Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
ENERGIA SOLAR NO MS

Governo do Estado abre edital de licitação para Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaicas

16 Ago 2022 - 11h08Por Assessoria Governo do Estado

Foi publicado nesta terça-feira (16) editais de licitação para implantação, manutenção e operação de Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaica que irão atender estruturas físicas da administração pública estadual e da Sanesul.

O projeto prevê o suprimento da demanda energética de secretarias, fundações, agências e demais autarquias, além da estrutura técnica da Sanesul presente em todas as regiões de Mato Grosso do Sul por meio do autoconsumo remoto.

A gestão ocorre sob o sistema de compensação de créditos de energia elétrica, permitindo que a geração local integre o sistema de distribuição, reduzindo custos para a administração pública e ampliando a capacidade total de geração no Estado.

A tecnologia bifacial tracker, usada na modelagem do projeto, foi escolhida por ser considerada a mais avançada e atual. A concessionária irá suprir a demanda por energia de forma equilibrada, com custos e investimentos baseados no projeto do edital. Ao término do contrato, os bens integrantes das usinas retornarão ao Estado.

O terreno para implantação das usinas deverá ser escolhido pelo parceiro privado. Serão atendidas 1.495 unidades consumidoras de baixa tensão do Estado e 463 unidades da Sanesul.

O prazo de vigência da concessão será de 23 anos para o Estado e 18 anos para a Sanesul. A futura contratada tem até 6 de janeiro de 2023 para protocolar o pedido de parecer de acesso junto às Distribuidoras de Energia, obedecendo as regras atuais de compensação previstas na Resolução da ANEEL nº482/2012.

Licitação

A concessão administrativa visa a contratação de empresa por meio de parceria público-privada. A seleção, respeitando todas as normas técnicas do edital, será feira sob a modalidade de seleção de proposta mais vantajosa.

O critério de julgamento das propostas apresentadas será o menor valor de contraprestação, com garantia de proposta de 1% do valor do contrato. O prazo para apresentação da proposta será de 40 dias. Depois de realizada a concorrência, o cumprimento das condições prévias à assinatura do contrato deve ocorrer em até 45 dias.

As licitações foram precedidas de consulta e audiência públicas conforme a legislação vigente, cumprindo períodos e prazos estabelecidos aos termos do artigo 39, da Lei Federal nº 8.666/93 e do artigo 10º da lei Federal 1.079. Os estudos de viabilidade técnica, jurídica e econômico-financeiro estão disponíveis para consulta no site oficial do Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo do Estado.

Eliane Detoni, secretária especial do Escritório de Parcerias Estratégicas, avalia que as Centrais de Energia Elétrica Fotovoltaicas contribuem significativamente com o desenvolvimento sustentável do Estado e com a meta de descarbonização.

“O Estado está investindo na produção de energia elétrica limpa e renovável para que seu custo de operação seja cada vez mais sustentável, com uma redução de gastos estimada em 26%. O contrato de longo prazo para o fornecimento de energia elétrica 100% renovável, como é o caso da energia solar, contribui também para geração de empregos, na capacitação de trabalhadores e incentivo à economia com a entrada de investimentos privados. Seguimos na construção de um Estado competitivo, com ambiente de confiança ao mercado e principalmente com objetivo de aumentar a qualidade de vida da população reduzindo a poluição ambiental”.

O secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), reforça a importância do projeto. “Contribui com o desenvolvimento sustentável e está totalmente alinhado com a política estratégica do Governo do Estado, que por meio do programa MS Carbono Neutro vai fazer com que Mato Grosso do Sul atinja, em 2030, a meta de ser um território que neutraliza suas emissões de carbono”.

Serviço: O edital da presente licitação, seus anexos, os estudos e os projetos estão disponíveis por meio do site oficial www.epe.segov.ms.gov.br, no qual serão divulgadas, também, as demais publicações no curso da Licitação.

Os envelopes serão recebidos na sede da B3 S.A – Brasil, Bolsa, Balcão, na Rua XV de novembro nº 275, Centro, São Paulo – SP, no dia 26 de setembro de 2022, das 9 às 12 horas.

A sessão pública para abertura dos envelopes contendo a proposta econômica e os documentos de habilitação das licitantes será realizada no dia 29 de setembro às 14 horas, na sede da B3.

Todos os horários estabelecidos neste edital referem-se ao horário de Brasília. Para a prática dos atos presenciais no território de Mato Grosso do Sul, os interessados deverão observar o fuso horário local.

IMAGEM

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho