Menu
SADER_FULL
segunda, 4 de julho de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
FEIRA DE CIÊNCIAS EM JATEI

Feira de Ciências de Jateí quer sensibilizar para a proteção do meio ambiente

2 Jun 2022 - 14h29Por Lupa News

O município de Jateí realiza até esta sexta-feira (3) mais uma edição de sua Feira de Ciências. Com efetiva participação dos estudantes, o evento também é aberto à comunidade e é sediada no espaço do Projeto Conviver. A abertura da feira aconteceu no começo da tarde de quarta-feira (1) e foi bastante prestigiada. O objetivo dessa e de outras ações no município, é o de sensibilizar a todos para a necessidade da proteção e conservação do ambiente em que vivemos.

A Feira de Ciências de Jateí é uma realização da Prefeitura de Jateí por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, contando com a parceria de universidades públicas e também da Polícia Militar Ambiental. O prefeito Eraldo Jorge Leite esteve presente na solenidade de abertura da feira e reafirmou o compromisso de sua gestão com a preservação do meio ambiente e apoio à ciência e tecnologia.

Uma das marcas da trajetória do prefeito jateiense – que está em seu quinto mandato no município – foi a criação do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema. Além da conservação do bioma, o parque é também importante centro de estudos da fauna e da flora, sendo referência em pesquisa e estudos. “Nossa história é testemunha do compromisso que temos com a proteção do meio em que vivemos”, pontuou Eraldo, que destacou a organização da feira e a participação de todos os setores envolvidos.

A doutora em botânica,  professora Zefa Valdivina Pereira, docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) participa da Feira de Ciências de Jateí. Em sua fala na abertura do evento, ela elogiou o trabalho desenvolvido pelo município, enaltecendo a realizando da feira  e de outras ações de defesa do meio ambiente. O presidente da Câmara, vereador Edison Paz, também participou da abertura da feira e reforçou o compromisso do Legislativo jateiense para a defesa do meio ambiente.

Dia do Meio Ambiente – Conforme o secretário, Alex Barbosa, a feira em Jateí marca a participação do município no Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente no dia 05 de junho. O evento é voltado para toda a população e desenvolvido juntamente com as escolas de ensino regular do município, as quais terão um espaço para apresentação de trabalhos elaborados por alunos e professores.

A feira de ciências de Jateí é realizada por meio da exposição de trabalhos, coleções e equipamentos utilizados em pesquisas científicas de universidades, exposição de maquetes e experimentos elaborados por alunos e jovens integrantes do projeto Jovem Protetor da Natureza, apresentação do teatro e de informações sobre o Projeto Papagaio Verdadeiro, apresentação de informações sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e doações de mudas de espécies arbóreas nativas produzidas no viveiro da prefeitura de Jateí.

Há também exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar Ambiental de Dourados.

De acordo com Alex, a feira tem o objetivo de promover uma aproximação e integração com instituições de ensino – incluindo a universidade – e com a sociedade em geral, já que as exposições são consideradas uma das formas mais eficientes de divulgação científica. “Elas também são instrumentos essenciais na formação dos jovens, pois é a oportunidade de transformar as teorias em prática”, observa o secretário.

Pensando no contexto local, o projeto da feira aponta também a necessidade de integrar e mobilizar a comunidade nas iniciativas de proteção e conservação ambiental, através da divulgação de informações sobre o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, unidade de conservação localizada no município de Jateí, sobre o Projeto Papagaio-verdadeiro, voltado para o monitoramento de ninhos e para o combate ao tráfico de aves dessa espécie e sobre o viveiro de produção de mudas de espécies arbóreas da Prefeitura de Jateí, destinado à recuperação de áreas degradadas do município

Animais taxidermizados – A exposição de animais taxidermizados, que é o nome técnico do empalhamento de animais, promete ser uma das atrações da feira. O empalhamento é o feito de montar ou reproduzir animais para exibição ou estudo. É a técnica de preservação da pele, planos e tamanho dos animais.

Esta exposição tem o foco de mostrar a diversidade de espécies da fauna local e sensibilizar as pessoas sobre os impactos da caça, dos atropelamentos e do desmatamento no desaparecimento das espécies apresentadas.

“É considerando estes aspectos que a feira de ciências, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, está sendo realizada, tendo como foco principal a valorização e o estímulo à educação científica nas escolas, haja vista seu potencial motivador do ensino e da prática científica no ambiente escolar, e de preparar os estudantes para uma prática reflexiva, para a construção do conhecimento científico e para a difusão da cultura científica”, destaca o secretário Alex Barbosa.

 

 

Leia Também

FOTOS: LUCAS MOURA JATEÍ - PÚBLICO RECORD
Festa da Fogueira leva para Jateí o maior público de sua história
FOTOS: DHIONE TITO - FÁTIMA NEWS JATEÍ - FOTOS - SÁBADO 02
VEJA as FOTOS do Público, Camarotes e Show com Marcos e Belutti na Festa da Fogueira em JATEÍ
LIÇÕES DA BIBLIA
Surpresas
BIOPARQUE PANTANAL
Em dois meses, 27 países fincaram suas bandeiras no Bioparque Pantanal
INTELIGÊNCIA TURÍSTICA
Big Data: Fundtur MS e Sistema Comércio criam plataforma de inteligência turística
FOTO: ASSESSORIA DA PREFEITURA DE JATEÍ JATEÍ AO VIVO
AO VIVO: Queima da maior Fogueira do Brasil, rodeio e show com Marcos e Belutti em JATEÍ
FOTOS: DHIONE TITO - FÁTIMA NEWS JATEÍ - FOTOS
CONFIRA as FOTOS dos Camarotes e público no Show de Michel Teló na Festa da Fogueira em Jateí
FOTOS: WHASHINGTON LIMA / FÁTIMA EM DIA FÁTIMA DO SUL - FOTOS INAUGURAÇÃO
CONFIRA as FOTOS da Inauguração da Clínica Esteves em Fátima do Sul
EDITAL DE PROCLAMAS Nº 6.058
Cartório do 2º Ofício de Fátima do Sul divulga o Edital de Proclamas
FESTA DA FOGUEIRA JATEI
Arraiás em Jateí servem de aquecimento para a Festa da Fogueira