Mato Grosso do Sul já registrou 12.250 casos prováveis de Dengue, sendo 4.796 casos confirmados, em 2025. Estes dados foram apresentados no boletim referente à 20ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta sexta-feira (23). Segundo o documento, 12 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 9 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias, Itaquiraí, Caarapó, Laguna Carapã, Maracaju, Japorã, Anastácio, Paranhos, Nioaque, Deodápolis, Iguatemi, Coronel Sapucaia, Sidrolândia, Cassilândia, Aquidauana, Ribas do Rio Pardo, Amambai, Dourados, Nova Andradina e Naviraí registraram incidência baixa de casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Iguatemi, Paranhos, Itaquiraí, Naviraí e Água Clara. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 167.101 doses do imunizante já foram aplicadas na população alvo. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 241.030 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 10.194 casos prováveis, sendo 2.701 confirmados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). O documento também confirma 28 casos da doença em gestantes. Conforme o boletim, 6 óbitos foram confirmados em decorrência da doença nos municípios de Dois Irmãos do Buriti, Vicentina, Naviraí, Terenos e Fátima do Sul. Entre as vítimas, 4 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Confira os boletins:
Boletim Epidemiológico Dengue SE 20- 2025 (1)
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 20 - 2025 (1)
Kamilla Ratier, Comunicação SES
Foto: Álvaro Rezende
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Cientistas chineses reativam nervos e fazem paralisados voltarem a andar em 24 horas

Jovem tem órgãos doados após morte cerebral; operação envolve avião e escolta

Ação conjunta entre SES e Defesa Civil identificará demandas de saúde na Rota da Celulose em Inocênc

Crianças do CEI Detran-MS reforçam mensagem do Maio Amarelo e convidam para caminhada no domingo

Retinógrafos portáteis: Governo de MS avança na saúde digital com telediagnóstico em oftalmologia
Mais Lidas

VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA

FRIO mais intenso do ano se aproxima com chuva e geada, saiba quando na previsão do tempo

Identificados os dois mortos em grave acidente na BR-262

'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente
