Menu
SADER_FULL
quarta, 29 de junho de 2022
SADER_FULL
Busca
FRIO INTENSO

Frio intenso: Semana será a mais gelada do ano até agora, veja a previsão

16 Mai 2022 - 08h55Por CLIMATEMPO

O período entre 16 e 22 de maio de 2022 será marcado por intenso resfriamento sobre muitas áreas do Brasil. Uma nova massa de ar frio de origem polar se espalha sobre o país causando uma forte queda da temperatura no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste. Mas de forma menos intensa, o ar frio vai chegar até a região de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas, e também no sul do Pará, sul do Tocantins e no oeste e sul da Bahia.

Esta semana será a mais fria do ano até agora para a maioria das áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Para o Sul do Brasil também é esperado um frio intenso, mas que não deve ser incomum para maio.

A menor temperatura registrada no Brasil em 2022, segundo o Epagri/Ciram foi de 1,6°C negativos em 15 de abril, nas cidades de Urupema e Bom Jardim da Serra, ambas na serra catarinense.

Foto: sincelo em Urupema (SC), por Marilia Sutil - prefeitura de Urupema - Fotos Públicas

Geada no Sudeste e no Centro-Oeste

Para maio, o frio será especialmente intenso no Sudeste e no Centro-Oeste, que poderá ocasionar geada em lugares que não têm este fenômeno todos os anos. Esta semana será uma situação excepcional. Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Sul d e Minas e Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba devem registrar geada no fim desta semana.

Temperaturas um pouco abaixo de 0°C são possíveis no Sul de Minas Gerais e entre 0°C e 5°C no interior paulista, no Triângulo/Alto Paranaíba, em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso do Sul, além dos estados da Região Sul

De acordo com o agrometeorologista da Climatempo, Celso Oliveira, várias culturas ficam vulneráveis com os eventos de geada previstos para esta semana. 

"De uma forma geral, milho safrinha, cana de açúcar, laranja, café e pastagens vão sentir o efeito da geada e das temperaturas muito baixas. O efeito mais danoso será sobre os hortifrutis"

Recordes de frio

A onda de frio desta semana será a mais intensa de 2022, até o momento. Todas as capitais dos estados do Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e possivelmente do Acre e de Rondônia devem registrar novos recordes de baixas temperaturas para este ano

Neve

A presença do ar muito frio de origem polar e a grande dose de umidade que um ciclone extratropical vai jogar para o Sul do Brasil vão possibilitar a ocorrência de de neve em áreas dos três estados.

Previsão de neve e geada

16 de maio

No dia 16 de maio, o ar frio intenso começa a se espalhar sobre o Sul do Brasil e avança também sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sobre o oeste e  o sul de Mato Grosso. A queda da temperatura é muita acentuada, mas ainda não será suficiente para ocasionar a geada, na maioria destas áreas. 

Os ventos de um ciclone extratropical que se organiza na costa da Região Sul injeta muita umidade sobre o interior desta Região e muitas nuvens se formam.

O excesso de nebulosidade evita a geada. Mas a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai já estará livre das nuvens e pode ter geada com o frio intenso do amanhecer.

Previsão de geada no Brasil para 16/05/2022

17 de maio

No dia 17 de maio, a combinação da injeção de umidade trazida pelo ciclone extratropical na costa gaúcha e o frio intenso geram a possibilidade de nevar em áreas do Sul do Brasil. Mas ao mesmo tempo, o ar seco e frio já poderá causar geada no Paraná afetando a Grande Curitiba

Previsão de geada e neve no Brasil para 17/05/2022

 

 

18 de maio

 

No dia 18 de maio, o ar seco e frio de origem polar terá uma atuação mais intensa entre São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul causando temperaturas muito baixas e geada. 

 

Mas ao mesmo tempo, as condições de muita umidade e frio persistem em parte do Sul do Brasil e pode nevar.

 

 

Previsão de geada e neve no Brasil para 18/05/2022

 

 

19 de maio

 

No dia 19 de maio, com o afastamento do ciclone, a umidade começa a diminuir no interior da Região Sul do Brasil. O ar seco e frio de origem polar persiste em estados do Sudeste e Centro-Oeste dando condições para mais geada.

 

 

Previsão de geada no Brasil para 19/05/2022

 

Leia Também

Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo entrega veículo para transportar famílias atendidas pelo Cotolengo e doa casacos
CASTRAMÓVEL
Projeto leva controle humanizado de gatos e estimula ressocialização em penitenciária da capital
COVID NO BRASIL
Brasil registra 51,6 mil casos de covid e 127 óbitos em 24 horas
LIÇÕES DA BIBLIA
Desvio inesperado 1: o vale
FOTO: ARQUIVO DA FAMÍLIA FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul de luto, morre Seu Nego Branco aos 80 anos
VAKINHA SEU GILMAR FÁTIMA NEWS NA CAMPANHA
Fátima News abraça campanha para ajudar Seu Gilmar com cirurgia na coluna, veja como doar
Foto: Arquivo da Família FÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul se despede do Carlão do Atacado Princesa, família Informa horário do velório
INVESTIMENTO EM SEGURANÇA
Aeronave do DOF que irá incrementar segurança na fronteira já está no Estado
Foto: Fátima News FÁTIMA DO SUL E CULTURAMA
Agentes Comunitários de Saúde comemoram 25 anos de profissão, 02 de Culturama e 01 de Fátima do Sul
LIÇÕES DA BIBLIA
A esperança da terra prometida