Um deles é kit molecular Inf A/Inf B/SC2, teste do tipo RT-PCR capaz de diferenciar os vírus da Influenza A, B e do Sars-CoV-2, possibilitando o diagnóstico destas doenças em um único exame. O kit teve seu pedido de registro submetido à @anvisaoficial nesta terça-feira (18/1).
O outro teste desenvolvido, o kit molecular Quadriplex SC2/VOC, também do tipo RT-PCR, permite a detecção e triagem das variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron do vírus Sars-CoV-2. O resultado do teste indica a presença ou não dessas variantes na amostra do paciente. O kit Quadriplex deverá ser submetido para registro junto à Anvisa até a próxima semana.
"A disponibilização destes kits no SUS permitirá, de modo econômico e com alto processamento, a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, explicou o virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz Fernando Motta.
Produção de testes
Além do desenvolvimento de novos testes para atender às demandas de monitoramento epidemiológico da Rede de Vigilância em Vírus Respiratórios da CGLAB/MS, a Fiocruz tem sido responsável pela produção de testes para o diagnóstico da Covid-19 desde o início do enfrentamento à pandemia.
Até o momento, já foram fornecidos ao Ministério da Saúde cerca de 20 milhões de testes RT-PCR (moleculares). Em agosto de 2021, a instituição passou a produzir também testes rápidos de antígeno para os laboratórios públicos de todo o país. O fornecimento de testes ao Ministério da Saúde tem ocorrido de acordo com o cronograma e demanda estabelecida junto à pasta. Até o momento, já foram entregues cerca de 45 milhões desses testes. Atualmente, a Fiocruz é o maior produtor nacional de testes rápidos para o diagnóstico da doença e o maior fornecedor do SUS.
Leia Também

Fome no Brasil supera média global e atinge mais as crianças

Governo do Estado entrega mais de 14 mil cobertores para Campo Grande que promete entrega imediata

Frio tá só começando, nova frente fria está prevista para semana que vem, veja a previsão

Onças mortas no Pantanal foram envenenadas com agrotóxico proibido no Brasil

Fátima do Sul se despede de Adalgisa Kintschev, família informa horário do velório

Polícia investiga supostos maus-tratos em asilo de MS com idosos presos a cadeiras de rodas

Casos de covid voltam a subir, mas procura por doses de reforço da vacina cai 63% em MS

O enganador enganado

Jateí e 35 municípios do MS vão receber cobertores doados pelo Governo Reinaldo Azambuja
