando uma diferença grande de nível. Para evitar que as pessoas pudessem cair, foi colocado o guarda-corpo paralelo ao muro de eucalipto.

Calçada pavimentada

Quem frequenta o Parque dos Poderes para caminhar ou correr terá, a partir da reforma, benefícios para os treinos. A pista de corrida que era feita de concreto foi substituída pelo asfalto, colocando fim aos desníveis que prejudicavam o bom treino. A profissional de Educação Física, Rosana Targa Miler Xavier Leal, explica que as calçadas desniveladas proporcionam risco muito alto de lesões nas pessoas que se exercitam. "Um exemplo são torções nos tornozelos, quedas que podem ocasionar traumas e até fraturas. As calçadas irregulares e cheias de obstáculos, demandam habilidades que para a grande maioria que não são atletas traria um risco muito grande. Na pista nivelada, o corredor tem mais estabilidade pelo piso duro e nivelado, risco bem menor de lesões", disse.

Desde 2015, quando ingressou no grupo de corrida Percurso Livre, a jornalista Neiba Ota, pratica seus treinos no parque. Ela ressalta a importância do projeto Amigos do Parque para os corredores e o quanto foi essencial no momento da pandemia. "Foi fundamental para que pudéssemos manter nossos treinos, saúde e aliviar o estresse nesse momento tão difícil", recordou. O Parque dos Poderes também foi fundamental para que a jornalista realizasse seu sonho da sua primeira maratona. Depois de muito treino, o sonho foi realizado no último dia 15 de novembro. "Eu consegui. Foi essencial ter o parque em funcionamento", disparou.

Para Neiba, o governador Reinaldo Azambuja vai deixar um marco na questão de incentivo ao atletismo e ciclismo, com a primeira reforma do Parque dos Poderes. "Eu acho maravilhoso ter um asfalto liso. Imagina, a  gente vai correr em um tapetão. Para a gente que treina, o asfalto liso contribui muito, evita lesões, fica mais fácil de fazer uma performance melhor. Nós, corredores, estamos muito felizes com essa obra no Parque dos Poderes", disse.

Novos pontos de ônibus

Os usuários do transporte coletivo também terão mais conforto com a revitalização do Parque dos Poderes. Todos os pontos de ônibus estão sendo trocados por abrigos maiores e com uma estrutura mais moderna. Conforme a Agesul, o novo ponto foi dimensionado conforme normas de engenharia vigente, e prevê a instalação de iluminação, assentos individuais. Ao todo, 35 abrigos novos serão instalados no completo.

Com mais da metade dos serviços executados, a revitalização do Parque dos Poderes segue em ritmo acelerado para que seja entregue à população. São R$ 18,9 milhões de investimento do Governo do Estado em um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, que nunca havia ganhado uma reforma completa desde a sua criação, em em 1982.

O governador Reinaldo Azambuja destaca o Parque dos Poderes é sinônimo de qualidade de vida e melhorar a estrutura para que o conforto e segurança de quem frequenta é essencial. “Os detalhes dessa obra melhoram o desempenho da atividade física, proporciona mais segurança às famílias, para que o Parque dos Poderes continue recebendo cada vez mais cidadãos campo-grandenses e turistas”, afirmou. O secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, reforça a importância do investimento: "A importância desta obra é justamente compreender que o Parque dos Poderes é mais do que o local que abrange as repartições do Três Poderes, é também um símbolo da nossa cidade e um espaço de lazer e esporte, e tudo isso em harmonia com a fauna e com o meio ambiente".

Joilson Francelino, Subcom

Foto: Saul Schramm

Leia Também

EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.058
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
FESTA DA FOGUEIRA JATEI
Arraiás em Jateí servem de aquecimento para a Festa da Fogueira
LIÇÕES DA BIBLIA
Uma promessa para a jornada
VISITANTE ILUSTRE
MS recebe visita do presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, nesta quinta-feira
Joilson Francelino, Seinfra AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo do Estado assina contrato para espaço múltiplo uso no Parque dos Poderes; veja como vai fica
FOTO: ASSESSORIA JATEÍ - FESTA FOGUEIRA 2022
Fogueira: Em homenagem a São Pedro, Jateí faz sua maior festa com 03 grandes shows
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 2: a mesa rodeada
ESTAGIO SUPERVISIONADO
Governo lança segunda etapa do programa Estágio Supervisionado e Capacitação Técnica do MS
BASQUETEBOL E FUTSAL
Copa dos Campeões de basquetebol e futsal de 15 a 17 anos começa nesta quarta-feira em Coxim
FOTO: JONAS JATEÍ - FESTA FOGUEIRA 2022
Orgulho de Jateí, Parque da Fogueira é único no MS