Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 15 de agosto de 2022
SADER_FULL
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos

28 Jun 2022 - 19h02Por Rosana Siqueira, Subcom

O Cotolengo, entidade sem fins lucrativos que atende crianças e jovens com paralisia cerebral, recebeu hoje (28) uma van e 170 peças de roupas de frio. O veículo vai mudar a realidade das famílias que terão agora um veículo para transporte com segurança e mais comodidade. A ação foi realizada em conjunto pelo Governo do Estado e Assembleia Legislativa.

O evento contou com a presença do governador do Estado Reinaldo Azambuja, da primeira-dama Fátima Azambuja; a secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Elisa Cleia; a secretária de Administração, Ana Carolina Nardes, o deputado estadual Herculano Borges e o diretor-presidente do Cotolengo, padre Valdeci Marcolino.

Van adquririda pelo Governo com emenda do deputado Herculano foi entregue ao diretor da Cotolengo  (Foto: Chico Ribeiro)

A van foi comprada por meio de recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Herculano Borges, pelo valor de R$ 255 mil. O veículo tem a capacidade de acomodar 16 pessoas, é completa, com ar condicionado, airbag duplo, cinto de segurança em todas as poltronas.

O automóvel será utilizado para executar o projeto "Transportando com Amor", que visa promover a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência, através do deslocamento com transporte seguro, garantindo os direitos aos atendimentos socioassistenciais previstos para o público alvo, prevenindo situações de risco e vulnerabilidade socioeconômica.

Diretor do Cotolengo Padre Valdeci -Chico Ribeiro

O diretor do Cotolengo, padre Valdeci, destacou que com a van será possível atender cerca de 30 pessoas nesse projeto, que prevê o atendimento das demandas diárias das atividades escolares, transportando o público atendido entre suas residências e a Instituição. Nas atividades semanais, transportá-los até os Centros de atendimento como: Apae, Pestalozzi, CRAS e UBS. E nas atividades mensais, que são os passeios de inclusão social, transportá-los até o shopping, museus, em passeios educativos, entre outros.

"Temos hoje 420 pessoas com necessidades físicas que são atendidas. Para poder transportar as famílias, elas precisam trazer as crianças. Diante desta demanda fomos até o governador e pedimos, ele agilizou juntamente com o deputado Herculano e em 60 dias já recebemos o veículo. Agora vamos usar com o maior cuidado e carinho", destacou o diretor da entidade, elogiando a celeridade do processo.

Mudança de vida

Robson e mãe Patrícia estão entre as famílias beneficiadas -Chico Ribeiro

Para as famílias o veículo representa mais agilidade e mobilidade no trajeto feito diariamente para receber o atendimento.

"A van vai mudar a vida da gente e estamos muitos agradecidas pela ajuda do Governador e do deputado Herculano", destacou Patrícia Martinez, mãe de Robson, que é atendido no Cotolengo desde 2007. Ela conta que a maior dificuldade da entidade e das famílias era fazer o deslocamento das crianças e jovens portadores de necessidades especiais. "Muito boa esta ação do Governo e agradeço a Deus pelo trabalho deles", disse.

O governador do Estado Reinaldo Azambuja elogiou o trabalho realizado pela entidade em prol das famílias e também a organização da administração. "Todas as vezes que fazemos transferência verificamos a eficiência da administração. A gente confia neste trabalho", frisou. "Estamos muito contentes em ter este momento com vocês , nos dão muita alegria pelo trabalho realizado, que merece toda nossa atenção", elogiou.

A parceria com o deputado estadual Herculano Borges também foi exaltada. "Vamos buscar um parceiro e foi o Herculano que nos auxiliou. Isso mostra a solidariedade, o espírito de parceria", salientou.

Doação de casacos

A entidade ainda recebeu peças de vestuário da 7ª Campanha do Agasalho “Aqueça uma vida”, realizada pelo Governo do Estado. A primeira-dama, Fátima Azambuja, madrinha da Campanha, fez a entrega de 170 peças para o Cotolengo. Ela ressaltou a alegria de poder ajudar a entidade. "Quando vejo este veículo de transporte eu penso nas mãezinhas, nas avós aqui que fazem papel de mães e sabemos das necessidades destas famílias. Então é por vocês que a gente sempre está pedindo", destacou.
O governador elogiou os bons resultados da campanha Aqueça uma Vida, que arrecadou 84 mil peças que foram doadas às famílias carentes e entidades.

Cotolengo

É uma entidade sem fins lucrativos criada em 20 de julho de 1996, com a finalidade de oferecer atendimento a crianças, jovens e adolescentes portadores de paralisia cerebral grave.
O Cotolengo trabalha no sistema “Centro-Dia”, no qual pessoas com idade até 22 anos recebem atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h. Pessoas com deficiência da comunidade externa também são atendidas por meio do convênio com o SUS. Hoje a entidade atende mais de 100 pessoas, crianças e adolescentes com problemas neurológicos. Os atendimentos oferecidos são nas áreas de fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, pedagogia, terapia ocupacional, psicologia, enfermagem, entre outras ações voltadas para o conforto e a qualidade de vida deste público.

Leia Também

INVESTIMENTO DO GOVERNO MS
Primeira etapa da pavimentação de acesso à Ponte do Grego chega à fase final
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Veja as OFERTAS da Segunda da Limpeza do Mercado Julifran em Fátima do Sul
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Trabalhadores têm mais de 3 mil vagas ofertadas esta semana pela Funtrab
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO
Confira as OFERTAS TOP 10 desta segunda e terça do Jorge Mercado Atacarejo em Fátima do Sul
SUÍNOS SUINOCULTURA DE MS
Suinocultura de MS vai receber mais de R$ 1,5 bilhão em projetos até o próximo ano
SENZANO EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS
Conheça estas formas de investir para aumentar seu patrimônio
CARNE CARA
Estratégia de frigoríficos expõe guerra na cadeia produtiva e carne cara
MORADIA
Projeto cria programa para auxiliar professores na compra de casa própria
CARTÃO DE CRÉDITO
Um em cada três brasileiros foi vítima de fraude com cartão de crédito
AUXÍLIO EMERGENCIAL AUXÍLIO EMERGENCIAL
Auxílio Emergencial: novos pagamentos em AGOSTO; veja se você tem direito