Menu
SADER_FULL
segunda, 15 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
POVOS INDÍGENAS

Governo do Estado realiza consulta pública para implantação do Programa Povos Indígenas

22 Fev 2022 - 07h43Por Portal do MS

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura (Secic), da Subsecretaria de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena e Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), realiza na próxima terça-feira (22), às 07h30, uma consulta pública com caciques das aldeias indígenas do Mato Grosso do Sul, sobre a implantação do “Programa Povos Indígenas Esporte e Cidadania”.

O titular da Secic, João César Mattogrosso,  afirma que a consulta pública  é instrumento de fortalecimento da identidade das culturas tradicionais, estimulando valores originais e intercâmbio entre as etnias para a promoção da cidadania indígena. “A proposta da consulta pública é que esse projeto seja construído envolvendo todos os representantes das aldeias indígenas. Não queremos um projeto construído em gabinete, mas sim ouvindo, consultando a comunidade. Mais do que a prática esportiva, os jogos marcam a celebração de culturas e a valorização dos povos indígenas”, afirma.

O programa articulado entre os órgãos tem como objetivo trabalhar a prática do esporte dentro dos territórios indígenas de forma organizada e sistematizada de modo a atender um grande público.

“Nós sabemos que o esporte ele agrega, ele atrai, ele chama a atenção, ele leva a família sendo assim uma atividade extremamente importante dentro dos territórios indígenas. E com esse projeto queremos fazer a inclusão social através do esporte, queremos mudar vidas, buscando formação de valores, promovendo a cidadania e com isso as lideranças, a Subsecretaria e o Governo sermos o agente de transformação social”, explica o Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para a População Indígena, Fernando Souza.

 O Diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, destaca que, “essa é uma ação muito importante do Governo do Estado na área da cidadania e do esporte, que é ouvir os povos indígenas para que a gente possa ampliar o acesso à prática desportiva no Mato Grosso do Sul. Essa foi uma das grandes metas estabelecidas pelo Governador Reinaldo Azambuja para o esporte, e a gente sabe da necessidade de atender principalmente as regiões de vulnerabilidade social”.

O evento respeitará todas as medidas de biossegurança impostas pela Covid-19. E será realizado no auditório Museu Dom Bosco localizado no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

 Dúvidas podem ser sanadas através do e-mail: indigena@secic.ms.gov.br ou pelo telefone (067)3316-9165. 

Jaqueline Tent, Secic
Foto: Arquivo Subcom

Leia Também

Fotos: Redes Sociais FÁTIMA DO SUL DESTAQUE NO ESPORTE
Alunas da Academia Limit CT de Fátima do Sul são destaques na prova de 7Km, Andressa pega 2° lugar
Foto: Riccardo - Pexels.com FUTBEOL
Brasil, o novo mercado para o futebol argentino
FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE NO ESPORTE
Atletas Fatimassulenses se destacam em competição em Ivinhema
CIRCUITO NACIONAL DE BADMINTON 2022
Governador anuncia Campo Grande como sede da última etapa do Circuito Nacional de Badminton
CONFUSÃO DE TORCIDAS
Briga entre torcida do Flamengo e Corinthians deixa feridos em Campo Grande; veja vídeos
VEREADOR LAURINDO BARBA CULTURAMA - VEREADOR TRABALHANDO
Barba agradece prefeita Ilda por ser atendido com a reforma do campo de futebol de Culturama
FATIMA DO SUL EM DESTAQUE
Fatimassulense conquista medalhas de prata e bronze no GP estadual de Jiu-jitsul
FRENTE FRIA
Julho se despede com frente fria e mínimas de até 8°C em MS
FOTO: ASSESSORIA FÁTIMA DO SUL EM DESTAQUE NO ESPORTE
Pilotos de Fátima do Sul foram destaque no final de semana no Hard Enduro RG na cidade de Caarapó
Foto: Unsplash BRASILEIRÃO 2022
O que esperar do Brasileirão 2022: previsões para o Campeonato Brasileiro