Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
AÇÕES DO GOVERNO DE MS

Energia Social completa 6 meses com 685 mil contas de luz pagas pelo Governo de MS

20 Jun 2022 - 09h41Por Paulo Fernandes, Subcom

Lenir Rosa da Silva, de 54 anos, teve uma surpresa ao receber a conta de luz com vencimento em junho. Ela estava paga pelo Governo de Mato Grosso do Sul. 

A dona de casa é uma das beneficiadas pelo Energia Social. Em maio, 138.131 famílias foram contempladas com o programa, somando mais de 685 mil contas de energia elétrica pagas desde dezembro do ano passado.

“Eu não sabia desse programa. A energia está muito cara e aí veio essa surpresa. Veio escrito que o governo pagou a conta. Graças a Deus!”, contou Lenir.

Ela mora com o marido, o marceneiro Filicio Teixeira da Silva, e dois netos, de 15 e 19 anos, no Jardim Inápolis, em Campo Grande. E antes de ser incluída no programa, chegou a pagar R$ 270 de energia elétrica.

O Energia Social é um dos programas lançados pela gestão estadual para reduzir os impactos da pandemia de Covid-19 no orçamento das pessoas.

Agora, com o benefício, sobra mais dinheiro para pagar outras contas, comprar comida e o gás de cozinha. “O Filicio já tinha diminuído as compras de mercado. Ele prioriza as contas. Para ele, é muito importante ter o nome limpo. E com o dinheiro que deixamos de gastar com a luz podemos comprar outra coisa como o gás porque quando falta precisamos cozinhar à lenha”, afirmou.

Lenir Rosa da Silva não conhecia o programa e foi surpreendida com a conta paga pelo Governo: "Graças a Deus!" (foto: Chico Ribeiro)

O programa Energia Social completou seis meses com um impacto de R$ 47,423 milhões. Em Campo Grande, mais de 40 mil famílias receberam o benefício no último mês.

“Todo mundo perdeu com a pandemia e muitas pessoas empobreceram, criando problemas de cunho social. Por isso, lançamos mais esse apoio às famílias carentes”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.

A secretária de Estado de Direitos Humanos e Assistência Social, Elisa Cleia Nobre, contou que o Governo do Estado usa a base de dados do CadÚnico, do Governo Federal, para selecionar os beneficiários do programa. 

“Sem dúvida, o Energia Social é um programa que faz a diferença na vida da nossa população, principalmente das famílias mais vulneráveis. A Sedhast participa ativamente do andamento desse programa que, com o Mais Social e o Vale Universidade, fazem as pessoas de nosso Estado terem a certeza de que não estão sozinhas. Todas as ações deste Governo têm o reflexo positivo no social. Os indicadores mostram isso e nossas experiências acabam servindo de modelo para muitos outros estados do País”, disse Elisa Cleia Nobre.

Já o secretário-adjunto Adriano Chadid lembrou que o programa tem auxiliado milhares de famílias a enfrentar as dificuldades do dia a dia. “O programa Energia Social já tem seis meses estendendo as mãos para as pessoas nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, finalizou.

São contempladas com o pagamento da conta as residências que utilizam até 220 kWh por mês, desde que as famílias estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal e já sejam beneficiadas com a “Tarifa Social”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VEREADOR LAURINDO BARBA - UNIÃO BRASIL - Imagem: Ribero Junior/MS24h CULTURAMENSE TRABALHANDO
Barba pede maior fiscalização na rodovia MS-147 e 'braços' de iluminação em Rua de Culturama
Foto: Kleber Clajus AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Procon e Delegacia do Consumidor capacitam equipes para atuar contra a pirataria em MS
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Parceria entre Secretaria de Saúde e Hospital do Amor leva exames da Carreta a Culturama e Fátima
Foto: Washington Lima / Fátima Em Dia AÇÕES DA PREFEITURA DE FÁTIMA DO SUL
Prefeitura conclui obras de aterro e reabre estrada rural até o Rio Dourados em Culturama
FUNTRAB - Fotos: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Economia aquecida em Mato Grosso do Sul permite a criação de 5998 empregos formais em fevereiro

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos